Corrida de jericos começa em 60 dias

A festa que acontece anualmente no município de Alto Paraíso a 200 km da capital está chegando, trata-se da “Corrida Nacional de Jericos Motorizados”, onde uma espécie de carro produzido manualmente com motor estacionário e chassi de Jeep é usado na corrida que acontece em comemoração ao aniversário de emancipação política administrativa da cidade.

As oficinas de montagens já estão preparando as máquinas que farão a alegria da população da cidade e visitantes, a VIII corrida acontecerá pelo terceiro ano em uma área adquirida pela prefeitura, preparada especialmente para o evento, festa que reúne gente de vários municípios de Rondônia e de várias partes do Brasil para prestigiar um evento que virou tradição entre os jeriqueiros de plantão.

A corrida que começou de uma brincadeira de donos de jericos tomou força e hoje está no calendário turístico do estado, Silvio Stedile, jeriqueiro, que participa da corrida desde o inicio, contou a nossa reportagem que essa festa faz parte da história do município, “Eu me lembro de quando corríamos com os jericos que eram usados na lavoura, no transporte de pessoas, madeiras e grãos, hoje estou feliz em saber que esta festa é vista em todo o Brasil” conta Silvinho do Jerico como é conhecido. Silvio foi campeão por duas vezes em Alto Paraíso e campeão do arrancadão realizado na cidade de Serranópolis do Iguaçu no Paraná.

A semana festiva movimenta todo o comércio local, centenas de barraqueiros de várias partes do Brasil vem a Alto Paraíso para ampliar a praça que por 07 dias é palco de alegria a uma cidade com menos de 20 mil habitantes, calcula-se que cerca de 1 milhão de reais gire no município durante a semana de festa.

O prefeito eleito de Alto Paraíso Dr. Romeu Reolon (PMDB) já pensa no que fará de melhor para atender a demanda que prestigia a festa, e nos primeiros dias de governo cuidará também dos interesses turístico do município, uma vez que, depois que assumir o cargo de prefeito terá 42 dias para a realização da festa.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia