Controle de Infecção garante proteção hospitalar

Com o objetivo de prevenir a ocorrência de infecção hospitalar, o Hospital Cândido Rondon (HCR) possui uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que é responsável por uma série de medidas como o incentivo da correta higienização das mãos dos profissionais de saúde; o controle do uso de antimicrobianos, a fiscalização da limpeza e desinfecção de artigos e superfícies, entre outros. A equipe é formada por enfermeiros, médicos, farmacêutico, nutricionista e pela administração do hospital.

O coordenador da comissão no HCR, Drº Rodrigo Zipparro, explicou que o trabalho da CCIH é também manter arquivados documentos que comprovem o seu funcionamento, as rotinas de sua funcionabilidade, protocolos que orientem o tratamento mais adequado efetivado ao paciente e, sobretudo, dados estatísticos que demonstrem os índices de infecção do hospital. “Nosso principal objetivo é proteger o hospital, beneficiando dessa maneira toda a população assistida, pois nossa intenção é a de prevenir”, explicou.
Uma das colaboradoras da CCIH no HCR é a infectologista, Dra. Fausane Andrade Martins Pereira, que participa na organização da comissão, aprimora métodos para atender a população de Ji-Paraná, envolvendo medidas de qualificação da assistência hospitalar, de vigilância sanitária e outras.

Conforme o diretor geral da Agevisa, Jorge Alberto Molina, de acordo com a norma regulamentada pela portaria do Ministério da Saúde n. 2616, de 1998, as CCIH devem existir em todos os hospitais e devem ser respeitadas pela diretoria. “A Agevisa está intensificando o monitoramento das comissões dos hospitais e orientando para que elas sejam realmente atuantes.

Ações
A CCIH tem como metas: desenvolver ações na busca ativa das infecções hospitalares; avaliar e orientar as técnicas relacionadas com procedimentos invasivos; participar da equipe de padronização de medicamentos; prevenir e controlar as infecções hospitalares; controlar a limpeza da caixa de água; controlar o uso de antibiótico; implantar e manter o sistema de vigilância epidemiológica das infecções hospitalares; elaborar treinamentos periódicos das rotinas do CCIH; manter pasta atualizada das rotinas nas unidades; busca ativa aos pacientes com Infecção; fazer análise microbiológico da água.


Assessoria de Comunicação
Hospital HCR/Cabrini Propaganda

Contato: Fernanda Marques - 8471-7010

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia