DETRAN INICIA SEGUNDO CICLO DE FISCALIZAÇÃO


A ação tem como principal objetivo garantir maior segurança no transito e conscientizar a população da importância do respeito ao Código de Transito Brasileiro.

O Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/RO em parceria com a Cia de Policiamento de Trânsito de Porto Velho está realizando mais um ciclo de fiscalização pelo interior do estado.

Durante as blitzes, que já passou pelos municípios de Machadinho D`Oeste, Alto Paraíso e Ariquemes são exigidos do condutor documentos do veiculo e CNH. As condições dos veículos também estão sendo verificadas durante a fiscalização e os veículos recolhidos estão sendo encaminhando aos pátios das Ciretrans locais.

De acordo com o agente de trânsito, Emanuel de Oliveira, comandante da operação pelo DETRAN, a ação tem como principal objetivo garantir maior segurança no transito e conscientizar a população da importância do respeito ao Código de Transito Brasileiro. “O nosso trabalho é proporcionar a população um trânsito mais seguro, com respeito as leis de trânsito”, avalia.

A operação conta com uma equipe de nove policiais militares, sob o comandado do Sargento PM Arioston, de seis servidores do DETRAN da capital, entre agentes e auxiliares de trânsito, além de contar ainda com o apoio de servidores e agentes de trânsitos das Ciretrans dos municípios fiscalizados.

No município de Ariquemes, a ação mobilizou ainda a Guarda Municipal de Trânsito e contou com a blitz eletrônica - um ”tapete eletrônico”, da Sesdec, que identifica por meio de foto se a placa está irregular. O aparelho fica cerca de 150 metros antes da barreira da blitz e possui um sensor fotográfico que aciona assim que o veículo passa por cima do tapete, sinalizando a irregularidade.

Balanço

Desde o inicio das blitzes repressivas, que se iniciou na ultima terça-feira (24) no município de Machadinho, foram abordados um total de 499 veículos, sendo 155 carros, 283 motos, 10 caminhões e 51 caminhonetes. De acordo com comandante da operação, Emanuel de Oliveira, esse resultado ainda é parcial, já que fiscalização ainda visitará os municípios de Cujubim, Rio Crespo, Jamari e Candeias do Jamari. “Até o momento foram recolhidos 18 CRLV, 10 CNH e 14 remoção de veículos e o número tende a aumentar já que a operação percorrerá ainda mais quatro municípios”, explica.

Para o motorista João Gomes do Santos, de 58 anos e morador de Machadinho, as blitzes tem um papel muito importante em prol da legalidade. ”Esse tipo de ação evita muitos problemas no trânsito e nós, mais velhos, temos que dá o exemplo. A lei existe para ser cumprida”, opinou durante a abordagem da fiscalização.

Até os motoristas flagrados infringindo as leis de transito apóiam a iniciativa do DETRAN e da PM, como a senhora Helenina Paulina Diniz, que foi autuada por dirigir sem ser habilitada durante blitz realizada nesta quinta-feira (26), em Alto Paraíso. ”Apesar de estar sem CNH, acredito ser importante que o motorista esteja com documentação em dia e correta. Não estou contente em ser autuada, mas considero a ação relevante e por isso, já estou tirando a minha CNH”, esclarece.

Para o diretor-geral do DETRAN, Joarez Jardim, as blitzes repressivas são relevantes por coibir as infrações que prejudicam a segurança e a boa convivência no transito. ``Muitas pessoas já se conscientizaram do respeito a legislação, porém ainda existem pessoas que insistem em infringir as leis de transito e por isso, a fiscalização tem fundamental papel para coibir esse tipo de ação``, afirmou o diretor.


GERÊNCIA DE COMUNUNICAÇÃO SOCIAL
gecom@detran.ro.gov.br

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia