SAAE incentiva população a tomar medidas que resultem em redução no consumo de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos, através de sua diretoria, informa à população que com medidas simples é possível economizar quantia substancial no consumo de água e com isso reduzir o valor de sua conta, ao final do mês, além de contribuir com o meio ambiente. De acordo com os técnicos do SAAE, os principais vilões no consumo excessivo de água são os vazamentos (muitas vezes internos e invisíveis), vasos sanitários, torneiras que muitas vezes respingam o dia todo, problemas na boia da caixa d´água, caixas de descarga nos banheiros, etc.

Abaixo listamos algumas medidas que devem ser tomadas:
No banheiro: regule torneiras e descargas. Conserte os vazamentos assim que forem notados; Feche a torneira enquanto escova os dentes. Se enxaguar a boca com um copo d’água, conseguirá economizar mais de 11,5 litros de água (casa) e 79 litros (apartamento); Economize água colocando um tampão na pia e fazendo do lavatório um tanquinho, enquanto faz a barba por exemplo. Detalhe: ao fazer a barba em cinco minutos, com a torneira meio aberta, pode-se chegar a gastar 12 litros de água (casa) e 80 litros (apartamento); Procure não tomar banho demorado. Cinco minutos no chuveiro são suficientes para um bom banho. Coloque um balde embaixo do chuveiro para armazenar a água enquanto esquenta. Assim, ela pode ser utilizada para outras atividades da casa, como colocar a roupa de molho ou lavar a louça; Não use a privada como lixeira ou cinzeiro. Não jogue papel higiênico, absorvente, ponta de cigarro, preservativo, gilete, pó de café, restos de comida, cascas de frutas, legumes, óleo e qualquer outro tipo de detrito; Nunca acione a descarga à toa, pois ela gasta muita água.

Na cozinha: ao lavar a louça, ensaboe tudo o que tem que ser lavado e depois abra a torneira novamente para enxágue; Só ligue a máquina de lavar louça quando ela estiver cheia; Na higienização de frutas e legumes, utilize cloro ou água sanitária, de uso geral (uma colher para um litro de água, por 15 minutos). Depois coloque duas colheres de sopa de vinagre em um litro de água e deixe por mais 10 minutos, economizando o máximo de água possível.

Na Lavanderia: junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Não lave uma peça por vez. Procure usar a máquina no máximo três vezes por semana; Se as roupas são lavadas no tanque, deixe-as de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágue. Aproveite esta última água para lavar o quintal ou a área de serviço; Reuse a água do tanque para lavar carros e calçadas ou use, para estes casos, um balde.

No jardim: Confira seu relógio de água (o hidrômetro). Faça um teste fechando todas as torneiras, desligando os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa; Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira; Não fique horas lavando a calçada com água potável; Se você tem piscina de tamanho médio exposta ao sol e a ação do vento, saiba que ela perde aproximadamente 3.780 litros de água por mês por evaporação, o suficiente para suprir as necessidades de água potável de uma família de quatro pessoas por cerca de um ano e meio, considerando o consumo médio de dois litros/habitante/dia. Com uma cobertura (encerado, material plástico), a perda é reduzida 90 %.

Caixa d’água: mantenha sua caixa d’água limpa, ela deve ser lavada pelo menos a cada seis meses.
Vazamentos: consertos de vazamentos na rua são de responsabilidade do SAAE. Se você constatar um, acione o nosso departamento técnico através do telefone 3441-3171. Consertos de vazamentos dentro de casa são de responsabilidade do morador, que deve conserta-lo rapidamente. Um pequeno buraco de dois milímetros no encanamento desperdiça até 3.200 litros de água em um dia. Quanto mais rápido você fizer isso, menor será seu prejuízo.

Ao fazer essas recomendações, o objetivo do SAAE é incentivar os seus usuários a economizarem água, reduzir suas contas e contribuir para que esse precioso líquido chegue a todas as casas. Lembre-se: mesmo aqueles que eventualmente não têm muita preocupação com o valor que se paga ao final do mês deve adotar essas medidas em razão o desperdício é ruim para todos, uma vez que, em horários de pico, principalmente em estações secas, pode faltar água em alguns locais da cidade. Lembre-se: vivemos em uma região abençoada por Deus, com muita água, mas isto não nos exime de nossa responsabilidade pela preservação do meio ambiente e consumo consciente.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia