CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE DISCUTE, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, NORMA INÉDITA SOBRE MEIO AMBIENTE

A proposta da primeira norma contábil ambiental será apresentada durante o Congresso Internacional de Contabilidade, que acontece nesta segunda e terça-feira, no Rio de Janeiro

De forma pioneira, a Contabilidade brasileira tem a oportunidade de discutir, em audiência pública, uma nova Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) sobre Informações de Natureza Ambiental, proposta pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC. A iniciativa, que visa normatizar a maneira como as organizações devem registrar o envolvimento com as questões ambientais, acontecerá durante o Congresso Internacional de Contabilidade Socioambiental - CSEAR Congress - Centre for Social and Environmental Accounting Research que se realizará nesta segunda e terça-feira (27 e 28 de julho), na Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Praia Vermelha.
O estudo foi concluído após oito meses de trabalho do Grupo de Estudos de Informações de Natureza Ambiental, do CFC, composto pelas professores de Ciências Contábeis, Aracéli Cristina de S. Ferreira, coordenadora do Grupo de Estudos; Maísa de Souza Ribeiro e Gardênia Maria Braga de Carvalho. “Esse será um importante passo para que as organizações possam reconhecer, classificar e mensurar seus desempenhos, sejam eles passivos ou ativos ambientais”, explica Aracéli.
Além da audiência pública, o evento, que será realizado pela primeira vez na América do Sul, segue os moldes do CSEAR que acontece anualmente na University of St. Andrews, na Escócia, e contará com a presença de Rob Gray, autor do primeiro livro no mundo que trata de Contabilidade Ambiental. Durante o encontro Gray abordará o tema ‘Os caminhos da pesquisa em contabilidade social e ambiental’.

CSEAR - o Centre for Social and Environmental Accounting Research é um centro de pesquisas que congrega cerca de 600 pesquisadores de 30 países para o desenvolvimento de pesquisas em contabilidade social e ambiental, gestão ambiental, desenvolvimento sustentável e outros temas correlatos. Criado em 1991 é hoje o mais importante centro mundial de pesquisas de Contabilidade Socioambiental e está ligado à Escola de Gestão da University of St. Andrews, cujo fundador é Rob Gray.

Sobre o CFC - O Conselho Federal de Contabilidade, com sede em Brasília, (DF), tem 60 anos de atuação contribuindo para a orientação e fiscalização do exercício da classe contábil. Hoje o Sistema CFC/CRCs é formado por 27 Conselhos Regionais de Contabilidade, localizados em todos os Estados do Brasil, instituídos e regidos pelo Decreto n.º 9.295, de 1946. O CFC tem por prerrogativas o registro e fiscalização do exercício profissional dos contabilistas. De acordo com a coordenadoria de Registro, atualmente existem mais de 400 mil profissionais em atuação e cerca de 70 mil escritórios de contabilidade ativos.

Rosângela Longhi
Assessora de Imprensa

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia