Governo do Estado recebe veículos e equipamentos como compensação ambiental

O governador Ivo Cassol, acompanhado da comandante da Policia Militar, Cel. Agelina Ramires, e do comandante do Batalhão da Polícia Ambiental, Vilson de Sales Machado recebeu das mãos do diretor e presidente da Santo Antônio Energia (Mesa), José Bonifácio e Roberto Simões, as chaves dos veículos e equipamentos que foram repassados ao Estado de Rondônia como forma de compensação ambiental, no valor de R$ 3 milhões de reais, pela construção da usina hidrelétrica de Santo Antônio. A cerimônia de entrega aconteceu na manhã desta quinta-feira (02) na Associação dos Magistrados – Ameron, na capital, e reuniu deputados estaduais, secretários de Estado, prefeitos e demais autoridades estaduais e locais.

Na ocasião Angelina Ramires, agradeceu ao IBAMA pela licença da construção da usina, que em sua opinião está gerando empregos, mas não deixou de se preocupar com a degradação do meio ambiente devido à construção do empreendimento. “Precisamos continuar defendendo o meio ambiente”, ponderou a comandante, acrescentando que “os recursos entregues significarão melhorias nos trabalhos realizados pelo batalhão em todos os 52 municípios do Estado de Rondônia”, concluiu.

Em seu pronunciamento, o governador Ivo Cassol falou da autorização do IBAMA para a transferência de R$ 30 milhões de reais da compensação das usinas para a conclusão do Hospital Regional de Cacoal e anunciou que amanhã estará em reunião com o Ministro da Saúde em Porto Velho, onde solicitará recursos para os equipamentos do hospital.

Durante a solenidade, o deputado Tiziu Jidalias aproveitou para explicar que a Assembléia Legislativa está trabalhando arduamente no sentido de somar para o desenvolvimento do estado. O deputado se queixou dos políticos e meios de comunicação que publicam situações que não condizem com a verdade e lembrou que as legislações anteriores, além de nunca terem economizado um centavo para o estado sujaram o nome de Rondônia e dos políticos compromissados com a população que aqui habitam.

Ainda durante discurso – devido às acusações sofridas que considera ‘desleais’ –, o deputado anunciou que vai encaminhar documento para a casa de Leis renunciando seu auxílio moradia adquirido com o cargo de deputado estadual. “Estamos sendo alvo de críticas maldosas mesmo economizando e devolvendo dinheiro para o cofre do estado, ato que nunca aconteceu em legislações anteriores”, desabafou o deputado.

Na ocasião, Cassol criticou a forma da Prefeitura Municipal de Porto Velho fazer a saúde básica do município. “O município não faz sua parte. O consórcio precisa rever como estão sendo aplicados os recursos de compensação ambiental pela prefeitura de Porto Velho”, alertou o governador. Segundo ele, com a conclusão do Hospital Regional de Cacoal, haverá uma redução significativa no fluxo de atendimento nos hospitais da capital, principalmente no pronto socorro João Paulo II que se encontra superlotado de pacientes com doenças consideradas de baixa complexidade, e que são tanto do interior quanto da capital e que poderiam ser tratados em postos de saúde, deixando o pronto socorro para atender apenas urgências e emergências. “O recurso que está sendo destinado ao estado será aplicado em compra de equipamentos, ampliação e reforma dos hospitais estaduais”, ressaltou Cassol.

Na oportunidade, o governador alertou o comandante Vilson sobre a responsabilidade dos trabalhos do batalhão ambiental no sentido de fiscalizar, mas sem cometer infrações. “Não admito que façam vista grossa para a ilegalidade deixando Rondônia cair na mídia nacional como o estado que mais desmata no país”, finalizou o chefe do executivo.

Ao final da cerimônia foi assinado o termo de doação dos veículos e equipamentos, entre eles: dez pick-ups completas; 12 motocicletas de 250 CC; quatro embarcações tipo chata de seis metros; 12 embarcações tipo lancha de seis metros; seis carretas para transporte de motocicletas; um caminhão 26/220 Euro; um caminhão trucado HR 2,5 e demais equipamentos como, notebook, filmadoras digitais, impressoras e lap tops.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia