Funescola prepara novos cursos para os servidores municipais

A Fundação Escola do Servidor Público do Município de Porto Velho (Funescola) completa em 2011, seis anos. Foi criada pela Lei Complementar nº. 208 e 230, na gestão do prefeito Roberto Sobrinho, como novo conceito de modernização administrativa, e com o objetivo de capacitar os servidores municipais para melhor atender a clientela que utiliza os serviços públicos, bem como a prestação dos mesmos de forma ágil, eficiente e mais humanizada.

Desde sua implantação foram atendidos cerca de dez mil servidores com variados cursos de formação e capacitação. Segundo o prefeito, a Funescola veio para valorizar o servidor, propiciando melhor formação e necessárias capacitações, com as ações voltadas para a qualidade dos serviços públicos. “A Funescola promove o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos servidores e dos serviços públicos municipais”, reforçou o prefeito.

Além disso, a Funescola atua junto aos servidores através das atividades recreativas; organização de eventos; campanhas de vacinação; processo seletivo simplificado; concurso público estatutário; programa de massagem e ginástica laboral. Em 2010, segundo Josinéia Araújo, diretora pedagógica da Funescola, a meta era atender 1.779 servidores com cursos específicos, gerais e de atendimento ao público. “Superamos a meta e atendemos 1.792 servidores, além disso, realizamos palestras e seminários com a participação extra de 588 servidores. Este ano a meta está voltada para o atendimento de 1.941 servidores”, relatou Josinéia.

A diretora acrescenta que durante todo o ano passado a Funescola realizou cursos como “Previdência Social dos Servidores Públicos; Rais; Linux; Cisco IT Essential; AutoCad Básico e Avançado; Informática; Curso Especial para Tripulação Fluvial; Cálculo Trabalhista; Redação Oficial; Técnica de Redação Jurídica; Licitação Básica e Avançada; Qualidade no Atendimento ao Público; Excelência na Gestão Pública; Libras; Project; Gestão de Pessoas com foco no atendimento ao público; Gespública: Oficina de Autoavaliação e Carta de Serviço; Reunião Técnica-Semfaz e Sistema Cetil. Foram realizadas ainda palestras e workshops como: “A Apresentação do Programa Gespública; Liderança o Fator Resultado; Perfil e Responsabilidade do Servidor Público Municipal; Missão e Visão CGM; Gestão em Segurança Física e Patrimonial em Estabelecimento de Ensino. “As atividades desenvolvidas pela Funescola obedecem ao prévio planejamento, onde todas as secretarias são consultadas, em sequência elabora-se o calendário anual de cursos e outras ações de interesse municipal”, disse Josinéia.

Esta semana a Funescola está preparando o calendário de cursos que deve ser anunciado nos próximos dias. Um deles que será oferecido este ano, Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), já está programado para iniciar na primeira quinzena de fevereiro e é voltado aos servidores que trabalham diretamente com o atendimento ao público.

Ginástica Laboral

A Funescola montou uma sala para a realização do programa de ginástica e massagem laboral e tem beneficiado centenas de servidores. Segundo Josinéia a ginástica laboral vem sendo utilizada como uma importante ferramenta dentro do conjunto de medidas, que visam prevenir o aparecimento de lesões musculares ligadas às atividades dentro do ambiente de trabalho. “Além dos benefícios físicos, a ginástica e massagem laboral proporcionam ganhos psicológicos, diminui o estresse e motiva os servidores”, disse Josinéia.


A diretora explica ainda que as pesquisas mostram que o ambiente de trabalho de uma forma ou de outra é um gerador de estresse. “A preocupação com as atribuições, os prazos de entrega, a legislação, a comunicação, a convivência com os colegas de trabalho e outras rotinas, são alguns dos exemplos de atividades que podem ocasionar uma série de problemas físicos e emocionais nos servidores. Alguns passam horas sentados em frente a um computador, outros em suas atividades laborais. A rotina, a postura inadequada, movimentos repetitivos são grandes responsáveis pelas Lesões por Esforços Repetitivos (Ler) e Distúrbios Osteosmusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). Por isso a prefeitura de Porto Velho, pensando na saúde de seus servidores implantou o programa melhorando a qualidade de vida de todos os participantes”, completou.


Por: Meiry Santos
Fotos: Frank Néry e Quintela

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia