Seminário debate sustentabilidade e produtividade da produção leiteira em Rondônia

De 16 a 18 de novembro acontece no auditório da Ulbra em Ji-Paraná o II Rondônia Leite. Criado para debater todo o processo que envolve a produção leiteira no estado, o seminário contará com a participação de renomados técnicos agrícolas. Todo o processo produtivo, incluindo ações diferenciais para aumento de qualidade nas pastagens, rebanhos, instalações, será debatido.

A região central de Rondônia foi escolhida estrategicamente para sediar o evento pois concentra a mais importante bacia leiteira no norte brasileiro. A produção de leite no estado é expressiva, porem pode avançar significativamente com o uso de algumas tecnoligias que serão discutidas no seminário.

É justamente com este foco que foi pensado o II Rondônia Leite, evento que trará para Rondônia algumas das maiores autoridades no assunto do País, como pesquisadores da Embrapa Gado de Leite, de Minas Gerais, e o presidente da Federação Panamericana do Leite (Fepale), Vicente Nogueira Netto.

Para Marivaldo Figueiró, um dos organizadores do evento e médico veterinário da Embrapa Rondônia, investimentos em genética, cuidados com a nutrição e com a saúde do rebanho seriam suficientes para mais que dobrar a produtividade no Estado de Rondônia. Estima-se que a produtividade média atual gire em torno de 4,3 litros de leite por vaca a cada dia. Vacas tratadas no Campo Experimental de Porto Velho, da Embrapa Rondônia, produzem tranquilamente 18 litros de leite por dia.

Temas

Para abordar como a qualidade da pastagem pode ser um diferencial na produtividade leiteira, o pesquisador da Embrapa Acre Carlos Maucício Soares de Andrade discorrerá sobre recuperação de pastagens, e o pesquisador da Embrapa Cerrados Lourival Vilela, que mostra as novas tecnologias para integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

Outro grande tema do evento é a sustentabilidade produtiva. Elizabeth Nogueira Fernandes e Carlos Augusto de Miranda Gomides, ambos da Embrapa Gado de Leite, falam de “produção de leite e conservação ambiental” e de “produção de leite a pasto”. Ao final de cada painel, haverá espaço para debate.

Além da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fazem parte da organização do evento o Governo do Estado de Rondônia, a Associaçaõ de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO) e a Câmara Setorial do Leite. Confira a programação completa e preencha a ficha de inscrição em www.cpafro.embrapa.br/rondonialeite/

--
Otávio Fagote
UMC/SEBRAE-RO
(69) 8404-2899 / 3217-3829

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia