Seagri divulga inscrições para a Feira Nacional da Agricultura Familiar

Continuam abertas as inscrições para a seleção dos empreendimentos que deverão participar da VI Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (VI Fenafra). A feira acontecerá, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, nos dias 07 a 12 de outubro. O evento que é promovido pela Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA/RO) conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) que há tempos vem trabalhando para fortalecer a agroindústria em Rondônia.

Esse ano, a feira tem como tema “Consumo Consciente” e, assim como nos anos anteriores, tem como objetivo a promoção, divulgação e comercialização dos produtos de agroindústrias familiares e do artesanato, produzidos pelos agricultores familiares, pescadores artesanais, mulheres rurais, assentados da Reforma Agrária e Crédito Fundiário, extrativistas, aqüicultores, quilombolas e indígenas. Todos eles devem atender os requisitos para enquadramento como beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Segundo Francisco Evaldo de Lima, secretário adjunto da Seagri, a feira é uma oportunidade de mostrar toda a riqueza, diversidade e beleza produzida pelos agricultores familiares de Rondônia. “Expor os produtos do nosso Estado para um mercado maior como este, permitirá que esses trabalhadores tenham a chance de colocar seus produtos sob análise ou crítica do público. A conseqüência é que isso vai, certamente, ampliar o leque de comercialização com empresários e outras pessoas que vão fazer suas encomendas”, salientou Evaldo, que ressaltou ainda a experiência que os participantes terão em conhecer empreendimentos do Sul ou Nordeste do País, que estão em um estágio mais avançado neste processo.

Ocorre que até agora, apesar das 11 vagas abertas para Rondônia, sete para agroindústria e quatro para artesanato, apenas dois empreendimentos se inscreveram: do distrito de Nova Califórnia, o Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado (Reca), uma organização de agricultores familiares e extrativistas, envolvidos na produção de polpas e palmito; e a Associação Artística Cultural de Candeias do Jamari (ACCJ), que trabalha na fabricação de materiais rústicos a partir da fibra de cipó. Júlio César Souza Chagas, coordenador estadual da VI Fenafra, esclarece que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) oferece passagens aéreas de ida e volta para um expositor de cada empreendimento, hospedagem e transporte dos produtos relacionados na ficha de inscrição. “Caso não preenchamos todas as vagas, no ano que vem apenas cinco inscrições serão disponibilizadas para Rondônia”, comenta o coordenador da VI Fenafra.
Informações

Os interessados devem entrar em contato com a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA-RO) através do telefone 3229 2564 ou 9956 2279 (Júlio César) ou com a Seagri através do telefone 3218 2933 (Alkalexandre).

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia