Receita fecha cerco a recibos médicos

A Receita Federal criou a Declaração de Serviços Médicos, Dmed, que é mais uma forma para combater fraudes nas Declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) em razão de despesas médicas. A meta é possibilitar verificação automática e ágil dos valores declarados, mantendo o controle das informações relacionadas à apuração do imposto.

“Na verdade, o que foi criada é mais uma ferramenta para que o Governo possa cruzar com as informações passadas pelos contribuintes, evitando assim um artifício muito utilizado no país, que é a compra de recibos médicos, com o intuito de aumentar a restituição. O objetivo é combater pessoas que agem de má fé e aumentar a arrecadação”, informa a consultora tributária da Confirp, Heloisa Harumi Motoki. “Em 2009, por ainda não possuir essa ferramenta, muitas declarações com gastos médicos muito altos foram parar na Malha Fina”, acrescenta.

Segundo a Instrução Normativa, publicada no Diário Oficial, a Declaração será obrigatória para todas as pessoas jurídicas e equiparadas, prestadoras de serviços de saúde, como hospitais, laboratórios, clínicas odontológicas, clínicas de fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, e clínicas médicas de qualquer especialidade, e operadoras de planos privados de assistência à saúde, com funcionamento autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.

“Como a Dmed terá início em 2010, ela terá valor para o IRPF de 2011, o programa para realização ainda não foi disponibilizado, mas a primeira Dmed deverá ser entregue em 28/02/2011, com dados relativos ao ano de 2010, a multa para emissão omissões ou incorreções será de R$ 5 mil por mês-calendário ou fração, no caso de falta de entrega da Declaração ou de sua entrega após o prazo. No caso de informações omitidas ou inexatas, a multa será de 5% , valor que não poderá ser inferior a R$ 100”, finaliza a consultora tributária da Confirp.

Jornalista: Paulo Fabrício Ucelli
Confirp – Consultoria Contábil
Assessoria de Imprensa

Primeiro Batalhão da Polícia Militar fará segurança no Reveillon da Paz – Show da virada 2010

O 1° BPM – Batalhão de Polícia Militar com apoio das demais Organizações Policiais Militares da capital, fará o policiamento do evento denominado “Reveillon da paz”, organizado pelo Governo do Estado de Rondônia neste dia 31 de dezembro.

O evento contará com mais de 150 policiais militares distribuídos no local da festa de forma a coibir qualquer ação delituosa, com patrulhas motorizadas fazendo o policiamento nas vias de acesso, com apoio direto da Companhia de Operações Especiais - COE e ainda teremos vários policiais militares a paisana filmando o evento na busca de pessoas que praticam crimes entre os foliões.

O major PM Jobim, Comandante do 1° BPM, através de sua Seção de Planejamento Operacional encerrou os trabalhos nesta data, onde foram esgotados todos os meios na busca de proporcionar uma segurança eficiente para todas as pessoas que participarem do evento.

As pessoas que notarem qualquer fato anormal devem procurar o grupo mais próximo de policiais militares para pedir apoio ou denunciar o fato e assim teremos um evento mais tranqüilo e seguro. O Comandante do 1° BPM, aproveita para desejar a todos os moradores de Porto Velho, Um Feliz e abençoado ano novo.

***

PM RO – Lenilson Guedes.’.

Governador decreta Horário Corrido em todas as repartições públicas em Rondônia, exceto serviços essenciais

Em decreto assinado em 23 de dezembro, o governador do Estado, Ivo Cassol, regulamentou a nova jornada de trabalho dos servidores públicos da Administração Direta e Indireta. A determinação foi feita por meio do decreto 14.828 e fixa o horário de trabalho em seis horas, ou seja, os servidores públicos estaduais passaram a trabalhar das 07:30 a 13:30 horas desde o dia 24 de dezembro. O objetivo da decisão é fazer economia. “É importante que o Estado economize com água, energia elétrica, telefone, combustível, além de possibilitar ao servidor condições para melhor desempenhar suas atividades”, destaca Cassol.

Serviços essenciais à população não sofrem alteração de horário

No mesmo Decreto, no artigo 3º, não sofrem alteração de horário de atendimento os setores que prestam serviços essenciais para a população, como as áreas da saúde e segurança, que trabalham em regime de plantão.

No artigo 4º fica estabelecido que os funcionários que tem contratos de 20 horas semanais devem observar os horários fixados pelos titulares das respectivas áreas.

O documento revoga o Decreto 11.619, de 12 de maio de 2005, que também aborda a questão da regulamentação do expediente do servidor público estadual.

Justiça manda CEF devolver em dobro cobrança indevida de cheques sem fundos

A Caixa Econômica Federal (CEF) terá que devolver as tarifas cobradas indevidamente de clientes em todo o país, desde seis de setembro de 2002, por emissão de dois ou mais cheques sem fundos em sequência numérica. O valor a ser devolvido será o dobro do cobrado do cliente, acrescido de correção monetária e dos juros do cheque especial praticados pela instituição no momento da cobrança.

A CEF deve realizar levantamento em seu banco de dados para identificar os consumidores lesados pelas cobranças indevidas e promover o ressarcimento. A medida independe de solicitação do cliente e vale mesmo para aqueles que não possuem mais conta no banco. A CEF tem seis meses, a partir da intimação da sentença, para realizar o levantamento. A multa pelo descumprimento da decisão judicial é de cem mil reais por dia.

A decisão é do juiz Ronaldo José da Silva, da 2ª Vara Federal de Campo Grande (MS), atendendo pedido do procurador da República Emerson Kalif Siqueira, do Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul, em ação contra a cobrança indevida da taxa. Há possibilidade de recurso contra a decisão.

Entenda o caso
A irregularidade ocorria quando o cliente emitia mais de um cheque na mesma data. De acordo com a sequência numérica, se não houvesse saldo suficiente para o pagamento do primeiro cheque, os demais eram automaticamente devolvidos, mesmo que houvesse saldo para o pagamento de pelo menos um deles. O banco, então, cobrava tarifa pela emissão de cheque sem fundos em relação a todos os documentos.

A prática foi considerada irregular pelo Banco Central. A CEF admitiu o erro, alterou a rotina de compensação de cheques em quinze de abril de 2007 mas negou-se a ressarcir os clientes pela cobrança irregular, alegando dificuldades operacionais.

Em sua decisão, o juiz considerou que “dificuldades técnico-operacionais não se afiguram justificativa plausível e aceitável para eximir a ré do dever de reparar os danos causados a seus clientes”.

Referência processual na Justiça Federal de Campo Grande - 2007.60.00.008319-1

Homenagem do Le Monde a Lula repercute no Estadão

Gilles Lapouge, o veterano correspondente do Estado de S. Paulo em Paris, comenta no jornal paulista desta sexta-feira (25) a escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como 'personalidade do ano 2009' pelo jornnal Le Monde, que considera "o melhor periódico da França". Lapouge conclui, olhando a foto de Lula na capa do Monde, que a Providência desta vez "acertou em cheio", pois "valeu a pena". Veja o artigo.

O jornal Le Monde é o melhor periódico da França. Uma referência internacional. Na véspera do Natal, parte da sua primeira página foi ocupada por uma figura sorridente, simpática, simples - o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Este ano, com efeito, e pela primeira vez, o Le Monde nomeou o brasileiro "personalidade do ano", como faz na América Latina o Times.

O diretor do jornal explicou as razões. "Barack Obama? Ele merecia essa indicação no ano passado, mais do que este ano. Putin? Ou Mahmoud Ahmadinejad? Não, Le Monde pretende ser um jornal de reconstrução e de esperança. Na linha do "positivismo de Auguste Comte", ele toma o partido dos "homens de boa vontade".

Um retrato de Lula foi feito pelo correspondente do jornal no Brasil, Jean-Pierre Langellier. O fio condutor? O Brasil, que há tanto tempo tinha o rótulo interessante, mas deprimente de "país do futuro", encontrou finalmente o seu futuro. "Como um gigante por muito tempo adormecido, ele acorda, se endireita, se estica, descobre os seus músculos e olha longe, para além da sua própria imensidão, para o mundo, que aspira ser um dos principais protagonistas".

No texto, ele ressalta a espontaneidade do presidente. "Sua autoridade natural, seu carisma, seu humor despertam simpatia e respeito. Tão à vontade nas favelas quanto nas sessões de foto na primeira fila ao lado de chefes de Estado seus pares, Lula é popular aqui e lá".

Jean-Pierre Langellier destaca também a impressão que Lula provocou em outro homem fascinante, Barack Obama. Lula foi o primeiro dirigente americano a ir à Casa Branca e Obama recebeu-o, dizendo "ele é o cara". Mais adiante, acrescenta que "Lula foi o seu próprio herói. À força da inteligência, coragem e obstinação, ele se forjou um destino improvável que é um exemplo para os mais humildes".

Langellier fala dos discursos de Lula. "Sua trajetória fora do comum é confirmada por suas palavras. Quando ele evoca o destino dos camponeses do Nordeste obrigados a beber água suja do rio, ou a epopeia dos migrantes, desenraizados como ele e que se tornaram metalúrgicos na periferia de São Paulo, sua palavra é legítima". Mesmos nos raros momentos em que Lula se autoriza ser mais vulgar, sua palavra ainda assim tem algum peso. Como quando disse "quero tirar o povo da merda onde ele se encontra".

E Langellier continua com um desfile de sucessos e triunfos do Brasil, por exemplo em matéria econômica, mas insiste sobretudo na dimensão internacional que Lula quis, obstinadamente, se dar.

Há muito tempo, Lula declarou: "Quero mudar a geografia política e econômica do mundo. O Brasil não pode ficar sentado na cadeira esperando ser descoberto".

E seguem algumas etapas dessa subida do Brasil para as grandes cúpulas. A elevação do G-20, do qual Lula é um membro ativo, à condição de diretório informal da economia mundial e, depois, essa chacota de Lula: "Gostaria de passar à posteridade como o primeiro presidente brasileiro que deu dinheiro ao FMI. Emprestar para o FMI não é chique?". Em 2009, o Brasil emprestou US$ 1,3 bilhão ao Fundo Monetário Internacional.

Quando terminamos de ler o longo artigo de Langellier, voltamos à primeira página. E olhamos longamente a foto do presidente brasileiro.

E nos dizemos que a Providência ou o destino dos povos, tão cega, tão mal inspirada ou tão frívola no geral, desta vez acertou em cheio. Uma figura simpática como essa, realmente vale a pena.

Ministério libera R$ 225,4 milhões para a construção de 08 Unidades Básicas de Saúde em Rondônia

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, acaba de liberar R$ 225,4 milhões para construção de 880 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em 779 municípios. As UBSs (veja lista por estado) são os principais locais de atuação das equipes de Saúde da Família, que trabalham em ações de prevenção e reabilitação de doenças e manutenção da saúde nas comunidades. Todos os 26 estados do país e o Distrito Federal foram beneficiados. A expectativa é que, nos próximos dias, outros 200 municípios sejam beneficiados com a medida.

“Essas unidades básicas de saúde são um grande avanço para a qualificação da atenção básica e terão impacto direto na saúde dos brasileiros. Com elas, será possível reforçar e melhorar o atendimento da população por meio do Estratégia Saúde da Família. Além disso, vão contribuir diretamente para o trabalho de redução da mortalidade infantil e controle de doenças crônicas, que vêm sendo feito pela atuação das equipes do Saúde da Família. A presença desses profissionais é de extrema importância para que mais mães e crianças vivam com saúde”, afirma Temporão.

O dinheiro deverá ser utilizado para a construção dessas unidades que contarão com consultórios médicos e odontológicos, banheiros e salas de espera. O custo das unidades é de R$ 200 mil – para locais onde serão acolhidas uma equipe de Saúde da Família – ou R$ 400 mil – no caso dos espaços com capacidade para receber três equipes. Os recursos para equipamentos dos postos são de responsabilidade dos municípios.

Os investimentos são orientados pelo Plano Nacional de Implantação de Unidades Básicas de Saúde, que prevê a utilização de um valor total R$ 330 milhões para a construção de UBSs em 2009 e 2010.

O secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame, explica que a ação vai fortalecer a Estratégia Saúde da Família. “É a primeira vez que o Ministério financia a construção de Unidades Básicas de Saúde nessa modalidade, por transferência fundo a fundo – o que facilita a execução e agiliza a implantação das unidades. Vamos aumentar a qualidade dos centros de saúde e ampliar o alcance do Saúde da Família. Além disso, com a padronização, fortalecemos a identidade das unidades e qualificamos a atenção primária à saúde”, afirma Beltrame.

CRITÉRIO – Para divisão do recurso, o Ministério levou em conta, no caso dos municípios com até 50 mil habitantes, os indicadores de Fundo de Participação dos Municípios (FPM), renda per capita, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), além dos resultados da Política Nacional de Atenção Básica à Saúde. No caso dos municípios com população superior a 50 mil habitantes, a cobertura do Saúde da Família foi o principal critério de seleção. O empenho para redução da mortalidade infantil foi observada nos dois perfis.

“Tentamos atender todos os municípios que solicitaram o suporte no site do Fundo Nacional. As demandas foram acolhidas de acordo com o teto estabelecido para cada perfil de município. Dessa forma, a maior parte das solicitações teve resposta positiva”, explica a diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB) do Ministério da Saúde, Claunara Schilling Mendonça.

Com intuito de incentivar novas adesões ao Saúde da Família, mas também prestigiar as localidades que já fazem parte do programa, o ministério dividiu o aporte da seguinte maneira: municípios com até 50 mil habitantes, que têm 70% da população com acesso ao Saúde da Família, ganharão uma nova Unidade Básica de Saúde para melhorar o trabalho das equipes já existentes. Municípios com essa faixa populacional, mas, com cobertura menor do que 70%, precisam se comprometer com a inclusão de uma nova equipe para ter direito ao benefício. No caso dos municípios com mais de 50 mil habitantes, a referência foi de 50% da população com acesso ao programa.


REPASSE - Para garantir mais agilidade na construção das Unidades Básicas de Saúde, o Ministério adotou uma nova estratégia de repasse dos recursos. A transferência dos valores será feita em três etapas: com a publicação das portarias que habilitam o recebimento do dinheiro, a pasta encaminha 10% do valor estipulado. Depois que apresentarem comprovantes de contratação das empresas que realizarão a construção, receberão 65% do montante. Com a finalização da construção, serão depositados os 25% finais. Nos últimos dez anos, o repasse era feito por meio de convênio e a execução podia demorar até cinco anos para ser concluída.


SAÚDE DA FAMÍLIA
A Saúde da Família é a principal estratégia do Ministério da Saúde para oferecer assistência básica à população. Equipes multidisciplinares – formadas por um médico, um enfermeiro e entre 5 a 12 agentes comunitários – atendem as famílias em ações de prevenção, recuperação, reabilitação de doenças, além de promoção e manutenção da saúde dessas comunidades. Os casos mais graves são encaminhados a unidades de saúde com melhor infra-estrutura.


UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE POR ESTADO
Acre – 2
Alagoas – 18
Amazonas – 17
Amapá – 1
Bahia – 83
Ceará – 70
Distrito Federal – 4
Espírito Santo – 7
Goiás – 50
Maranhão – 29
Minas Gerais – 116
Mato Grosso do Sul – 14
Mato Grosso – 16
Pará – 14
Paraíba – 40
Pernambuco – 55
Piauí – 25
Paraná – 65
Rio de Janeiro – 36
Rio Grande do Norte – 16
Rondônia – 8
Roraima – 3
Rio Grande do Sul – 36
Santa Catarina – 45
Sergipe – 7
São Paulo – 87
Tocantins – 16

Papudiskina - Caso Dr. Valter e outros assuntos cotidianos

Por Daniel Oliveira da Paixão

Prisão de acusados de assassinato do Dr Valter
Agora que a Polícia prendeu dois acusados da morte do Dr Valter, surgem acusações, ainda sem provas, de que o mandante seria alguém da própria família da vítima. É uma temeridade o que alguns jornais estão fazendo, divulgando amplamente o fato, sem o devido cuidado que se deve ter nesses casos. Muitas vezes a pressa em alardear tais informações contribuem ou para a condenção de inocentes ou para a absolvição de culpados. Nem mesmo quem está preso pode ser apontado como criminoso. Há dois tipos de prisões comuns nesses casos: a temporária, que detém o acusado provisoriamente para ouvi-lo mais detalhadamente sobre os fatos, e a preventiva, que é decretada com a finalidade de impedir que o acusado eventualmente venha a fugir ou coagir testemunhas.
Então, minha gente, o que há de concreto é que as investigações agora estão bem avançadas, mas ninguém foi condenado por enquanto. Então, vamos respeitar a presunção de inocência e o amplo direito de defesa e do contraditório. Nem mesmo eventuais confissões à autoridade policial nem aquelas sob os holofotes das emissoras de TVs têm validade juridica. O que vale são as provas que se apresentarem ao longo de uma árdua e dolorosa investigação. Sob pressão psicológica ou sob o porrete da polícia, muitos inocentes acabam se declarando culpados antecipadamente, embora eu não creio que esteja havendo esse ignóbil tipo de comportamento em Cacoal. Eu sempre disse que apesar de todos os problemas e dificuldades do sistema judiciário brasileiro, a Justiça e a Polícia de Rondônia seguramente são as melhores de todo o Brasil. Eu mesmo já vi depoimentos de pessoas do próprio Conselho Nacional de Justiça elogiando a Justiça e a Polícia de Rondônia. Eu confio plenamente no competente trabalho dos delegados de polícia de Cacoal e em nossos igualmente competentes juízes de direito.

Ao prefeito Franco
Daqui a oito dias o prefeito Francesco Vialetto (carinhosamente conhecido como padre Franco, pois também é um dos mais conceituados sacerdotes que esta cidade já conheceu), estará completando um ano de atuação à frente do Palácio do Café. Eu gostaria de cumprimentá-lo publicamente pelas medidas corajosas que vem tomando nos últimos dias, numa inequívoca demonstração de que começa a entender melhor como funciona a administração pública e temos certeza de que no ano de 2010 a prefeitura vai atuar com muito mais firmeza do que neste ano.
2009, decididamente, não foi bom para Cacoal. Tivemos muitos problemas e claro que não podemos colocar tudo isso na conta de quem acabou de assumir o comando de uma administração, especialmente alguém que não tinha nenhuma experiência no que concerne ao poder público, seja ela no Legislativo ou no Executivo.
Mas o que importa é que o padre Franco sempre demonstrou confiança de que dominaria a situação e eu espero que ele, juntamente com aquelas pessoas sérias que o rodeiam, possam tomar as rédeas da situação. Digo isto porque algumas pessoas que ocupam cargo de primeiro escalão na prefeitura (não vou citar nomes), realmente parecem estar no lugar errado, na hora errada. Mas também temos bons nomes ocupando cargos nessa administração e não podemos generalizar e por todos na mesma balança.
Sou uma pessoa crítica, combativa e apaixonado por política, mas também procuro ser justo. Temos de dar a "César o que é de César" e a "Deus o que é de Deus". Eu sempre critiquei a inércia da atual administração ao longo deste ano. A prefeitura caminhava a passos de tartaruga. A coisa ainda não está nada boa. Mas eu tenho visto que o prefeito começou a enxergar a situação e a cobrar mais postura de seu staff político. E isso eu tenho de elogiar porque vejo luz no fim do túnel. Diante de tal situação só há duas vertentes comportamentais que eu posso ter: 1) assumir uma posição negativa e acreditar que 2010 será continuidade de tudo o que de pior aconteceu em 2009; 2) ou assumir uma opção otimista e acreditar que teremos muito mais ações positivas do que negativas em 2010. Do fundo do coração, estou sentindo que 2010 vai ser um ano muito positivo e o padre Franco vai recuperar o prestígio que sempre teve. Claro que uma coisa é ser um abnegado e ferveroso sacerdote. Outra coisa é ser prefeito de uma cidade. Mas com a ajuda de Deus, dos seus secretários e com o suporte ético e moral que ele sempre professou, dá para ele ser um grande prefeito também. Assim esperamos e assim acreditamos. Que Deus ilumine o nosso prefeito e ele, de fato, possa governar para o povo sofrido de Cacoal e não para uma pequena elite política que sempre se enriqueceu a custa de privilégicos decorrentes de sua relação com o poder público.

SAAE tem novo diretor administrativo (o terceiro da era Franco)
José Luiz de Souza Leite, servidor de carreira do Serviço de Água e Esgotos de Cacoal (SAAE), foi nomeado como diretor administrativo daquela autarquia pelo prefeito Francesco Vialetto e apresentado oficialmente no início do mês. Com isso, ele se torna o terceiro diretor administrativo a ser nomeado só este ano. Os dois nomeados anteriormente acabaram optando por deixar o cargo. O primeiro deles foi Jonadabe da Silva Lima, que ficou no comando administrativo por apenas 90 dias e foi embora sem ao menos se despedir dos servidores. O segundo deles, terceiro da lista entre os mais votados, foi José Milton Amorim, que se afastou no início desse mês. O novo diretor também havia sido votado pelos servidores do SAAE e havia ficado em segundo lugar da lista, mas em vez dele, o prefeito preferiu nomear o terceiro entre os mais votados. Mas agora, finalmente, decidiu nomeá-lo quando o seu antecessor preferiu pedir exoneração do cargo.

Democracia na administração pública
Muitos políticos dizem que são democráticos, mas, na verdade, seus discursos nem sempre são condizentes com a prática, pois o que eles querem sempre é manter uma imagem positiva diante do público. Eu mesmo, por acreditar que com certos políticos a coisa seria diferente, já fui perseguido. Claro que não estou falando dessa administração, da qual não participo, mas daquelas em que participei. Não são os que estão de fora que sofrem perseguições, mas os que estão do lado de dentro. Falo isso com conhecimento de causa, pois já atuei como assessor de imprensa nas prefeituras de Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Espigão do Oeste e também como assessor de imprensa das Câmaras municipais de Pimenta Bueno e de Cacoal. Para nós, jornalistas, o importante é atuar de forma coerente. Claro que uma coisa é você estar do lado de fora e outra coisa diferente é fazer parte de uma administração. Sendo parte, o jornalista tem que realmente passar a visão de governo, ser coerente com a sua condição. Mas isso não quer dizer que deva perder sua independência crítica e analítica, embora tenha de agir como alguém que se concentra nas ações de governo. Isto significa "passar a visão de governo" sem necessariamente ser avalista dela. Mas, claro, não é decente um assessor de imprensa falar mal do governo para o qual trabalha. O mínimo que se requer, nesses casos, é respeito à instituição que representa.

Propaganda estranha na TV
Terça-feira estive conversando com o meu amigo Sérgio Augusto Ferreira, empresário do ramo de tintas em Cacoal, e ele comentava sobre a propaganda na TV onde se pede para que o empresariado dê uma nova chance aos egressos do sistema penitenciário para que evitemos, assim, a incidência de ações criminosas por parte dessa gente. Ele questionava: porque o Governo quer que o empresariado dê oportunidades a ex-presidiários se nos concursos públicos qualquer um que queira concorrer precise, em muitos casos, até levar uma certidão negativa da justiça?
Ele tem razão. Penso que o governo tem meios para dar suporte a ex-presidiários porque conta com um aparato policial para eventuais emergências. Claro que muitos ex-presidiários realmente vão se recuperar. Mas não todos. E, no caso desses para os quais não há trabalho que os possa redimir, há necessidade de um acompanhamento mais de perto do aparato do Estado para evitar maiores danos à sociedade.
Acho louvável que se dê oportunidades para egressos do sistema prisional, mas as devidas cautelas são necessárias.

Viúva de Valter Nunes de Almeida se entrega a Polícia e nega acusação Vera Nunes está sendo acusada pelos pistoleiros de ser a mandante do crime.

Viúva de Valter Nunes de Almeida se entrega a Polícia e nega acusação Vera Nunes está sendo acusada pelos pistoleiros de ser a mandante do crime. Com a prisão preventiva decretada pelo juiz de Direito da 1° Vara Criminal de Cacoal, Carlos Augusto Teles de Negreiros, desde o último final de semana, a advogada Vera Lúcia Nunes de Almeida, se apresentou a polícia nesta segunda-feira. Vera está sendo acusado de ter contratado os assassinos do próprio marido, presidente da OAB de Cacoal, Valter Nunes de Almeida, executado com sete tiros em seu escritório, em 30 de março de 2007. As investigações estão sendo comandadas pelo delegado Fernando de Oliveira e teve o acompanhamento de representantes da OAB nas fases de oitiva dos acusados. Um pedreiro e um vidraceiro estão detidos em Cacoal sob a acusação de participação no crime. Durante as investigações surgiu a denúncia de que havia um mandante para o crime. A partir de então, a Polícia passou a linha de investigação para o mandante do crime. Os pistoleiros confessaram a Polícia que foram contratados pela esposa da vítima, a advogada Vera Nunes de Almeida. O piloto da moto confessou ter recebido R$ 26 mil pela participação no crime. Uma parte do pagamento teria sido efetuada em jóias. As investigações estão sendo conduzidas pelo delegado Fernando de Oliveira.

Presos pela Polícia Civil assassinos do presidente da OAB-Cacoal

O vidraceiro Cássio de Jesus Claros, de 27 anos e o pintor Jonas de Freitas, de 29 anos, foram presos no último dia 18, acusados pela morte do advogado Valter Nunes de Almeida. Durante as investigações foi confirmado que a morte do advogado foi encomendada. Valter Nunes de Almeida foi assassinado em seu escritório, no dia 30 de março de 2007, com sete disparos de arma de fogo.

O delegado Regional de Cacoal, Fernando Oliveira, informou que Cássio de Jesus Claros confessou a participação no crime. Segundo o acusado, ele pilotou a motocicleta e uma pessoa por ele conhecida apenas por “diabo loiro, polaquinho e lenga” efetuou os disparos contra o advogado. Na residência de Jonas de Freitas foi apreendida uma motocicleta Honda CG de cor vermelha com as mesmas características da motocicleta usada pelos assassinos no dia do crime. “Cássio recebeu R$ 26.000,00 pela participação no crime e Jonas se recusou a informar o valor recebido”, disse o delegado.

Conforme o delegado, durante as investigações foi constatado que Cássio e Jonas foram contratados para assassinar Valter Nunes de Almeida. O possível mandante do crime está sendo investigado pela polícia. “As investigações não irão parar até prendermos o mandante do crime”, enfatizou Fernando Oliveira.

Valter Nunes de Almeida estava inscrito na OAB desde 1984. Ocupava pela terceira vez o cargo de presidente da OAB em Cacoal. Era muito conceituado no município, participando ativamente de várias entidades de classe. Sua morte causou grande repercussão Estadual. A informação é de Eliana Santos, PC, Cacoal.

Funccal promove encontro de Corais em Cacoal

A Fundação Cultural de Cacoal irá promover nesta sexta-feira, 18 de Dezembro, o I Encontro de Corais. O evento tem o objetivo de valorizar os talentos regionais e incentivar a participações de novos cantores em corais.

A Presidente da Funccal, Professora Maria Lindomar, disse que todos os corais da cidade já foram convidados e estão se preparando para o evento. “Confirmamos a participação dos alunos do BPM e do grupo infantil da Primeira Igreja Batista”, disse Lindomar. A Presidente informou que está prevista a participação de um coral de Ji-Paraná, além do coral da Assembléia Legislativa de Rondônia.

O Encontro de Corais será um evento aberto ao público e marcará o encerramento das atividades culturais no município de Cacoal. Estas atividades devem ser retomadas em Janeiro com a volta da “Terça Cultural”, que trará novidades em peças teatrais durante todo o mês.

Dengue preocupa autoridades em Cacoal

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) realizou na tarde desta terça-feira (15) uma coletiva com a imprensa para prestar esclarecimento sobre a situação da Dengue em Cacoal. O encontro foi promovido na sede da Semusa e contou com a presença do vereador Fernando Farias e do Pastor Orlins Ramos, representando a Cemaderon.

De acordo com informações do setor epidemiológico foram registrados 1616 casos de dengue no município, durante o ano de 2009, sendo que o maior número de contaminações se deu a partir do mês de abril. Segundo a coordenadora do setor de saúde, Ivani Gromann, Cacoal está vivendo um momento de alerta para uma grande epidemia.

Ivani disse que muitas pessoas estão banalizando a dengue e isso é preocupante, pois em caso de portadores de outras doenças como diabetes, hipertensão, problemas renais e outros, mesmo a dengue clássica pode promover uma complicação no quadro clínico do paciente e leva-lo a óbito.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, os bairros com o maior índice são respectivamente, o Floresta, Jardim Clodoaldo, Teixeirão, Riozinho, Vilage do Sol, Novo Cacoal e Centro. Na área rural, o índice é menor, mas inspira cuidados, pois já foram registrados 37 casos.

Casos de óbito
Com relação aos noticiários que publicaram mortes por dengue no município, na semana passada, a coordenadora informou que ainda não está comprovado. Uma das vítimas tinha glicemia alta, era diabética e hipertensa além de ter apenas um rim. “A dengue colaborou com a complicação da paciente”, disse. Os casos ainda não foram confirmados.

Ivani disse que em março houve um óbito e que o resultado do exame só saiu agora. “Na época houve suspeita de leptospirose, mas o exame comprovou dengue”, afirmou.

A maior causa da proliferação do mosquito continua sendo o lixo doméstico e fossas desativadas, que armazenam água parada e tornam-se grandes criadouros. Segundo o vereador Fernando Faria, será necessário um investimento de 500 mil reais para aterrar todas as fossas. Quanto ao lixo doméstico, o edil apresentou uma proposta para que um morador em cada quadra possa se encarregar da fiscalização em sua área. Para ele, esta seria uma medida viável e com maior mobilização social. Ivani Gromann garantiu que iria apresentar a proposta ao Comitê da dengue, para que possa ser analisada.

O gerente do controle de endemias, Flaviano Melo, informou que o setor disponibiliza de dois carros para o fumacê e 35 agentes que promovem a conscientização nas residências. Segundo ele, em cada caso notificado é feito um trabalho de bloqueio na área do foco, mas não é o suficiente “Enquanto a sociedade não se unir e cada qual assumir o seu papel, a dengue não vai acabar”, finalizou.


Assessoria de Imprensa da PMC

Em 16 de dezembro de 2009

Servidores da Polícia Civil escolhem novo presidente do SINSEPOL em janeiro

O Presidente da Comissão Eleitoral para as eleições-2010 do Sindicato dos Servidores da Policia Civil do Estado de Rondônia – SINSEPOL, Evaldo Oliveira, informou que o processo para a realização das eleições de escolha da nova diretoria do Sindicato já está concluído e três chapas foram homologadas e estão aptas de acordo com o Estatuto da Entidade e Edital de Convocações das Eleições, para concorrer a presidência e demais cargos na diretoria para o triênio 2010/2012.

As chapas homologadas de acordo com presidente da Comissão Eleitoral, Evaldo Oliveira, são estas: chapa 13, União e Respeito, tem como candidata a presidência Nazira Kfoure e vice-presidenta, Oneide Mendes de S. Martins. Chapa 14, Um novo nome um novo rumo, presidente, Oscar Pereira de Souza Neto, vice-presidente, Núbia Cavalcante de Araújo. Chapa 15 Renovação, presidente Antonio Jales Gomes Moreira e vice-presidente, Wenio Camilo Wanderley Dantas.

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Evaldo Oliveira todo o processo de homologação e indeferimento das chapas foi feito dentro da legalidade, sendo que os membros da Comissão eleitoral tomaram as decisões conforme preconiza o edital de convocação.

EDITAL DE HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS CONCORRENTES AS ELEIÇÕES DO SINDICATO DOS SERVIDORES DA POLICIA CIVIL – TRIÊNIO 2010/2012

O Presidente da Comissão Eleitoral para as Eleições-2010 do Sindicato dos Servidores da Policia Civil do Estado de Rondônia – SINSEPOL, no uso de suas atribuições legais, e de acordo com o Estatuto da Entidade e Edital de Convocações das Eleições, HOMOLOGA as chapas abaixo discriminadas, divulgando a relação nominal de seus componentes, estando APTAS a concorrerem às eleições que se realizará no dia 29/01/2010 para o triênio 2010/2012.


CHAPA 13 – “ UNIÃO E RESPEITO ”

DIRETORIA EXECUTIVA:

Presidente: Nazira Kfoure.

Vice Presidente: Oneide Mendes de S. Martins.

Secretário Geral: Rodrigo Augusto Macedo Marinho.

Diretor Financeiro: Eraldo Araújo Machado.

Diretor de Relações Públicas: João Batista Neves Costa.

Diretor de Esportes e Lazer: Manoel Tavares da S. Neto.

Diretora Social: Marlene Ferreira da Silva.

Diretor de Política Sindical: Lilian dos Santos Batista.

SUPLENTES DA DIRETORIA EXECUTIVA:

1ºSuplente: Osvaldo Barros da Silva.

2ºSuplente: Genivaldo dos Santos Moura.

3ºSuplente: Arizete Lopes Fernandes.

4ºSuplente: Marcos Aurélio Pinheiro Ramos.

5ºSuplente: Rafaneli Andrade Junior.

6ºSuplente: Eliane Alves da Silva Nascimento.

7ºSuplente: Maureanny Rodrigues de Brito Vieira.

8ºSuplente: Clenilde Duarte de Lima.

CONSELHO FISCAL:

1ºMembro: Maria do Espírito Santo Carvalho.

2ºMembro: Celizia Marcolino Medeiros de Souza.

3ºMembro: Ricardo Pereira Ramos.

SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL:

1ºSuplente: Reginaldo Fernandes de Oliveira.

2ºSuplente: Jose Carlos Chaddad.

3ºSuplente: Hermes Justiniano Urquiza.

.

CHAPA 14 – “ UM NOVO NOME, UM NOVO RUMO”

DIRETORIA EXECUTIVA:

Presidente: Oscar Pereira de Souza Neto.

Vice Presidente: Núbia Cavalcante de Araújo.

Secretário Geral: Janilson Campos Cruz.

Diretor Financeiro: José Nilton Costa Gonçalves.

Diretor de Relações Públicas: Arley Santos Lima.

Diretor de Esportes e Lazer: José João Magalhães Júnior.

Diretora Social: Rosilene Castro Bezerra.

Diretor de Política Sindical: Adriano De Souza Marques.

SUPLENTES DA DIRETORIA EXECUTIVA:

1ºSuplente: Adenilson Carlos A. de Souza.

2ºSuplente: Alex de Souza Santos.

3ºSuplente: Everton Farias Porto.

4ºSuplente: Francisco Fabrício da Silva Santos.

5ºSuplente: Tayrone Gonçalves Ribeiro.

6ºSuplente: Raimundo Gomes Pinheiro.

7ºSuplente: Ivanete Vitorino Cunho.

8ºSuplente: Marcelo Barbosa Vieira.

CONSELHO FISCAL:

1ºMembro: Francisco Alex Sales.

2ºMembro: Nelinho Dias B. Vieira.

3ºMembro: Jorge Luiz Magalhães.

SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL:

1ºSuplente: Edinaldo Tibúrcio Pinheiro.

2ºSuplente: Iuri Camilo de Andrade.

3ºSuplente: Arquimedes Monteiro da Silva.

CHAPA 15 – “ RENOVAÇÃO ”

DIRETORIA EXECUTIVA:

Presidente: Antonio Jales Gomes Moreira.

Vice Presidente: Wenio Camilo Wanderley Dantas.

Secretário Geral: Eduardo Cesar Pereira dos Santos.

Diretor Financeiro: Clodoaldo Oliveira de M. Junior.

Diretor de Relações Publicas: Fabrício Melo de Almeida.

Diretor de Esporte e Lazer: José Hélio de C. R. Filho.

Diretora Social: Maria Lindalva dos S. de Miranda.

Diretor de Política Sindical: Juvenal Vieira Neto.

SUPLENTES DA DIRETORIA EXECUTIVA:

1ºSuplente: Clenio Rubstanio Rabelo de Souza.

2ºSuplente: Vicente Acrisio Veras Rodrigues.

3ºSuplente: Dílson Pinheiro Ferreira.

4ºSuplente: Antonio Alexandre Souza de Oliveira.

5ºSuplente: Paulo Henrique Vieira da Costa.

6ºSuplente: Jose Luiz Neto.

7ºSuplente: Jorgevane Souza Gomes.

8ºSuplente: Marcio Frank de Oliveira Barbosa.

CONSELHO FISCAL:

1ºMembro: Vagner Pereira Sodré.

2ºMembro: Valter Fernandes de Almeida.

3ºMembro: Luiz Carlos de Azevedo.

SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL:

1ºSuplente: Ângela Maria Pereira Silva.

2ºSuplente: Claudionor Xavier Ribeiro.

3ºSuplente: Vidal Vez da Costa.

P. Velho/RO., 15 de Dezembro de 2009.

Bel. EVALDO OLIVEIRA

Presidente da Comissão Eleitoral

Universitária sofre grave acidente em Cacoal e amigos se mobilizam para ajudá-la em tratamento

Um grave acidente envolvendo uma caminhonete S-10 e uma motocicleta BIZ, na última quarta feira, entre 17 e 17h30, deixou gravemente ferida a universitária Márcia Teodoro Carvalho. A jovem, que é universitária do Pró-Uni e cuja família mora em Machadinho do Oeste, sofreu fraturas nas pernas, uma exposta na tíbia, uma no fêmur e outra na bacia. Inicialmente ela foi enviada à Unidade Mista de Saúde onde, infelizmente, não teve um atendimento condizente com as suas necessidades.

Devido à gravidade dos ferimentos, uma de suas amigas, a Emanuella Smith, juntamente com outros amigos conseguiu transferi-la para o Hospital dos Acidentados, por volta de 05h30 da manhã de sexta-feira, uma vez que a mesma não teve um atendimento digno nos dois dias em que permaneceu na Unidade Mista. No hospital dos acidentados, conforme conta Emanuella Smith, a vítima submeteu-se a uma cirurgia que, em princípio, correu tudo bem.

Márcia chegou a deixar o quarto, mas por volta das 12h30min ela começou a passar mal, devido a uma supspeita de embolia pulmonar e foi socorrida às pressas. O médico que a atendeu decidiu que ela precisava ser removida para a UTI.

A mãe de Emanuela, que é enfermeira, foi com a vítima até a cidade de Vilhena e os amigos estão lutando para conseguir o dinheiro, cerca de seis mil reais para pagar as despesas no Hospital dos Acidentados e mais a entrada para o atendimento na UTI. A situação da vítima é grave e a população de Cacoal está sendo conclamada para ajudar de alguma forma, inclusive adquirindo uma rifa de um micro-ondas, no valor de R$ 2,00 cada uma, cujo valor será integralmente utilizado para custear essas despesas.

Pede-se ainda aos que se sentiram sensibilizados com essa situação que a ajudem com doações na conta corrente da mãe da vítima. Os dados da conta bancária é Agência 2265-9, Conta Corrente 5035-0, Banco do Brasil, em nome de Maria José Teodoro.
Lembrem-se que vivemos em um mundo onde, apesar do materialismo reinante, ainda há espaço para a solidariedade social e gestos de altruísmo. Façamos a diferença ao agirmos como cristãos que somos.

Os que preferirem ajudar comprando uma cota da rifa podem entrar em contato com Fabrício pelo celular 8131-7882.

Papudiskina - 10/12/2009

Cuidado com o médico que seu patrão escolher
Um projeto de lei do deputado federal Mauro Nazif prevê que os exames de próstata serão pagos pelo empregador. Tem muitos padrões por aí dizendo que se eles puderem escolher o médico, pagam com todo o prazer para que seus funcionários recebam a devida atenção. Que coisa, em Nazif? Defendendo os interesses dos médicos, não é?
Para quem já passou dos 40 é bom se preocupar com a saúde. Pesquisas confiáveis revelam que o câncer de próstata tem cura se o problema for detectado no estágio inicial. Por isso é muito bom que, deixando o preconceito de lado, os homens que estiverem na “segunda-idade” devem procurar o médico o quando antes. Só um lembrete: cuidado com os que têm dedos muitos longos.....

Vai um galho de arruda?
Lastimáveis as cenas de corrupção em Brasília, envolvendo o governador Arruda e seus “comparsas”. Foram cenas fortes, mas quem mais está sofrendo são os deputados e senadores, obrigados agora a conviver com esse desconforto, pois não é fácil administrar a situação. Ao mesmo tempo em que têm de demonstrar o repúdio ao que os seus “colegas” fizeram em nível local eles convivem com as comparações inevitáveis. Afinal de conta, “Caixa 2”, “dinheiro na cueca”, e “Mensalão” já foram temas recorrentes também no Congresso Nacional.

Em relação ao caso Arruda, o presidente Lula, inclusive, foi muito infeliz ao dizer que as imagens não falam por si. Depois, percebendo a besteira que cometeu e o alcance negativo de suas palavras, voltou atrás no dia seguinte. O presidente precisa ser mais bem assessorado, se é que se permite ser aconselhado, para deixar de ser tão diplomático com os políticos e dizer frases que envergonham a nação. Lula é um dos presidentes mais populares deste país, mas poderia estar muito melhor posicionado no conceito popular se deixasse de falar apenas para agradar os políticos de quem precisa de apoio para a “tal governabilidade”.

Essa situação corriqueira do presidente ficar nas mãos dos partidos políticos que têm maioria nos leva, muitas vezes, a questionarmos se a república realmente é a melhor forma de governo. Na monarquia pelo menos tínhamos alguém que detinha o poder e o comando da nação enquanto estivesse vivo, com exceção feita apenas se, por motivo de saúde, perdesse suas faculdades mentais, ou seja, se fosse considerado incapaz. Penso que a Legislação deveria coibir certos abusos do Legislativo, deixando que o presidente devesse apenas respeitar as leis e a constituição. Só que, em nosso país, qualquer administrador pode até mandar as leis às favas se tiverem um bom relacionamento com a classe política.

Essas amarras a que estão sujeitos os administradores públicos é que leva a população a acreditar sempre de que, quem é honesto, não pode e nem deve ser político. É por isso que gente como Paulo “Malandruf” e “Roubadin” Roriz que sempre se dão bem na política, pois os seus eleitores, ao serem consultados porque votam nesse tipo de gente, dizem: eles roubam, mas fazem. Aqui em Rondônia todos comentam o jeito pouco ortodoxo de governar do ex-prefeito Melki Donadon, mas é muito difícil que ele perca uma eleição em Vilhena. Seus irmãos, Natan Donadon e Marco Donadon também não têm boas referências no que diz respeito à moralidade pública, mas sempre conseguem importante votação no cenário político.

Um ano de padre Franco
Falta pouco mais de duas semanas para que a nova administração complete um ano de atuação à frente do Poder Executivo em Cacoal. Durante a campanha eleitoral, criou-se uma expectativa muito grande em relação à administração da prefeitura através de um padre. Não foi o PT que elegeu Francesco Vialetto e nem a sua militância política. Ele foi eleito em razão de seu grande prestígio como sacerdote. O problema é que administrar uma cidade é completamente diferente da administração de uma igreja. No serviço religioso, o sacerdote deve se ater à doutrina da fé que professa e, na política, ele precisa ser duro demais com os adversários e benévolo demais com os aliados. O pior de tudo é que, quem está no poder executivo, precisa sempre ter mais “amigos” do que “inimigos”. Então, para resolver essa equação, precisa sempre conquistar e manter aliados à base de favores políticos. Já sabíamos, todos nós, que o padre, sendo uma pessoa íntegra, jamais aceitaria esse tipo de “acordos”.

Então, diante de tal situação, ele corre sérios riscos de decepcionar o seu eleitorado se não conseguir equilibrar-se nesse tabuleiro de xadrez que é a política. Ou ele se rende “ao costume vigente” e contraria os princípios nos quais sempre acreditou e professou, ou ele abre mão do comando e deixa nas mãos de secretários e demais membros do staff político para que sejam os administradores de fato.

Nós, que amamos Cacoal, torcemos para que o padre Franco consiga administrar bem a nossa cidade, sem abrir mão dos seus princípios, mas também mantendo um papel conciliador para driblar os mais recalcitrantes da política. Torcemos, acima de tudo, que ele tenha comando de suas ações. Digo isto por que, em muitas cidades, os financiadores de campanha são os que realmente mandam na administração pública. Aos que apoiaram financeiramente o padre nas eleições passadas, nosso pedido e apelo é: “não pensem apenas em retorno financeiro de suas ações, mas as considerem como uma contribuição ao bem estar de nossa cidade”.

Zibia Gasparetto lança o seu 24º romance no próximo dia 10

O 24º romance ditado pelo espírito Lucius mostra que nossas dificuldades do dia a dia têm a função de quebrar o círculo vicioso do nosso comodismo, desfazer as ilusões que impedem a nossa felicidade. Revela que somos responsáveis por tudo o que nos acontece uma vez que colhemos o resultado de nossas escolhas e atitudes.

Se abrindo pra vida, 32º livro de Zibia Gasparetto, uma das autoras mais lidas no Brasil, chega às livrarias na primeira quinzena de dezembro, mesclando drama e romance numa interessante história ditada pelo espírito Lucius, autor de 24 de suas publicações. Nesta narrativa o foco é Jacira, uma mulher de 38 anos, solteira e extremamente dedicada à família, que culpa a todos pela sua infelicidade enquanto acredita ser uma vítima da vida e de não ter o poder de mudar o seu próprio destino. O livro tem 368 páginas e é mais um lançamento da Editora Vida e Consciência.
Evento de lançamento
Para o lançamento do livro Se abrindo pra vida, Zibia Gasparetto fará um bate-papo com leitores na próxima quinta-feira, dia 10 de dezembro, às 19h30 no auditório da Livraria Saraiva no Shopping Center Norte (Travessa Casalbuono, 120 Vila Guilherme), em São Paulo.
O mercado editorial aposta que Se abrindo pra vida seja mais um best-seller e que em poucas semanas passe a figurar na lista dos mais vendidos, como acontece com grande parte das publicações de Zibia Gasparetto.Zibia atribui o sucesso de seus livros às histórias que retratam o cotidiano dos leitores, muitos dos quais estão vivendo os mesmos problemas dos personagens.
Nos romances, Lucius mostra que a infelicidade resulta de atitudes equivocadas e do autoabandono que levam às pessoas a tentarem salvar os outros, esquecendo de si mesmas, muitas vezes provocando a depressão. "As histórias falam de espiritualidade e de eternidade, o que toca a alma das pessoas", diz.

Sobre a história
Jacira trabalha como costureira e vive com os pais: um ex-operário de uma montadora de automóveis que prefere o desemprego a aceitar um salário inferior ao que ganhava e uma dona de casa que reclama da vida, além de angustiar-se com a possibilidade de a filha abandoná-los, como fizeram seus dois outros filhos.

O orgulho do pai, que leva Jacira a sustentá-los, e a insegurança da mãe, contribuem para estimular sua baixa-estima, ofuscam seus valores, a deprimem e fazem-na acreditar que não tem poder para lutar e obter uma vida melhor.

Uma noite ela sonha que está sendo julgada em um tribunal onde várias pessoas a acusam por não fazer nada em seu favor. Esse encontro desperta em Jacira fortes emoções. É a partir desse sonho que ela começa a olhar para si mesma e percebe o quanto estava distante de si mesma e isolada de todos.

Tão logo ela muda de atitude, a vida começa a corresponder, mandando pessoas que a instruem e a ajudam. Apesar da interferência dos pais, que pretendem mantê-la submissa, ela se impõe, muda a aparência e a situação financeira para melhor. Dessa forma, Jacira torna-se um exemplo para o pai, que se encoraja e aceita o trabalho que lhe é possível ter.

"Na vida, o importante é analisar os próprios sentimentos, descobrir qual a sua vocação e verificar o que lhe proporciona mais felicidade. Em seguida, é preciso respeitar seus verdadeiros sentimentos, direcionar suas escolhas com bom-senso e persistência, colocando-se em primeiro lugar nas suas escolhas. Todos precisamos reconhecer que há momentos de dizer sim e de dizer não. Respeitar seus sentimentos é a melhor forma de se valorizar", orienta.

Zibia Gasparetto
Mensagem do livro
A história de Jacira ensina que embora seja cômodo jogar a culpa de todos os seus problemas nos outros, essa é uma ilusão perigosa, porque coloca você em um círculo vicioso. Para encontrar a alegria de viver, você deve fixar-se no presente, valorizando o que já tem de bom.
"Cultive a beleza, rodeando-se de coisas bonitas, mesmo singelas e simples. A alegria é o tônico da alma. Tudo passa e caminha para melhor. Faça a parte que lhe cabe com capricho e amor. Confie na vida e acredite que as forças do universo estão cuidando daquilo que não depende de você. Jogue fora as falsas crenças que limitam seu progresso. Assuma que você pode construir uma vida melhor. Lembre-se que cuidar de você é sua primeira responsabilidade, depois, se puder, dê sua contribuição aos outros, sabendo que a ajuda só funciona se for inteligente. Acredite que sua vida pode tornar-se muito melhor do que é", resume a escritora.
Ficha BibliográficaSe abrindo pra vidaZibia Gasparetto, pelo espírito Lucius368 páginasPreço sugerido: R$ 36,00Editora Vida e Consciência

PM em Ariquemes implanta policiamento comunitário

Foi implantado no último dia 4 dezembro 2009, na área do 7º Batalhão de Polícia Militar em Ariquemes, o Policiamento Comunitário. A base da Filosofia da Polícia Comunitária é a comunidade, cabendo à Polícia identificar seus anseios e preocupações e traduzi-los em procedimentos de segurança, onde o policial trabalha numa mesma área.

A área urbana do município de atuação do 7º Batalhão de Policia Militar em Ariquemes, foi dividido em quatro Bases de Policiamento Comunitário (BPC), sendo BPC 01 – Escola Ricardo Cantanhede, setor 03; BPC 02 -Escola Francisco Alves Mendes Filho, setor 09; BPC 03 - Escola Anísio Teixeira, setor 02; BPC 04 – Escola Venâncio Kottnitz, setor 11.

A base (BPC), em cada localidade é mais imaginária do que física, ou seja, não significa que a Polícia tem a obrigação de cuidar da escola, mas sim dos anseios da comunidade referente à segurança.

Estiveram presentes a solenidade de implantação da Polícia Comunitária o subcomandante da Polícia Militar do Estado de Rondônia, coronel PM Maciel, que na reunião, explicou como atua este tipo de Policiamento, motivou também a cada Policial na dedicação desta modalidade. Participaram também da reunião o Comandante do 7º BPM de Ariquemes, major PM Alcântara, major PM Apolônio e o Comandante do 1º BPM de Porto Velho,major PM Jobin.

Zé Maria confirma que vai assumir Assessoria de Imprensa de Cacoal

O empresário do ramo de informática e colunista político do site www.cacoalro.com.br, José Maria Monteiro, mais conhecido como Zé Maria, vai assumir a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cacoal. A informação foi dada hoje no próprio site de propriedade do empresário. Zé Maria notabilizou-se em Cacoal pelo seu acurado senso crítico e por muitas vezes se indispôs com membros do Poder Executivo, especialmente na gestão da ex-prefeita Sueli Aragão (PMDB). Nessa reformulação administrativa em curso há informações de que ele teria sido convidado pelo prefeito Padre Franco e, em princípio, hesitara, mas aceitou nesta sexta-feira após receber apoio de leitores de seu mural na internet.

Cassol prestigia inauguração do Centro de Assistência Social

objetivo de atender famílias de baixa renda do município, oferecendo cursos de hotelaria, farmácia,manicure e outros

Na tarde da última quinta-feira, o governador Ivo Cassol (PP), acompanhado da primeira-dama, Ivone Cassol, participou da solenidade de inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município de Vilhena. O centro é uma unidade pública de política e assistência social vinculada a Secretaria Municipal de Bem Estar Social (Sembes), com o objetivo de atender famílias de baixa renda do município, oferecendo cursos de depilação, hotelaria, farmácia, manicure, panificação e inclusão digital.
O CRAS está localizado no antigo Lions Clube de Vilhena, na avenida Melvin Jones, 270, bairro Cristo Rei, devido a uma pesquisa que identificou o local sendo um dos mais carentes da cidade de Vilhena. “A escolha do estabelecimento foi estratégico, pois identificamos um alto índice de vulnerabilidade social de risco”, informou a secretária da Sembes, Lizangela Rover.
Em discurso, Ivo Cassol parabenizou a iniciativa de realizar um trabalho social deste porte e que poderá desvendar futuros empreendedores para a região. “Devido ao grande número de cursos oferecidos a população, poderemos ter novos empresários saindo deste Centro”, disse Cassol.
O governador aproveitou o momento para comprovar o repasse mensal à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde tinha firmado compromisso junto a Prefeitura Municipal de Vilhena. “Após ter trazido diversos benefícios ao município, trago em mãos o comprovante de depósito no valor de R$ 320 mil para a Prefeitura de Vilhena para sanar o compromisso de repasse mensal para a manutenção da UTI”, finalizou Cassol.
Outro beneficio apresentado à população de Vilhena foi o projeto de pavimentação de 16.775 quilômetros de asfalto por meio do Governo de Rondônia.

O vereador Valdomiro Corá solicitou o envio de ofício ao Governo do Estado

O vereador Valdomiro Corá solicitou o envio de ofício ao Governo do Estado reivindicando recursos para a construção de asfalto nos bairros de Cacoal e, em seguida, elogiou os moradores da Linha 12 que se uniram pela reconstrução de uma ponte. Corazinho cobrou atenção especial do prefeito Franco Vialleto (PT) quanto à ponte da Rua Rui Barbosa e, junto à Secretaria do Meio Ambiente solicitou a poda das árvores da Avenida São Paulo, além de outras vias públicas desassistidas. Quanto aos moto-taxistas, o vereador do PV solicitou a criação de uma lei que autorize a categoria a realizar a transferência de placas para outras pessoas interessadas em ingressar na atividade. O parlamentar solicitou ainda o envio de ofício ao subchefe da Casa Civil, pedindo que sejam liberados os recursos das emendas parlamentares do deputado estadual Neri Firigolo (PT) e, finalizando, cobrou junto ao Poder Executivo investimentos em saúde pública, de forma a melhorar o atendimento às comunidades locais. Corá apresentou cinco indicações ao Poder Executivo: 01 – Campanha de conscientização sobre os dejetos lançados nos rios e igarapés. 02 – Construção de canteiros na Avenida Cuiabá. 03 – Patrolamento da Avenida Getúlio Vargas. 04 – Sinalização das Ruas e Avenidas. 05 – Patrolamento da Avenida Niterói, entre Getúlio Vargas e Tiradentes.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia