Feira estudantil apresenta avanços da tecnologia da saúde

Estudar os mistérios da saúde e vida humana são desafios que oferecem novas descobertas todos os anos, e proporcionam melhorias significativas para o corpo, mente e hábitos de homens, mulheres e animais. Mas, de que forma o ser humano interfere e contribui para essas modificações foi um dos objetos de trabalho na Feira de Ciências do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Porto Velho nesta quinta e sexta-feira.

“Reflexos da ação humana para o desenvolvimento da Ciência, Cultura e Tecnologia” foi o tema geral que os estudantes de ensino fundamental e médio pesquisaram para apresentar ao público da Capital. Para as turmas de 1º ao 6º ano a feira aconteceu nesta quinta-feira, 25 de novembro, e para as turmas do 7º ano ao Ensino Médio, ela iniciou às 9 horas da manhã e foi até as 14h da tarde de hoje.

Para alguns alunos do primeiro ano do Ensino Médio o estudo apresentado foram os “Avanços da medicina: diagnósticos, cirurgias e tratamento de doenças”, com foco no desenvolvimento tecnológico dos aparelhos de ultrassonografia, com uso voltado ao exame fetal.
Na feira, o grupo demonstrou uma simulação de aparelho de ultrassonografia e do exame em grávidas, usando imagens reais, que mostram as diversas partes do bebê ainda no útero, que podem ser observadas em um exame como este, como: cabeça, mãos, nariz, olhos, coluna e coração.
Para as estudantes Aline Ferraz, Joice Santos, e Yara Silva que tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o equipamento e seus diversos usos no Núcleo Daia de Medicina Diagnóstica, com a pesquisa em campo, foi possível acrescentar mais conhecimento para a apresentação, pois assim, tiveram a chance de acompanhar de perto, como deve ser feito e quais os resultados esperados de um procedimento como este.

“A maternidade é um ato de puro amor e dedicação, por isso o Daia se preocupa em oferecer às clientes espaços como os Núcleos Feminino e Fetal, onde elas tem conforto e privacidade para cuidar e conhecer um pouco mais do filho, mesmo antes dele nascer” explica a gerente operacional do Núcleo Daia, Leovânia Silva.

A 9ª Feira de Ciências, Cultura e Tecnologia do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Porto Velho trabalhou com o objetivo de incentivar os estudantes a buscar diferentes fontes de conhecimento, como explica a professora responsável, Geni Ferreira dos Santos, “a Feira desperta o interesse para a pesquisa e proporciona outras formas de aprender. A gente percebe muito envolvimento e empolgação, em toda a busca pelo conhecimento e pelos materiais de apoio ao trabalho.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia