SAAE conclui etapa de ampliação de adutora no Village do Sol

O Diretor Técnico Operacional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE -, José Luiz de Souza Leite, informou que foi concluída a primeira etapa de ampliação da rede adutora no bairro Village do Sol, com tubulação de 200 mm. A obra vai permitir um melhor fluxo de água nos dutos, o que garantirá um melhor bombeamento de água em toda a região. A obra foi realizada em trechos das ruas T, U, V, X com a N, O, P e Q.

O presidente da autarquia, José Pereira das Neves Filho, afirmou que a implantação desses dutos vai solucionar demandas de moradores dos bairros Village do Sol I e Village do Sol II no que tange à regularização do abastecimento de água, uma vez que facilitará a adução de água às citadas comunidades e adjacências, interferindo, positivamente, no fornecimento às demais regiões da cidade.

O investimento, no valor de R$ 150 mil, faz parte do projeto do SAAE em solucionar demandas verificadas em alguns pontos mais distantes da cidade, resultantes do aumento do número de usuários e, conseqüentemente do consumo. “Hoje o SAAE fornece água tratada a praticamente 100% da área urbana e com a construção de uma Nova Estação de Tratamento a interrupção no fornecimento de água em alguns bairros – que era algo corriqueiro até o final de 2009 e início de 2010 – já não faz parte do cotidiano. Hoje podemos afirmar com certeza de que o usuário precavido, com um reservatório instalado em sua residência, dificilmente vai ter problema de falta de água”, afirma o presidente.


INVESTIMENTOS
Além da conclusão da ampliação dessa adutora no bairro Village do Sol, o SAAE investiu centenas de milhares de reais na aquisição de dutos e outros materiais de infra-estrutura para implantar tubulações de 200 mm com a finalidade de ampliar a rede ou consertar alguns pontos que eventualmente estejam obstruídos. Essas medidas visam garantir o fornecimento de água no padrão 24/7, ressalvadas as interrupções durante o período de suspensão temporária para reparos técnicos, bem como os casos em que o fornecimento possa ser interrompido por fatores não previstos, como rompimento de adutoras e casos fortuitos.



NOVA ESTAÇÃO
A construção da Nova Estação de Tratamento de Água no segundo semestre de 2010 propiciou um acrécimo de 40% no volume de água tratada em Cacoal. Até 12/2010, foram investidos, ao todo, cerca de três milhões de reais para a implantação de novas bombas, recuperação nas unidades de captação e ampliação da rede adutora. No caso de atendimento direto ao consumidor, foram adquiridos milhares de novos hidrômetros, que estão sendo instalados em todos os bairros da cidade.


A diretoria está empenhada em garantir que todos os clientes sejam atendidos com a instalação de hidrômetros. “Hoje ainda existe algumas poucas unidades consumidoras que não dispõe de hidrômetros instalados, o que leva o SAAE a emitir faturamento com base em uma média ponderada, levando-se em conta o número de pontos de consumo e outros fatores, mas o cenário ideal e justo é que consumo em todas as unidades consumidoras seja aferido através de hidrometria”, afirma o gerente de distribuição, Adilson Primo.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia