Projeto social da São Lucas beneficia famílias carentes no bairro Planalto

Mais de 480 moradores do bairro Planalto, situado na zona leste da Capital, são beneficiados pelo Projeto Jeca Tatu, desenvolvido há mais de dois anos pela Faculdade São Lucas, através de ação conjunta envolvendo professores e alunos dos cursos de Nutrição, Biomedicina e Odontologia. Tudo começou com a realização de pesquisas de cunho acadêmico e acabou se transformando numa ação social junto aos moradores, tendo em vista que o bairro é carente de infra-estrutura e de atendimento na área de saúde e de ensino. “Graças ao Projeto, hoje a comunidade já conta com a Escola Chico Xavier, que atende crianças com idade entre 5 e 9 anos”, informou a professora Flávia Serrano, do Curso de Biomedicina.

O Projeto Jeca Tatu atua no sentido de avaliar as condições nutricionais, odontológica e parasitológica da população local. Análise microbiológica feita pela professora Tatiane Vasconcelos constatou que a água consumida pela comunidade é 100% contaminada por coliformes fecais. Exames parasitológicos realizados em mais de 70 indivíduos detectaram protozoários e helmintos intestinais. Recente trabalho de avaliação nutricional indicou índice de baixo peso em relação à idade, segundo a professora Luna Mares, do Curso de Nutrição. “O maior problema é detectado na área de nutrição”, salientou. Na área odontológica, a professora Roberta Castro destacou o alto índice de crianças com cárie e número elevado de perda dentária. Segundo a professora Flávia Serrano (Biomedicina), o trabalho é importante porque atua na prevenção e orientação junto aos moradores.

Em parceria com a Associação Madre Assunta Marchetti, o Projeto Jeca Tatu, da Faculdade São Lucas, também atua com palestras visando minimizar os problemas enfrentados pelos moradores, principalmente através de orientações que contribuem para melhorar a saúde de crianças e adultos. Coordenado pelas professoras Flávia Serrano e Luna Mares, o Projeto Jeca Tatu tem como objetivo despertar, na sociedade e nos órgãos públicos, a definição de ações para atender o bairro Planalto, principalmente diante da situação de precariedade e risco a que os moradores estão expostos. A proposta, de acordo com as professoras, é ampliar as ações que estão sendo desenvolvidas no bairro, de modo a contribuir com a saúde e a cidadania de seus moradores. Para 2009, conforme antecipou a professora Flávia Serrano, uma das metas é organizar um seminário com a apresentação de todos os trabalhos realizados no bairro e convidar as autoridades locais para participar.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia