Entrevista com Confúcio Moura - Por Zé Katraka

Confúcio Aires Moura veio para Rondônia em meados da década de 1970. Para ser mais preciso, em 1975 desembarcava em Ariquemes como médico recém formado. “Naquele tempo Ariquemes se dividia em duas vilas, uma era a chamada Vila Papagaio e a outra Ariquemes”. Na época Ariquemes ainda enfrentava os problemas da desativação do garimpo manual de cassiterita decretada pelo governo federal em 1970. Os requeiros apesar da proibição insistiam na cata do minério e em conseqüência, enfrentavam os mais diversos perigos de vida, entre eles, o pior de todos, a malária. Foi assim que o médico Confúcio Aires Moura começou sua peregrinação no meio da população, curando doentes, não importava a hora, até que foi contratado pela Cia Mineradora e as coisas começaram a melhorar.

Casado com Maria Alice, pai de Bárbara e Débora e avô de Isadora, Beatriz e Rebeca, Confúcio além de médico é escritor e foi deputado federal por três mandatos, prefeito de Ariquemes duas vezes e agora é o governador eleito e vai governar Rondônia a partir de janeiro de 2011. “Para construir uma Nova Rondônia”. Simples na maneira de agir e de falar, Confúcio conquistou o eleitorado de Rondônia tendo conseguido expressiva votação nos pleitos de 3 e 31 de outubro passado.

Ao assistir os programas eleitorais e depois as entrevistas do governador eleito, notamos que pouca coisa era falada a respeito de projetos culturais. Foi então que resolvi procurar sua assessoria e agendar uma entrevista para falar em especial, do projeto cultural do governador Confúcio Moura. Nosso primeiro encontro aconteceu na manhã de segunda feira dia 22 durante a gravação do programa do deputado Euclides Maciel na RedeTV-Ro, por volta das sete horas da manhã. Ali solicitamos diretamente ao governador a entrevista que por sua solicitação foi agendada para o dia seguinte terça feira às 7h00, na famosa casa amarela da rua Quintino Bocaiúva. No horário marcado lá estávamos, juntamente com o fotografo Elienio Nascimento (o salvador da pátria). Acontece que no meio da entrevista meu gravador “pifou”. Já pensou, consigo uma entrevista exclusiva com o governador, e na hora “H” o gravador emperra! Fiquei com a cara no chão pelo constrangimento, afinal de contas, a sala de espera estava repleta de políticos importantes querendo falar com o “Home” e meu gravador falha. Foi então que o Elienio entrou em cena com seu celular super equipado e gravou o restante da entrevista. Acontece que em virtude do episódio com meu gravador perdi o pique e a entrevista não saiu do jeito que eu havia imaginado, mesmo assim deu pro gasto. Leia, analise e me informe se serviu para esclarecer alguma coisa ou não!

ENTREVISTA
Zk – Nossa praia é a cultura. O senhor vai realmente criar uma secretaria especifica, ou seja, a Secretaria de Cultura. Quem será o secretário?

Confúcio Moura – Nossa pretensão é realmente desmembrar a Secel dividindo em duas secretarias, a de Cultura e de Esportes, porém isso leva algum tempo, não é assumir e assinar uma portaria criando a secretaria de cultura é preciso encaminhar a solicitação a Assembléia Legislativa. Creio que em seis meses isso será resolvido.

Zk – A Secel vai ser administrada por qual partido da base aliada?

Confúcio Moura – Olha, pelo menos até hoje (dia 23), ainda não temos essa resposta. Estou conversando com os dirigentes dos partidos aliados e provavelmente até o final desta semana saberemos qual o Partido que vai administrar a Secel.

Zk – É verdade que a Secel é uma das secretarias mais cobiçadas?

Confúcio Moura – É o que estão dizendo e o que se lê nos sites. Que bom que muitos se interessam pelo Esporte e pela Cultura.

Zk – Lemos na coluna do Robson Oliveira que um dos fortes nomes a assumir a Secel é o do Júlio Olivar. O senhor confirma isso?

Confúcio Moura – O Júlio Olivar é meu amigo lá de Vilhena foi um dos primeiros a abraçar nossa campanha no Cone Sul e caiu em campo mesmo. Em Vilhena tínhamos um dos menores índices de aceitação, segundo as pesquisas e o Júlio juntamente com outros amigos colocaram nosso nome nas costas e o resultado foi que terminamos por reverter o quadro.

Zk – E o senhor então o convidou para ser o secretário de Cultura?

Confúcio Moura – Realmente fiz esse convite, afinal de contas ele é uma pessoa que se preocupa muito com a questão cultural do nosso estado e por isso o convidei para ser o secretário de cultura, só que ele não aceitou, preferiu trabalhar o Turismo. Deve assumir a Setur.


Zk – Ainda na área cultural. Quais seus planos?

Confúcio Moura – Independente de quem seja o secretário, temos um plano de governo para o setor cultural.

Zk – Vamos falar sobre esse assunto:
Confúcio Moura – Vamos regulamentar e sancionar a Lei de Incentivo a Cultura que já foi aprovada pelos deputados estaduais. Vamos criar o Conselho de Cultura e em conseqüência o Fundo Cultural. Vamos criar a secretaria de Cultura.

Zk - Quanto aos projetos culturais?

Confúcio Moura – Vamos trabalhar muito com Editais, afinal de contas é o que vem dando certo nacionalmente falando. Vamos criar os prêmios para determinados setores da cultura. Na realidade, você Zekatraca foi o portador da minuta de um Projeto Cultural discutido e elaborado pela categoria, nesse projeto todos os segmentos estão contemplados. Vamos procurar colocar o projeto de vocês em prática. A pessoa que assumir a secretaria de cultura vai ter apenas que seguir o que a categoria discutiu e planejou. Com o mínimo de ajuste, o projeto de vocês será colocado em prática. Outro setor que deve ser olhado com carinho é o de turismo.

Zk – Já sabemos que o Júlio Olivar pretende ser o Superintendente da Setur. E o que mais vai acontecer no setor de turismo?

Confúcio Moura - É preciso valorizar os turismólogos, que são técnicos e conhecem a área. Cabe ao governo ser parceiro da iniciativa privada e divulgar as potencialidades turísticas, as festas tradicionais, nossos hotéis de selva. Turismo é uma indústria que oferece emprego e gera renda, e tem que ser tratado com profissionalismo.

Zk – Voltando a Cultura. O senhor sabia que os funcionários da Secel em sua maioria, acho que quase 90%, são comissionados. Quando o senhor assumir em 1º de janeiro vai encontrar a secretaria praticamente vazia, sem funcionários e em conseqüência sem condições de funcionar. Como o senhor pretende administra esse problema?

Confúcio Moura – Nesse caso vamos ter que ficar com parte desses comissionados para não deixar a máquina parar. Vamos conversar com a equipe de transição para saber sobre o funcionamento da Secel e então vamos tomar uma decisão. Caso seja preciso vamos manter os comissionados lá.

Zk – A grande expectativa da população é quanto os nomes que vão compor seu secretariado. O senhor pode nos adiantar alguma coisa sobre esse assunto?

Confúcio Moura – Depois de receber os relatórios finais da Comissão de Transição, depois de ouvir os partidos aliados, é que nomearei os secretários, adjuntos e chefes de departamentos e gerencias. A data para a apresentação dos nomes dos secretários será dia 10 de dezembro. A única pessoa, pelo menos até agora, que posso dizer que está confirmado como um dos integrantes da nossa equipe é o Coronel Lioberto Ubirajara Caetano para o comando do Corpo de Bombeiros. Aliás, todos os nomes que por ventura venham a ser convidados terão que passar pelo crivo do Ministério Público Estadual. Quero uma equipe formada por “Ficha Limpa”.

Zk – Outro assunto que vem chamando a atenção é quanto a Agencia de Fomento. Como e quando vai começar a funcionar essa agencia?

Confúcio Moura – É nossa pretensão criar uma agencia de fomento para apoiar os pequenos empreendedores rondonienses. Existem milhares de pequenos empreendedores no Estado que precisam apenas de um empurrãozinho e de capital de giro pra deslanchar seus negócios e gerar emprego e renda.

Zk – Um dos grandes problemas de Rondônia é a saúde. Como o senhor pretende solucionar esse câncer?

Confúcio Moura - A tônica de meu governo será a eficiência, o Estado tem que facilitar a vida do povo. As filas nos postos de saúde são inaceitáveis. O SUS tem que mudar. Quanto a isso a eleição da presidente Dilma nos dá um alento.

Zk – Vamos falar sobre segurança pública?

Confúcio Moura - Os nossos recursos humanos na área de segurança pública são excelentes. Porém, faltam condições de trabalho, nas delegacias, nos presídios. Há deficiência na apuração dos inquéritos, nas investigações, nas estatísticas. Os recursos tecnológicos estão defasados. Temos que deslocar o efetivo da polícia para onde acontecem os crimes. O crime tem local, hora e data pra acontecer. O serviço de inteligência é um trabalho silencioso, de investigação, e dá resultados.

Zk – O senhor confirma que o secretário da Sejus será um agente penitenciário?

Confúcio Moura – Cumprirei o que prometi durante a campanha. No quadro do estado existem agentes experientes, com formação em administração pública e altamente capacitados.

Zk – O atual governo abriu concurso para Agente Penitenciário. Acontece que muitos que foram aprovados no último concurso realizado pelo governo, ainda não foram convocados para assumir, Como o senhor pretende resolver esse problema?

Confúcio Moura - Os agentes que foram aprovados em concurso que estiverem com prazo de validade em vigor, serão chamados e treinados na academia,

Zk – E o Detran?

Confúcio Moura - Ainda não tenho o diagnóstico definitivo da autarquia, uma coisa é certa, estudarei a legalidade do Detran ajudar a pagar as contas dos hospitais, em função do alto índice de acidentes de trânsito. Precisamos implantar uma política firme de prevenção de acidentes, nas escolas e nas ruas. E colocar o Detran para dialogar com a Semtran (Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito).

Zk – Para finalizar. A menina dos olhos do seu governo é a educação segundo o senhor tem proclamado em suas entrevistas. Quem vai mandar na Seduc?

Confúcio Moura – Falei outras vezes - Não quero negociar politicamente a Secretaria de Educação. Quero que todos os meus aliados me poupem de constrangimentos. Eu, ainda não tenho o secretário ou secretária de educação, francamente não tenho.

Gostaria que fosse um bom administrador. Um comprovado administrador. Que fosse um excelente gestor de pessoas, que entendesse de metas, de avaliação de desempenho, de compromissos, de busca de qualidade nas aulas e nas escolas. Estou procurando este bem-aventurado não sei como. Nunca fiz recrutamento para contratar CEO ou gerentes de ponta de linha.
Mas, estou andando por aí, se você tiver alguma idéia que possa me ajudar, que conheça alguém que você sinta que tem estas condições pode me avisar para uma conversa. Só tem uma coisa - se não ter conta do recado será exonerado. Quero educação no rumo da qualidade. No rumo de uma NOVA RONDONIA.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia