Iperon lança sistema de aposentadoria informatizado nesta terça-feira

Trata-se de um recurso que vai agilizar, em questão de dias, a situação trabalhista do servidor público estadual. O sistema segue as exigências do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS).

O novo software vai entrar em funcionamento nesta terça-feira (14), quando será inaugurado pelo governador Ivo Cassol, a partir das 09:00 horas da manhã. Ainda na cerimônia acontecerá o lançamento de uma cartilha que vai ensinar passo a passo a Lei 432, Lei Previdenciária do Estado. “Com este Software, as informações que antes levavam um ano para serem obtidas pelo servidor, hoje levará apenas 2 minutos. Isso ainda não é o melhor: caso estejam em acordo, o funcionário poderá se aposentar em apenas 60 dias”, disse o presidente do Iperon/RO, César Licórico. Outro ganho é que o sistema vai estar disponível até final do ano na internet. “O servidor não precisará se deslocar até o Iperon, vai poder fazer tudo da própria casa”, ressaltou o coordenador de Sistema do Iperon, Sauer Rogério da Silva.
Software do Iperon vai facilitar a vida do servidor na hora de se aposentar

A servidora que se aposenta está no Instituto desde 1993. Trata-se de Maria das Graças Silva da Costa, de 60 anos de idade e 30 de contribuição. Para comprovar os anos trabalhados, a mesma apresentou ao Instituto Certidão de Tempo de Contribuição fornecida pelo Ministério da Previdência Social. Documento este, que após verificado pela Procuradoria Geral do Instituto foi averbado a sua ficha funcional.
Entre a solicitação e a concessão do benefício, a servidora esperou cerca de 60 dias. Segundo o presidente do Instituto, César Licório, este será o novo prazo de espera, podendo ser reduzido ainda mais, com o aperfeiçoamento do sistema. Ele lembra que até então eram necessários no mínimo seis meses para que houvesse a tramitação e conclusão do processo, incluindo a publicação do ato.

As informações que a principio fazem parte do banco de dados do Iperon, também passam a estarem disponíveis para a Secretaria Estadual de Administração, Sead. Um grande beneficio para a instituição que atualmente faz os tramites manualmente e também para os servidores que serão melhor atendidos. “O emprego desse software na Sead significa um avanço tecnológico, saímos da morosidade e entramos finalmente na era da informação”, afirmou o secretario Estadual de Administração Valdir Alves.

Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, e Assembléia Legislativa, dentre outras instituições também terão acessos às informações trabalhistas dos servidores, que constarão no banco de dados do Iperon.

Além do governador, está prevista também a presença do secretário de Administração Valdir Alves, responsável pela pasta que coordena o maior contingente de servidores do Estado. Como a aposentadoria a ser feita nesta terça é de servidor do IPERON, somente o governador Cassol e o presidente do Instituto assinam o ato, cuja publicação deverá ocorrer ainda esta semana.

O Iperon está localizado na Avenida 7 de setembro, 2557, próximo a Avenida Governador Jorge Teixeira.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia