STICCERO desrespeita mais uma vez o judiciário e não comparece a audiência na Justiça do Trabalho.

O representante do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil – STICCERO, Antônio Acácio do Amaral, deixou de comparecer nesta terça (28/04), a uma audiência designada pela 6º Vara do Trabalho que suspendeu as eleições que seriam realizadas no último dia 18 e 19 de abril, acatando requerimento do Ministério Público do Trabalho – MPT, que apontou diversas irregularidades no processo eleitoral do Sindicato.

O fato aconteceu um dia após as declarações contundentes em defesa da liberdade sindical, por parte do presidente da OAB, seccional de Rondônia, Hélio Vieira, de que: ”A liberdade sindical é assegurada pela Constituição Federal e os trabalhadores não devem abrir mão desse direito e quanto a as empresas que compõem o consórcio construtor dessa obra devem buscar harmonia com os operários a fim de evitar as ocorrências de maiores transtornos”, na manhã desta segunda-feira 28/04, em solenidade nos canteiros de obras da Usina de Santo Antonio.

Foram abordados na audiência a legalidade da suposta eleição do STICCERO, ocorrida no último dia 18 e 19, embargada pela própria Justiça do Trabalho, bem como as denúncias feitas, a cada dia mais, por diversos trabalhadores que se dizem perseguidos, ameaçados, advertidos e demitidos por influência que Amaral teria sobre a diretoria construtora Norberto Odebrecht sendo expulsos e impedidos de atuar livremente como membros do sindicalizados tendo inclusive as suas filiações negadas sem qualquer justificativa legal.

O auto intitulado novo presidente do STICCERO, Antonio Acácio do Amaral, que também acumula os cargos de presidente da Comissão Eleitoral do Sindicato, presidente da Força Sindical de Rondônia, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Rondônia e Acre – FITRAC, além de representar mais de sete entidades sindicais por procuração, o que levanta severas suspeitas quanto às limitações humanas e administrativas do super sindicalista, que em recente matéria de uma página no jornal Estadão do Norte desta quarta-feira (29/04), que diz ter mais experiência somada em seus anos de sindicalismo do que a nova geração de promotores públicos do Ministério Público do Trabalho, que o estão acusando.

Amaral vem sendo acusado pelos operários das usinas de manobras ilegais dentro do Sindicato, como eleição irregular de uma única chapa, realizada sem o conhecimento dos membros da categoria que vem tendo gradativamente sua liberdade sindical oprimida pelo clientelismo praticado pelo suposto presidente e as os consórcios das empresas construtoras das usinas no Estado.

Após ter sido maciçamente vaiado por mais de dois mil trabalhadores na solenidade desta segunda-feira (27/04), Amaral não compareceu e nem mandou advogados com quaisquer esclarecimentos quanto a sua ausência, fazendo com que a Juíza Federal da 6º Vara do Trabalho do Estado de Rondônia, Dra. Andréa Alexandra Barreto Ferreira, deliberasse pela total revelia por parte dos reclamados, que se quer apresentaram um atestado médico para justificar.

Durante o prosseguimento da audiência onde foram todos os trabalhadores da construção civil que foram recentemente impedidos de se filiarem e demitidos de seu Sindicato e Juíza ouviu o parecer do Procurador Geral do Trabalho que juntou novas peças documentais bem como impugnou diversos documentos irregulares e fotos que teriam sido forjadas, onde a defesa de Antônio Amaral fazia aparentar que o sindicato estaria localizado em um endereço fictício.

Já o advogado da Oposição Sindical fez questão de registrar nos autos os abusos absurdos a que os operários têm sido submetidos, uma vez que os mesmos são os representantes de fato da categoria enquanto Antonio Amaral está iludindo e manipulando alguns trabalhadores com a falsa impressão de ser o atual presidente do sindicato, mantendo-se ilegitimamente a frente da categoria em desrespeito a ordens judiciais.

Danny Bueno
- Assessoria de Imprensa da OSTCC - Oposição Sindical dos Trabalhadores da Construção Civil

Papudiskina - Edição de Primeiro de Maio

Jonadabe da Silva Lima não é mais diretor administrativo do SAAE. Ele deixou o cargo pouco tempo após assumi-lo. Há fortes razões para se acreditar que ele sabia, de antemão, que não ficaria em Cacoal, já que sua esposa estava trabalhando em Sergipe, onde assumiu cargo público e pelo qual estaria recebendo uma boa remuneração. A saída abrupta de Jonadabe, mais conhecido no SAAE como Jonas, deixou muitos servidores perplexos. Ele nem sequer despediu-se dos colegas de trabalho. Simplesmente deu no pé,como se diz na gíria.
Agora, o padre Franco, prefeito de Cacoal, tem a missão de recolocar um novo diretor, que seja indicado pelos servidores da autarquia, conforme promessa firmada em campanha. Há quem diga que a saída do Jonas está criando uma expectativa maquiavélica em certos "conselheiros" do chefe do Poder Executivo. Querem demovê-lo da idéia de lançar um novo diretor indicado pelos servidores sob a justificativa de que, ao escolher o Jonas, ele já teria cumprido sua promessa. Mas esse argumento é próprio de gente sem caráter, que se aproveita de uma situação inusitada para justificar suas malvadezas. Não, padre Franco não pode dar ouvidos a esse tipo de gente. Talvez justamente com essa expectativa é que a todo momento vemos filas de petistas abordando a diretoria do SAAE. Mas o padre e prefeito Franco Vialetto, fiel ao seu povo e consistente em suas ações, certamente saberá ouvir a voz do coração e da razão ao mesmo tempo e honrará o seu compromisso de nomear alguém indicado pelos servidores. Hoje, sabedores que a imprensa está de olho nessa possibilidade de maracutaia, já começam a surgir boatos de que conselheiros do padre estariam exigindo que o novo diretor do SAAE seja portador de diploma de nível superior. Se isso for verdade, a coisa está pior do que a gente pensa. Aí não se trata mais de simples manobra, mas de mau caratismo mesmo. Espero, sinceramente, que isso não vigore.
Se é verdade que para administrar uma autarquia como o SAAE seja necessário ter curso superior, o mesmo valeria para prefeitos, vereadores, governadores, senadores, secretários municipais, secretários estaduais, ministros, etc. Não há, portanto, argumento algum que dê suporte a tamanha imbecilidade. Temos certeza de que padre Franco está atento e jamais aceitaria tamanha incoerência.
Por respeito ao povo que confiou em sua ética e em seu caráter, Padre Franco irá, sim, nomear um novo diretor para o SAAE (em substituição ao Jonas). O padre Franco sabe que suas ações não devem imitar as ações de políticos trambiqueiros, acostumados a fazer o povo de trouxa. Os servidores do SAAE admiram muito o caráter do padre Franco e ele certamente não irá decepcioná-los.

Gripe suína
O mundo inteiro está assustado com essa nova pandemia que mostra o quanto nós, seres vivos, e em especial os seres humanos, somos vulneráveis. A propagação de doenças, entre os humanos, é muito mais rápida e letal do que em qualquer outro animal. Enquanto os demais animais vivem em grupos pequenos e raramente migram para outras regiões (exceção feita às aves e alguns poucos grupos de mamíferos), muitos humanos singram os céus e atravessam o mundo em poucas horas. Assim, uma doença que surge em determinado vilarejo rapidamente alcança todos os continentes e regiões. Queira Deus que as autoridades sanitárias consigam debelar o foco dessa pandemia e tomem medidas capazes de deter a sua propagação. Se tivermos sorte, também em seis meses poderemos ter uma vacina capaz de imunizar a população. Mas não nos iludamos! Os vírus estão sempre em mutação e embora os cientistas tenham conseguido vencer importantes batalhas, não há como vencer essa guerra contra as enfermidades. Cabe a cada um de nós fazer a nossa parte, tomando medidas preventivas e cuidando para não destruirmos ainda mais a nossa capacidade de resistência. A automedicação, o uso desenfreado de substâncias inapropriadas e outras extravagâncias que os humanos cometem colocam em risco todo o equilíbrio entre os seres vivos. O pior é que para a mãe natureza somos apenas parte de um ciclo e de uma cadeia de transmutação de vida em suas multiplas variantes (comensalismo, predadorismo, parasitismo, etc).


Eleição na UMAM
Finalmente teremos eleições para a escolha da nova diretoria da UMAM, que vai ocorrer no dia 07 de junho. As inscrições estarão abertas entre os dias 04 a 31 de maio. De acordo com os dirigentes, todos os presidentes e membros de diretorias que foram eleitos este ano estão aptos a votar. Que bom que as coisas estão se definindo. A UMAM é uma entidade muito importante no contexto social e é muito bom que continue de pé, sempre pronta a defender os interesses da sociedade. Esperamos, sobretudo, que a imprensa e a população colabore, velando sempre para que não tenhamos mais essa imissão de políticos em assuntos internos dessas associações. Muitos já usaram as organizações de bairros para se dar bem politicamente. Acho importante, no processo democrático, que os políticos estejam atentos às necessidades da população e se aproximem dessas associações, mas sempre com o objetivo de contribuir sem o interesse de transformá-las em meros currais eleitorais.


O Dia do Trabalho

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” – Perseu Abramo

DNIT: Governo apresenta proposta que substitui bônus e servidores se mobilizam

Os servidores do DNIT de Rondônia estão mobilizados por não aceitarem o descaso e o descumprimento de acordo por parte do governo federal. Na última quarta-feira, com a presença do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Rondônia (SINDSEF), Herclus Coelho, fizeram um ato público em frente ao órgão, diante da reticência do Ministério do Planejamento em concluir as negociações, iniciadas em outubro do ano passado. A nova proposta consiste de um "prêmio" que seria pago aos servidores até junho de 2010. Segundo o governo, durante esse tempo, um grupo de trabalho (GT) deve discutir uma proposta de tabela remuneratória para a categoria. O governo alegou que problemas jurídicos e técnicos forçaram a substituição do bônus pelo prêmio.
Para Fabrício, um dos coordenadores do movimento, vale lembrar que os servidores aceitaram o que foi proposto diante da nossa "pauta emergencial", na ocasião, a saber:

1- O pagamento de um bônus trimestral mediante cumprimento de metas a partir de primeiro de janeiro/09 e pagamento em abril/09. Apesar da meta já cumprida, o MPOG sequer assinou o termo aditivo relativo ao bônus, até a presente data.
2- A criação do Grupo de Trabalho para realizar a reestruturação das carreiras do órgão e implantar os demais instrumentos necessários ao bom funcionamento do DNIT. Também não instituído.
3- Adiamento da discussão sobre o reajuste salarial dos servidores para 2009, diante da impossibilidade orçamentária de 2008. A tabela salarial do DNIT, principal executor das obras do PAC continua totalmente defasada em relação a outros órgãos da administração pública federal.

Por conta dessa situação, a ASDNER e a AEDNIT programaram a seguinte agenda de atividades, submetida às assembléias em todo o Brasil:

a) Dia 29/04 de abril - Houve a paralisação de 24 horas (com mobilização nas BR´s ou em outros pontos estratégicos) .

b) Dias 13, 14 e 15 de maio - Paralisação de 72 horas (com mobilização nas BR´s ou em outros pontos estratégicos) . O servidor disse que, caso as paralisações de advertência não sensibilizem o governo, não nos restará alternativa a não ser entrar em greve por tempo indeterminado.

Cassol busca recursos financeiros em Brasília para centro cultural e de convenções na capital


Nesta quarta-feira (29), o governador Ivo Cassol esteve em Brasília buscando recursos financeiros e celebrando convênios para o Estado de Rondônia. Na parte da manhã, o governador esteve no Ministério da Aeronáutica em audiência com o Comandante da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro-do-ar Juniti Saito. Durante o encontro, Cassol defendeu a construção de um centro cultural (bumbódromo) e de um centro de convenções na avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho, nas proximidades do aeroporto da capital (terras da União que sob a jurisdição da Aeronáutica). O governador expôs a importância da obra como geradora de emprego e renda, aperfeiçoamento de mão-de-obra e também de fluidez de negócios. Em troca do terreno, Cassol ofereceu ao Ministério da Aeronáutica uma área urbana próxima ao rio Madeira, que se destinaria, no futuro, à construção, pela Aeronáutica, de nova pista de pouso e decolagem. O Brigadeiro Saito ouviu os argumentos de Cassol, prometeu estudar o projeto, ouvir o Ministério da Defesa, a ANAC e a Infraero, e, muito em breve, informar a Cassol da decisão de aprovação ou não da obra. O Ministério diz ter estudos de ampliação do aeroporto de Porto Velho.

Idaron procura tranquilizar rondonienses sobre Gripe Suína

Na manhã desta quarta-feira (29), o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), Augustinho Pastore, procurou tranquilizar a população do estado sobre o surto de Gripe Suína (Influenza), doença que foi confirmada em oito países e tem como principais focos o México, onde morreram mais de 140 pessoas, e os Estados Unidos, que têm 25 casos confirmados. “Não há nenhuma possibilidade desta doença chegar até Rondônia via animais, já que fazemos um monitoramento intensivo do transporte e abate de suídeos (suínos domésticos, selvagens e javalis) feitos dentro do estado”, disse Pastore.

Mas o titular da Idaron pede que todos tenham cuidado com o surto, já que a Organização Mundial de Saúde (OMS) está convocando reuniões diárias, o que leva a OMS, em breve, a classificá-la como pandemia (doença que atinge várias regiões do planeta). “Com a tecnologia, os males chegam mais rápido a vários cantos do mundo. Você pode ir de Rondônia até ao México em pouco mais de um dia. Se alguma pessoa que esteve na América do Norte e resolve vir para cá, corremos um sério risco de sofrer transtornos”, afirmou ele.

O órgão que cuida da sanidade animal também dá algumas orientações às pessoas que tem dúvidas se podem ou não consumir derivados dos suídeos com o surto da Influenza. “A Idaron aumentou ainda mais a vigilância dos produtos derivados destes animais. Prova disso, é que conseguimos há pouco tempo a certificação de área livre de Peste Suína Clássica, que é uma doença muito mais agressiva, parecendo com a dengue hemorrágica, só que nos suídeos. Pode consumir tranquilamente a carne ou produtos destes animais, já que quando bem cozidos, a mais de 70ºC, o vírus H1N1 não consegue resistir”, apontou Leandro dos Santos, médico veterinário e diretor técnico da Idaron.

Apoio

Caso algum produtor perceba algum sintoma diferente em um suídeo (suínos domésticos, selvagens e javalis) da sua propriedade, deve procurar um dos 75 escritórios ou 14 postos de fiscalização fixos da Idaron e comunicar o fato. Desta maneira, os profissionais da autarquia poderão tomar providências para evitar que a Gripe Suína cause problemas para a população de Rondônia.

Depois, o produtor que tiver contato com animais possivelmente doentes, deve procurar uma unidade de saúde, especialmente o Cemetron (Centro de Medicina Tropical de Rondônia) para melhor atendimento.

Doença

A gripe suína é uma doença infecto-contagiosa ocasionada por uma variante do vírus influenza H1N1. A transmissão pode ocorrer pelo contato com animais infectados (porco-homem) e também entre humanos (homem-homem). O consumo de carne de porco não acarreta doença, uma vez que o vírus é inativado pelo calor e tem esse nome por ter material genético (DNA) de porcos, humanos e até aves.
Assessoria de Comunicação da Idaron – Asscom/Idaron

Jornalista Responsável: Felipe Corona – MTb 919/RO

Contatos: (69) 3216-5238 e 9235-7020

Funerárias brigam por cadáver em hospital de Vilhena

Na tarde da última segunda-feira no pátio do Hospital Regional de Vilhena, por volta das 16h00, agentes das funerárias Previver e São Matheus disputavam o cadáver literalmente no tapa.

Amarildo José Fagioli, de 30 anos de idade, foi encontrado morto, dentro de um dos banheiros do Hospital Regional. A causa morte, segundo os médicos foi ataque cardiaco fulminante.

Amarilda estava há algumas horas esperando atendimento e morreu com a ficha de triagem na mão.

Depois da confirmação do óbito de Amarildo, a disputa por seu corpo foi tão grande, que agentes funerários partiram para as vias de fato.

Marcelo, funcionário da funerária São Mateus, conversava com a família do falecido, quando Júlio Cesar, funcionário da funerária Previver, chegou até ele dizendo que a família deveria escolher qual funerária iria contratar e que Marcelo estaria tomando a frente.

Enquanto isso a proprietária da Funerária Previver, Luciene de Clara Alencar Barros, tirava foto da ação dos agentes da funerária concorrente, fato que irritou Marcelo(São Mateus) que tentou tirar a máquina da mão de Luciene. Júlio tentou proteger a `patroa´ e os três, no calor da discussão, acabaram saindo aos socos e ponta pés.
FUNERÁRIAS BRIGAM NO TAPA POR CADÁVER
Neste momento o proprietário da Funerária São Mateus, o popular Nino, tentou acalmar os ânimos, mas também foi agredido e resolveu partir pra cima da proprietária da Funerária Previver, o que tornou a briga um verdadeiro balaio de gato.

O diretor do hospital, Sargento Natalino Luiz foi chamado às pressas e apartou a briga. A reportagem do site www.vilhenainfoco.com.br acompanhou toda a briga ao vivo.

O fato foi comunicado à Polícia Militar que registrou a ocorrência.

Quem saiu perdendo mais uma vez foi o falecido Amarildo Fagioli, que teve que aguardar mais algumas horas para ser atendido.


Fonte: Vilhena in Foco
Autoria: Vilhena Infoco

É possível o SUS sem Médicos?


Temos assistido ao desenrolar de uma novela que não tem bandido e nem mocinho. Irremediavelmente somos vítimas de um sistema em que todos acreditamos, lutamos e achamos que conquistamos. Trata-se do Sistema Único de Saúde que nasceu há 20 anos como a grande esperança dos brasileiros, chegando a ser considerada uma das maiores conquistas na área social.

Se a discussão sobre a saúde pública no Brasil já era dramática, com a protelação da regulamentação da Emenda Constitucional 29 o quadro se agravou e tende a piorar. Institucionaliza-se o subfinanciamento e o SUS anda para trás. Com a omissão dos governantes e do Congresso Nacional, a escassez de recursos agrava a crise da saúde e, em vários estados da federação, o ambiente é de confronto, inclusive com médicos abandonando os serviços públicos.

É isso mesmo, os médicos estão desistindo do SUS. Os exemplos estão espalhados pelo país e o que eram atitudes isoladas tornaram-se movimentos coletivos, assumindo contornos dramáticos, como em Pernambuco no ano passado, e, mais recentemente, em Alagoas.

Por entender que esse processo é motivado pelo desencanto e pela impossibilidade de uma relação de trabalho suportável, não há que se falar em movimento reivindicatório. Impõe-se a falta de alternativa, em que os mais qualificados buscam a sobrevivência em outros espaços de atuação.

As formas de remuneração do trabalho, no SUS, continuam vergonhosas. Enquanto isso, os médicos são obrigados a acumular atividades, com jornadas exaustivas, em ambientes com precárias condições de atendimento, colocando em risco a qualidade da atenção à população.

Os chamados gargalos do sistema público determinam importantes limitações ao bom funcionamento da assistência médica. Basta visitar as unidades de atendimento de urgência e emergência para indignarmos e entender a situação em que nossos colegas são obrigados a conviver diuturnamente. É também revoltante encaminhar um paciente para assistência especializada sabendo que a grande maioria jamais vai ter acesso à consulta ou ao procedimento de média complexidade.

Pois bem, é difícil imaginar que os responsáveis pelo destino do sistema público de saúde possam estar arquitetando o SUS sem médicos, ou que a grande maioria da população, excluída da assistência médica no Brasil até o advento do SUS, deve se contentar com o pouco que vem sendo disponibilizado. Não podemos aceitar que assistência médica de qualidade seja privilegio de uma minoria que tem acesso ao sistema de saúde suplementar.

Diante desse triste quadro, não resta às entidades médicas outra atitude senão recrudescer a luta por mais verbas para o SUS, e por condições dignas de trabalho e remuneração decente para a categoria.

O primeiro passo foi dado no dia 21 de novembro de 2007, quando nos mobilizamos em um dia nacional de protesto que incluiu manifestações públicas e até paralisação de serviços em alguns Estados. Desde então, vários foram os movimentos em diversas unidades da federação, incluindo atividades e protestos junto ao Congresso Nacional e até uma carta aberta ao Presidente da República, em que nossas reivindicações são apresentadas publicamente.

Agora, enquanto as autoridades permanecem em silêncio, o Movimento PROSUS conquista mais adesões nos Estados e novas manifestações estão programadas. Na última semana de maio os médicos vão levantar suas vozes em seus locais de trabalho, em ruas e praças de todo o país promovendo debates e conversando com a população sobre as péssimas condições de trabalho e remuneração a que estão submetidos no SUS.

Nossas bandeiras já foram definidas. Lutamos para tornar o serviço público na área da saúde eficiente e de qualidade, com gestão competente e financiamento adequado. Queremos o reajuste dos honorários da tabela SUS, com a adoção da CBHPM; salário mínimo profissional de R$ 7.503,18, implantação de Plano de Cargos, Carreira e Salários e ainda uma Carreira de Estado, superando a famigerada precarização do trabalho e a ausência de médicos nos pequenos municípios e em regiões de difícil acesso.

Não há como esconder: a saúde vai mal, e sem um financiamento adequado, além de uma gestão competente, não há como prever melhorias.

* Geraldo Guedes é conselheiro do CFM por MG e coordenador da Comissão Nacional PROSUS

Jovens assumem a direção dos debates em seminário promovido pela Assembléia Legislativa

A Assembléia Legislativa de Rondônia promoveu nesta terça-feira o I Seminário de Políticas para a Juventude na Administração Pública, idealizado pela Comissão Especial de Apoio a Juventude do Legislativo. Estiveram presentes ao seminário, os deputados estaduais Neri Firigolo, Professor Dantas e Daniela Amorim. A mesa inicial dos trabalhos foi composta também pela seguintes autoridades e personalidades: Tânia Terezinha da Secretaria Estadual de Ação Social; José Ricardo da Secretaria Nacional da Juventude; André Kamai da Assessoria da Juventude do Governo do Acre: Edgales Benício da Assessoria para a Juventude da Prefeitura de Porto Velho; Marcos Tessila do Ministério Público Estadual e o Major Holanda representando o Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia.
Após a abertura solene do evento, o Ministério de Jovens, da Paróquia São Tiago da Igreja Católica, fez uma apresentação teatral, abordando diversas temáticas vivenciadas pelos jovens, como os conflitos com a família, a violência urbana e o uso de drogas.
O deputado Neri Firigolo, presidente da Comissão Especial de Políticas para a Juventude da Assembléia Legislativa, afirmou que se observa de forma assustadora, pouca ação de governo em todos os níveis visando a inclusão dos jovens, o que é temerário, diante do contingente expressivo desta faixa etária. Para o parlamentar, o seminário é de grande importância por ser o marco inicial para preparar os organismos públicos, visando uma efetiva participação dos jovens, bem como, a implantação de políticas voltadas para atender a juventude.
Já o relator da Comissão Especial da Juventude, deputado Professor Dantas (PT), destacou que os jovens estão sem apoio até mesmo em suas próprias comunidades, se fazendo necessário, portanto, investimentos reais, visando a inclusão dos jovens principalmente na preparação para o mercado de trabalho e sua atuação enquanto cidadão.
A representação da Associação dos Tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos do Estado de Rondônia colocou a disposição das representações dos jovens o desenvolvimento de oficinas especializadas de combate ao assédio moral nas escolas, faculdades, empresas e órgãos públicos, disponibilizando o email: associacao_tgrh@hotmail.com.
O representante da Polícia Militar de Rondônia, Major Holanda fez um retrospecto do Programa Educacional de Repressão às Drogas e Violência desenvolvido pelas PMs de todo o país desde o ano de 2000, e o recente programa JCC – Juventude Construindo a Cidadania, que tem como objetivo conter os altos índices de violência e uso de drogas, principalmente no meio escolar.
O promotor Marcos Tessila lembrou os altos índices de violência entre jovens, gravidez precoce, consumo de drogas entre outros problemas. “A nossa função é garantir a segurança desses jovens e eu espero que a Assembléia Legislativa consiga criar políticas públicas de alcance às necessidades de crianças, adolescentes e jovens que precisam que ter como amparo o cumprimento dessas leis”, disse.
Uma apresentação musical do grupo JCC- Jovens Construindo Cidadania, criado pela Polícia Militar do Estado, marcou o seminário com o hino oficial do grupo e uma música sobre amizade, respeito e proteção.
O discurso de André Kamai, assessor de Juventude do Governo do Acre, mostrou números resultantes do trabalho desenvolvido no Estado vizinho e acrescentou que políticas públicas devem ser feitas de maneira integral, fazendo parte da estratégia de desenvolvimento social e econômico de uma cidade; transversal, envolvendo agentes políticos, gestores, funcionários, assessores, e da sociedade; sistematizada, estudando a dinâmica da juventude, bem como suas necessidades e características; incisiva, com respostas para os problemas; e participativa, promovendo debates de integração social entre a juventude e outras camadas da sociedade. A exemplo disso, André falou sobre as ações já executadas no Acre, incluindo a rede de escolas técnicas de serviços, saúde, floresta, com promoção de jogos escolares, esporte, bolsa atleta, usina de arte, construção de praças e quadras esportivas, entre outras ações que incluem o jovem nas atividades
diárias da comunidade.
A Coordenadora da Juventude de Machadinho do Oeste, Jane Siconi, discorreu sobre a implantação do órgão em 2007 e os resultados obtidos pelo município. Edjales Benício, da Coordenadoria da Juventude de Porto Velho destacou o alto índice de ocorrências policias envolvendo jovens na capital e as ações que estão sendo implantadas nas áreas de esporte, lazer e qualificação profissional para combater a ociosidade dos jovens
O Major PM Holanda lamentou a ausência de projetos sociais voltadas aos jovens, como forma de afastá-los do crime. Muito se gasta com repressão e pouco com a prevenção, afirmou
Drogas e doenças sexuais de índios que migram para a cidade foram as principais preocupações de lideranças indígenas.
Tânia Terezinha, Secretaria Estadual de Ação Social, elencou as políticas publicas para os jovens, destacando a criação da coordenadoria da juventude
Jose Ricardo, da Secretaria Nacional da Juventude, destacou os quatro eixos principais da política para os jovens: o acesso ao trabalho, a educação, a cultura e lazer e participação nas ações de cidadania.

Ponte no Madeira Presidente do Sinduscom: tirar trânsito pesado da cidade é questão de bom senso e segurança


Presidente do Sinduscon, Chagas Neto, diz que tirar o trânsito pesado da área urbana e dever das autoridades,

Autor da Lei Federal que denomina “Presidente Juscelino Kubitscheck” a rodovia BR-364, o empresário Chagas Neto, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), considera que “qualquer proposta de manutenção do porto onde está hoje e de uma ponte na BR-319 no bairro da Balsa, representam um autêntico crime que se comete contra a cidade de Porto Velho”.

“Está na hora das lideranças dessa cidade pensar grande. Na situação atual não precisa ter muito senso crítico para notar que estamos vivendo uma situação absurda com a falta de uma política de trânsito adequada à realidade da nossa capital. E fica pior por causa do enorme volume de veículos pesados, transportando containeres e mercadorias diversas, tanto na direção do que chama de porto quanto saindo de lá”.

Para Chagas Neto, que como deputado federal (1987/1991) também foi o autor da lei que denomina Saul Bennesby a rodovia BR-425 (ligação de Abunã a Guajará-Mirim), “o crescimento de Porto Velho tem sido enorme e isso exige políticas públicas voltadas para suas necessidades”.

“E isso passa pela organização do trânsito, sendo que aqui, como prioridade, está a construção do anel viário lá na altura das Marcelinas e, como conseqüência, de um porto e da ponte sobre o Rio Madeira nas proximidades”.

O presidente do Sinduscon entende ser impossível deixar o problema das federalizadas avenidas Jorge Teixeira e Migrantes como está. “Aliás – disse – já passou da hora de nós termos medidas definitivas que retire o tráfego pesado da zona urbana, o que será bom também para os caminhoneiros”.

“Até quando vamos continuar sendo testemunhas de acidentes violentos, cuja culpa, como disse aquele caminhoneiro ouvido pelo Estadão hoje (6ª feira) não deve ser creditada apenas aos condutores de veículos pesados, mas, principalmente, aos que têm a responsabilidade gerencial da cidade”.

Chagas Neto lembra, ainda, que um dos benefícios em fazer o desvio do tráfego oriundo da BR-319 para uma outra região do município, no caso a área do Porto Chuelo, “é que vai se incentivar o desenvolvimento de outro pólo, beneficiando a capital”.
lucasassessoria@gmail.com

OAB credencia novos advogados e recomenda atuação com ética

Presidente da OAB Rondônia, Hélio Vieira, entrega carteira a nova advogada (e) e o novo advogado Leonardo Pinto de Castro
“Se você quer ser advogado pensando somente em ganhar dinheiro, aconselho que rasguem as carteiras que as senhoras e os senhores receberão aqui nesta solenidade. Agora se estão focados na idéia do advogado como indispensável à administração da Justiça e essencial á mediação dos conflitos da sociedade, aí sim vamos ter uma longa jornada pela frente”. A declaração é do jovem advogado Leonardo Pinto de Castro, escolhido orador da turma de 60 novos advogados que receberam as credenciais da Ordem dos Advogados do Brasil na noite da última sexta-feira, 24.

Na sessão, que reuniu cerca de 200 advogados e seus familiares, o presidente do Conselho Seccional da OAB Rondônia, Hélio Vieira, passou uma mensagem de otimismo aos novos advogados, declarando que, de certa forma, se sente como um pai, ao tomar o termo de compromisso desses novos colegas. “Tenho apenas 16 anos na profissão, desde que me formei pela Universidade Federal de Rondônia no início dos anos 90, e sei que este momento representa uma vitória de todos vocês e de seus familiares. Por isso, posso dizer a vocês que o sucesso só virá com muito trabalho, dedicação, honestidade e amor ao próximo”, apontou o dirigente da advocacia rondoniense.

“Se pautarem sua atuação profissional nesses princípios”, segundo Hélio Vieira, os novos advogados certamente serão protagonistas de uma nova era, de muito trabalho, mas também de prosperidade e reconhecimento. Ele recomendou aos novos advogados que se integrem aos quadros da Ordem e ajude nas ações desenvolvidas pela instituição em favor do estado democrático de direito, de um Judiciário célere e da cidadania plena.

Corroborando o discurso do presidente da OAB Rondônia, o jovem advogado Vítor Martins Noé, secretário-geral da Comissão OAB Jovem, fez uma saudação emocionada aos novos advogados. Ele citou a parábola do filho pródigo e disse que, antes de tudo, o profissional da advocacia deve se ver como um artífice da promoção da justiça e da cidadania.

Já o secretário-geral da Seccional Rondônia da OAB, José Bandeira Gomes Filho, falou das dificuldades do início de carreira. Seguindo a mesma trilha dos que lhe antecederam na tribuna, Bandeira lembrou ser uma atividade gratificante e enobrecedora, desde que se atue com serenidade, ética e consciência da necessidade de quem procura um advogado.

Além dos novos advogados a OAB também credenciou 16 novos estagiários, que a partir de agora passam a desenvolver atividades advocatícias dentro do limite estabelecido pelo Estatuto da OAB e da Advocacia. A sessão solene para entrega de novas credenciais contou com a presença de toda a diretoria executiva da OAB, de vários conselheiros seccionais, do conselheiro federal Orestes Muniz Filho e do diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA), Irineu Vicente da Silva..

Durante a sessão de entrega de novas credenciais a diretoria da OAB aproveitou para reforçar a campanha em apoio ao projeto de Lei 083/2008 que estabelece punição às autoridades que ofenderem os desrespeitar as prerrogativas profissionais dos advogados. Também foram distribuídos aos novos advogados exemplares do volume 2 do ementário do Tribunal de Ética e Disciplina, uma coletânea dos julgados dos anos de 2004, 2205 e 2006.

Assessoria de Imprensa OAB-RO

Natan Donadon participa da posse do Superintendente do BB em Rondônia

O Deputado Federal Natan Donadon participou, na manhã de hoje, em Porto Velho, da posse do Superintendente do Banco do Brasil em Rondônia,. A recém criada superintendência no Estado foi uma solicitação do Sindicato dos bancários e teve o apoio do Deputado Natan.

Segundo o presidente do sindicato, Cleiton dos Santos Silva, foi uma difícil conquista mas que vai valer a pena. “Rondônia tem um volume de negócios e giro financeiro maior que muitos estados que já possuem uma superintendência do BB”, disse Cleiton. O representante Sindical agradeceu ao Deputado Natan e aos demais representantes da Bancada Federal de Rondônia no congresso pelo apoio.

Segundo o deputado Natan Donadon, o crescimento econômico do Estado foi decisivo na reflexão da diretoria do banco, em intensificar sua atuação no Estado de Rondônia. “Fico feliz por estar contribuindo para realização de um anseio antigo do Sindicato dos Bancários e de todo o segmento econômico da sociedade rondoniense”, finalizou Natan Donadon.

O Conselho Diretor do Banco do Brasil (BB), aprovou a solicitação feita pelo Deputado Natan Donadon, para a implantação da Superintendência do Banco do Brasil em Rondônia. A decisão foi tomada em reunião que aconteceu nesta terça-feira, 07/04, na sede do BB em Brasília.

Além de Rondônia, outros dois Estados - Amapá e Roraima - também ganharam superintendências. O anuncio foi feito pelo Conselho Diretor do BB logo após a reunião e causou motivação ao Deputado Natan e aos integrantes do Sindicato dos Bancários de Rondônia, tendo em vista a importância dessa decisão para o Estado de Rondônia e os demais Estados beneficiados.

Em Manaus, Cassol e governadores assinam com presidente Lula “Compromisso Mais Amazônia Pela Cidadania”

Com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva, ministros e governadores da Amazônia Legal, o governador Ivo Cassol e o prefeito de Alvora D’Oeste, Laerte Gomes, presidente da Associação Rondoniense dos Municípios, assinaram na tarde desta segunda-feira, no Centro Cultural Povos da Amazônia, em Manaus, o “Compromisso Mais Amazônia Pela Cidadania”, ato que praticamente dá início à regularização fundiária no estado do Amazonas e que em breve será realidade em Rondônia, graças a ação do Governo do Estado, através das secretarias de Desenvolvimento Ambiental e de Agricultura, em parceria com a Presidência da República.

Após almoçar com os governadores Eduardo Braga, do Amazonas; Marcelo Miranda, do Tocantins; Ana Júlia Carepa, do Pará; José de Anchieta, de Roraima; Valdez Góes, do Amapá; além dos vices-governadores João Alberto de Souza, do Maranhão; e Cesar Messias, do Acre; senadores, deputados estaduais e federais e prefeitos, o governador Ivo Cassol e demais autoridades foram conduzidos até o local da solenidade onde, inicialmente, o presidente Lula assinou o decreto que normatiza a regularização fundiária na região Amazônica. Lula também entregou o primeiro título de propriedade à uma pequena agricultora do estado.

“Com este decreto o Governo Federal dá início ao processo de regularização fundiária da Amazônia, para que os proprietários rurais tenham renda, crédito e ajudem a reduzir o desmatamento na região”, disse Lula em seu discurso.

A solenidade em Manaus marcou também o lançamento do Plano de Cadeias da Sociobiodiversidade, que visa aproveitar de forma sustentável as riquezas da floresta sem destruir o meio-ambiente. Este projeto também será implantado em Rondônia, além do Pará, Amazonas e Acre.

A questão fundiária foi apontado pelos governadores da Amazônia como um dos principais responsáveis pelo desmatamento, além da pecuária extensiva. O ministro Mangabeira Unger, nas recentes visitas e reuniões em Rondônia, viu de perto a nossa realidade, e também dos demais estados da Amazônia, o que colaborou em grande parte para que a regularização fundiária passasse a ser uma das questões prioritárias do Ministério de Assuntos Estratégicos.

O governador Ivo Cassol foi enfático em apontar a regularização fundiária como prioritária para incentivar a agricultura e a pecuária do estado e reduzir o desmatamento, tanto nos encontros com ministros quanto em reuniões com o presidente Lula, citando inclusive a questão dos moradores da Reserva do Rio Pardo, onde esteve no último sábado (25), para buscar uma alternativa que permita aos moradores permanecerem em suas propriedades,e que as mesmas sejam legalizadas.

Antes da solenidade Cassol reuniu-se à portas fechadas com o presidente, quando explicou a proposta do Governo do Estado de permutar a área do Rio Pardo com a União pela área situada à margem esquerda do rio Madeira, onde será construída a barragem de Jirau, que faz parte da Reserva do Rio Vermelho e será inundada pela usina. A proposta oficial será agora encaminhada pelo Governo do Estado à Presidência da República e ao Ministérios das Minas e Energia e do Desenvolvimento Agrário para análise técnica e legal, mas foi recebida com bons olhos pelo presidente Lula, pela ministra da Casa Civil, Dilma Roussef; Mangabeira Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos; Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário; Izabela Teixeira, interina do Meio Ambiente; e Alfredo Nascimento, dos Transportes, que faziam parte da comitiva.

Mangabeira Unger em Porto Velho nesta terça-feira

O ministro da Secretaria de Assuntos Extraordinários, Mangabeira Unger, estará em Porto Velho nesta terça-feira, quando lançará, às 9:00 horas no auditório do Tribunal de Contas do Estado, o Programa do Pólo de Desenvolvimento de Dendê de Rondônia (PRODENDÊ).

Este é um projeto que objetiva promover o potencial de desenvolvimento do agronegócio do dendê nas regiões de Machadinho D’Oeste e Ariquemes, e assim como também melhorar as condições de vida dos residentes nestas localidades, acelerar o crescimento do PIB do Estado, recuperar áreas degradadas da floresta tropical, e também contribuir para a atenuação das mudanças climáticas no planeta.

O governador Ivo Cassol estará presente e durante a cerimônia assinará o decreto de institucionalização do PRODENDÊ, criando a Comissão Interinstitucional do Poder Executivo, formada por representantes das secretarias envolvidas e que ficará responsável pela negociação específica dos mecanismos institucionais e dos instrumentos econômicos, para a promoção de projetos do Programa.

Durante o evento serão abordados temas como: o agronegócio do dendê como alternativa de desenvolvimento sustentável da Amazônia; mudanças climáticas e biocombustíveis, assim como também haverá uma explanação sobre o programa, suas características, as dimensões tecnológicas (agrícolas e industriais), as estruturas de custos financeiros e econômicos, a rentabilidade financeira, a rentabilidade social e a sustentabilidade ambiental.


Cassol em Rio Branco, no Acre, e dá ordem de serviço ao Hospital Regional de Cacoal

Após a solenidade o governador Ivo Cassol irá à Rio Branco, capital do vizinho estado do Acre, participar de um encontro com o governador daquele estado, o presidente Lula e o presidente do Peru, Alan Garcia, quando inaugurarão o aeroporto de Assis Brasil,discutirão a viabilidade econômica da região e a estrada Transoceânica, que liga o Brasil ao Oceano Pacífico, e será percorrida pelo governador e empresários rondonienses em caravana a partir do dia 12 do próximo mês.

Às 16:00 horas Cassol assina em Cacoal a ordem de serviço para a retomada das obras do Hospital Regional, uma das principais obras do Governo do Estado que irá melhorar sensivelmente o atendimento médico dos pacientes do interior e da capital, uma vez que a grande maioria dos pacientes dos hospitais João Paulo II e de Base são do interior.

SEMANA DO LIVRO INFANTIL – COLÉGIO OBJETIVO

Sabe-se que o hábito de ouvir e contar histórias acompanha a humanidade desde os tempos mais antigos. Sejam reais ou fictícias, as histórias fazem parte da cultura dos povos e é fato que se forem bem contadas, são capazes de mudar vidas.

A escola tem a responsabilidade de garantir aos alunos o domínio da língua oral e escrita, pois ela é o instrumento indispensável à formação do estudante e ao exercício da cidadania.

Como forma de comemoração pela Semana do Livro Infantil, o Objetivo recebeu a ilustre visita do escritor Washington Amorim, um Rondoniense natural de Porto Velho, que aos nove anos foi morar no Rio de Janeiro, ingressou na Força Aérea Brasileira e se graduou como Oficial Aviador, tornou-se piloto de caça, piloto internacional, exerceu cargos na Aeronáutica Brasileira na Inglaterra.

Desde a década de 60 escrevia textos e recentemente lançou o livro AS AVENTURAS DO MENINO SOZINHO onde conta suas aventuras de criança, parte delas, vividas aqui em sua terra natal.

Para os alunos, o contato com um escritor e um bate papo acerca de seu livro, estimula muito o ato de ler e escrever.

O projeto “Descobrindo o Fantástico Mundo da Leitura” desenvolvido pelo Colégio Objetivo visa levar o aluno a aumentar o gosto pela leitura, interpretar e produzir textos sinalizando a formação de leitores e escritores.

Além do lançamento do livro, várias outras atividades estão sendo desenvolvidas tais como: teatro representado pelos docentes e discentes, hora do conto, produções de textos, dentre outros. O projeto será desenvolvido ao longo do ano letivo. A proposta é reforçar ainda mais o compromisso de ampliar a cultura e incentivar o hábito da leitura, contribuindo com isso na formação de leitores competentes capazes de desvendar o mundo por meio da palavra e da literatura.

Objetivo I - Jd das Mangueiras

Objetivo II - Jd América


www.meuobjetivo.com.br

Buraco na BR 364 ceifa a vida de cinco pessoas na ponte do Rio Jaru

A BR 364 continua ceifando a vida de pessoas e desta feita cinco pessoas sendo quatro da mesma família perderam a vida em um trágico acidente. O sinistro ocorreu na tarde de ontem (sábado 25/04) na BR 364 perímetro urbano do município de Jaru, quando o Gol branco placas AJR 2666 – Jaru/RO conduzido pelo motorista Welques Alves de Souza, 21 anos perdeu o controle e bateu na mureta de proteção existente sobre a ponte do Rio Jaru vindo a cair de uma altura aproximadamente 30 metros dentro do rio, ceifando a vida de mais quatro pessoas que estavam indo passar o final de semana na casa de parentes em Cacoal e participar de uma atividade religiosa na Igreja Assembléia de Deus onde todos eram membros.

De acordo com informações fornecidas pelo Policial Rodoviário Federal Zandonadi a causa do acidente ainda não está clara e somente depois da perícia é que será apontado o que provocou a tragédia.
Testemunhas disseram que o veiculo tentou desviar dos inúmeros buracos existentes na cabeceira da ponte vindo a bater na mureta de proteção que não suportou ao forte impacto e se rompeu o que ocasionou a queda livre do veículo com os cincos ocupantes.

A PRF compareceu ao local e imediatamente acionou o Corpo de Bombeiros acionado que teve o apoio do grupamento de Ji-Paraná, devido à falta de equipamentos adequados para este tipo de serviço de salvamento e a escuridão no local aliada a forte correnteza com as águas turvas o resgate do veiculo demorou aproximadamente 8 (oito) horas, a população ajudou com botes, barcos e uma Pá Carregadeira foi utilizada para puxar o veiculo e quando os bombeiros militares abriram o veiculo encontraram 4 (quatro) corpos sendo: Welques Alves de Souza, 20 anos, sua mãe Geraldo Alves de Souza, 44 anos, sua irmã Zirlene Alves de Souza, 20 anos, a sobrinha de Geraldo a menor de 13 anos Andréia Lima de Moura sendo que o esposo de Zirlene Moises Soares da Silva, 24 anos está desaparecido e provavelmente foi levado pela forte correnteza já que o Rio Jaru está com o nível de água elevado em razão das fortes chuvas que vem caindo em toda região.

Após o resgate os corpos foram levados para uma funerária local para os trabalhos serem feitos os trabalhos legistas e em seguida foram liberados para o funeral que ocorreu na Igreja Assembléia de Deus setor 5, a noticia da morte das vitimas comoveu toda população de Jaru já que todos eram pessoas bastantes conhecidas no município. A PRF orienta os condutores de veículos a terem bastante cuidado no trecho onde ocorreu o trágico acidente devidos os buracos.

Por ironia do destino o veiculo foi adquirido pela família na última sexta-feira (24) e o condutor Welques não tinha experiência em dirigir em rodovia movimentada e sua CNH era provisória.

Fonte: O Observador

Hélio Vieira diz que com tantos auxílios, políticos podem trabalhar sem remuneração em prol da sociedade

A sucessão de escândalos que surge ao ritmo de um por semana no Congresso Nacional demonstra a necessidade de o país debater a conveniência de se eliminar a remuneração para os políticos que ocupam cargos eletivos. A declaração é do presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, que há tempos vem pregando a idéia de se acabar com a remuneração para os cargos eletivos, posto que a sociedade já banca todas as despesas concernentes ao exercício do mandato.

“Já fui taxado de equivocado por defender essa idéia, mas, quando se avalia o custo de um político brasileiro para a sociedade, não podemos chegar a outra conclusão”, enfatiza o advogado, acrescentando que agora mais do que nunca tem vindo à tona que os deputados e senadores recebem, em forma de auxílio, verba para telefone, moradia, transporte, gasto com correspondência e sabe-se lá mais o que. “Além disso, ainda querem um salário de mais de R$ 20 mil todo mês, num país com altos índices de pobreza como o nosso”, completa.

Hélio Vieira é do entendimento de que se a Câmara e o Senado já bancam todas essas despesas para que o parlamentar desenvolva suas atividades representativas, não se justifica o pagamento de salários. “É por isso que, em período eleitoral se vê algumas pessoas dispostas a tudo para ganhar a eleição. Ter um mandato eletivo passou a ser um grande negócio e muitos têm feito dele um meio de vida” aponta o presidente da OAB Rondônia, para quem o momento é bastante oportuno para se incluir esse debate na agenda nacional.

Num país de contrastes como o Brasil, é inconcebível, segundo Hélio Vieira, que se destine tanta mordomia aos parlamentares e que a sociedade ainda tenha de bancar sua remuneração mensal. Ao chegar a Brasília como deputado ou senador, o parlamentar tem garantido moradia, transporte, gabinetes com funcionários e toda infra-estrutura necessário ao seu trabalho no Parlamento. “Agora, com a vigilância da sociedade através da imprensa, descobre-se que a imensa maioria dos ‘representantes da sociedade’ está estendendo suas mordomias aos seus familiares e apaniguados. O Congresso precisa rever seus conceitos. Discutir a questão da não remuneração dos políticos e ter regras claras e transparentes para utilização das verbas de representação”, reitera Hélio Vieira.

O advogado cita como exemplo de trabalho honorífico e, portanto, sem remuneração, a própria entidade que dirige. Mas acrescenta que há outros bons exemplos de entidades representativas de classe em que os dirigentes trabalham sem remuneração, apenas com as despesas referentes ao exercício do mandato pagas pela instituição. “A OAB nacional e suas 27 seccionais são um exemplo de como se desenvolve função com munos público sem a necessidade de remuneração”, enfatiza Hélio.

Grupo musical paraguaio faz sucesso ao ironizar Bispo Fernando Lugo

Sebrae incentiva leitura entre funcionários

Com o intuito de incentivar o hábito da leitura entra seus funcionários, o Sebrae em Rondônia realizou no dia internacional do livro, 23 de abril, atividades voltadas à literatura. Uma sala foi utilizada como o cantinho do livro, e todos os funcionários tiveram acesso a obras literárias.

No salão principal, a Livraria Exclusiva montou um estande com várias obras, oferecendo descontos aos funcionários Sebrae. Vários títulos de empreendedorismo foram disponibilizados aos interessados, assim como obras de ficção, auto-ajuda, aventura, entre outros.

Segundo Neila Pires Myrria, gerente Unidade de Gestão Interna do Sebrae, toda informação gera conhecimento, e isso é fundamental para o aprimoramento do cliente interno da instituição, no caso, seu funcionário.

“Ao criar o hábito de leitura entre seus funcionários, o Sebrae dá um grande passo em sua capacidade de atendimento, pois os colaboradores aumentarão sua capacidade de produtividade, interpretarão melhor as necessidades de seus clientes e irão expor melhor seus fundamentos e qualificações”, afirma Neila.

Outra ação diferenciada que está à disposição dos colaboradores do Sebrae é o Cardápio Quinzenal. Em intervalos de 15 dias, será disponibilizado um cardápio com várias obras. Todos os interessados desfrutarão do cantinho do livro para apreciarem literatura, e também terão a oportunidade emprestar o livro durante esse tempo.

Para finalizar, a gerente da UGI, Neila Pires, contou que o funcionário mais interessado nas obras literárias ganhará um espaço de destaque. Essa atitude, segundo Neila, espertará o interesse de todos, promovendo ainda mais a leitura no ambiente de trabalho.



--
Otávio Fagote
UMC/SEBRAE-RO
(69) 8404-2899 / 3217-3829

Firigolo diz que tem trabalhado pela moralização no serviço público

Ao participar de encontro com lideranças comunitárias e sociais no município de Ji-Paraná, o deputado estadual Neri Firigolo (PT) fez um balanço de suas atividades na Assembléia Legislativa no decorrer de seus mandatos e destacou sua luta em prol da moralização do serviço público nos âmbitos municipal, estadual e federal.

De acordo com o deputado Firigolo os anais da Assembléia Legislativa e os registros da imprensa comprovam sua luta em favor da moralidade na gestão pública, e no desencadeamento de ações voltadas a garantir respeito aos servidores públicos.

Disse ele que tem viajado por todos os municípios ouvindo e levando as reivindicações das respectivas comunidades, e as encaminhando aos organismos de governo competentes para que melhore o atendimento a população.

O deputado também falou sobre a situação social vivenciada hoje no país. No seu entendimento o povo brasileiro é dividido em classes. “Que 5% são ricas, muito ricas e detém e controla a economia, os meios de comunicação, a política, a destinação dos impostos. 15% é classe média e têm o suficiente para a auto-sobrevivência. Enquanto os 80%, que de fato produz a riqueza do país, em sua grande maioria vive subnutrida, não tem moradia digna, sem pronto-atendimento na saúde, sem educação especializada, entre outros bens indispensáveis num país democrático. Em resumo mendiga migalha da riqueza que produz. O pior é que muitos são pobres com cabeça de rico. Elegem pessoas de outras classes para lhe representar nas esferas de decisão, atraído para se as mesmas mazelas visto que cada representante de classe defende prioritariamente seus representados”.

Neri Firigolo enfatiza que é preciso cada pessoa se localizar a qual classe pertence se organizar, usar todos meios legais de luta para conquistar, na prática o que é direito, dignidade, num país tão “rico e próspero” com o Brasil.

CHAGAS DEFENDE UNIÃO DE TODOS EM DEFESA DA CASA PRÓPRIA

“Não há dúvida de que se trata d e um dos maiores programas habitacionais da história do Brasil. E ao lado da União, Estados, Municípios e da Caixa Federal, o setor da construção civil de Rondônia vai atuar de todas as formas possíveis para que, também em Rondônia, esse ambicioso projeto se torne realidade o mais rapidamente possível”. A afirmação é do presidente do Sindicato da Construção Civil de Rondônia o Sinduscon –RO -, empresário Chagas Neto. Ele reafirmou a importância do programa e destacou o esforço do governo Lula em ajudar a tornar realidade o sonho de pelo menos um milhão de famílias brasileiras – entre as quais pelo menos oito mil em Rondônia – em ter acesso à casa própria.

Chagas lembrou que ao divulgar, dias atrás, o plano destinado a viabilizar o acesso da população a um milhão de novas moradias, “o programa do governo federal começou a resolver várias questões numa só: além do ousado projeto habitacional,l vai gerar um grande número de empregos e contribuir decisivamente para o crescimento da economia brasileira”. Ele lembrou que “qualquer município poderá ser beneficiado, não importando o número de habitantes. E lembrou: “para empreendimentos destinados às famílias com renda mensal de até três salários mínimos, serão priorizados projetos que apresentem, entre outros quesitos, maior contrapartida do setor público local, na forma de doação de terrenos e desoneração tributária”. Para o líder do setor da construção civil rondoniense, “por isso torna-se vital o envolvimento dos governos estaduais e municipais, ao lado do setor da construção e da Caixa Federal, para que as metas sejam atingidas e se possa beneficiar tantos brasileiros que almejam a casa própria”. Para Chagas, o programa “Minha Casa, Minha Vida”, lançado pelo governo Lula, é tão importante que o governo federal instituiu um Comitê de Acompanhamento, integrado pela Casa Civil e os Ministérios da Fazenda e das Cidades.

“Outro aspecto relevante – lembra Chagas Neto – são os valores dos imóveis do programa. A Caixa Federal estipulou valores máximos entre 80 mil reais e 130 mil reais para moradias as famílias com renda mensal entre três e 10 salários mínimos. “O fato dessas famílias terem facilidades nos financiamentos para a aquisição de sua casa transforma o programa em uma iniciativa de enorme alcance, na medida em que vai atender uma grande faixa de população que hoje não tem acesso a projetos sociais na área habitacional”.

Chagas reafirmou que “obviamente, há obstáculos a serem transpostos. É natural que um desafio dessa envergadura necessite de ajustes para atingir sua enorme meta. Por isso, torna-se fundamental a articulação entre União, Estados, Municípios e o setor da construção, para que se possa chegar ao resultado positivo que todo o Brasil espera”.

Concluindo, o presidente do Sinduscon-RO destacou que “a Caixa Federal terá o grande desafio de agilizar os procedimentos para a aprovação dos projetos. Por isso, a meta de redução dos prazos de aprovação também precisa ser perseguida tenazmente pelos órgãos licenciadores federais, estaduais e dos municípios. Neste momento, diálogo e vontade política serão fundamentais para superar as dificuldades e tornar realidade esse programas social de grande envergadura, que se destaca junto com vários outros, lançados pelo atual governo federal”.

Ministro dos Transportes confirma vinda a Vilhena

O Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento deverá vir a Vilhena em meados do próximo mês de maio, em dia ainda a ser definido. A informação é do deputado estadual Luizinho Goebel (PV) que, juntamente com o senador Expedito Júnior se reuniu com o ministro para convidá-lo a conhecer pessoalmente a realidade viária do Estado.

O deputado deverá aproveitar a vinda do ministro em Vilhena para pedir a liberação dos recursos para o término da duplicação da BR-364 dentro do perímetro urbano, estendendo a duplicação até o Balneário Piracolino. Vai solicitar também que no projeto seja incluída a construção de pistas marginais até o balneário. “Para evitar os atropelamentos constantes na rodovia”, disse. Ele acrescentou que também vai solicitar que seja acelerada a liberação dos recursos para a iluminação da rodovia, como consta do projeto, além da inclusão de passarelas.

Outro assunto que será abordado é a pavimentação da Rodovia 174, que interliga os estados de Rondônia e Mato Grosso, via Vilhena (RO) e Juína (MT). Para o deputado com a pavimentação dessa rodovia os dois estados seriam beneficiados haja vista que toda a produção do noroeste do Mato Grosso seria transportada pela BR-364 em direção ao Porto de Porto Velho e para a o corredor internacional com saída para o Pacífico, que está em fase de conclusão. “O trajeto que a produção daquela grande região segue atualmente é totalmente desfavorável aos produtores, pois tem que seguir até Cuiabá ou regiões intermediárias do estado vizinho para alcançar as rodovias federais e seguir para o escoamento”.

Segundo o deputado, o ministro também deverá ir até a cidade de Ji Paraná para avaliar o Anel Viário e nos municípios da BR-429 (Alvorada do Oeste, São Miguel, Seringueiras, São Francisco e Costa Marques) para conhecer a realidade da BR. “Será importante que ele conheça a região para que possamos solicitar recursos para pavimentar aquela rodovia, uma antiga reivindicação da população daqueles municípios”, disse o deputado.

Legenda - O senador Expedito Júnior e o deputado Luizinho Goebel convidaram o ministro a vir em Rondônia para avaliar a implantação de obras viárias (Assessoria)

Health Cred anuncia novas franquias

A Health Cred, marca do grupo ARFE, anuncia a conquista de 15 unidades negociadas em apenas 5 meses. “O sucesso em tempo recorde, se deve em grande parte a necessidade identificada por empresários quanto ao financiamento e parcelamento de valores na área da saúde. Outro ponto importante se deve a moderna plataforma de internet em que o sistema é desenvolvido.”, explica Arnaldo Korn, diretor executivo do grupo ARFE e AGS.

Como todo o sistema é informatizado, o fanqueado da Health Cred trabalha dentro da INTRANET on-line com a central operacional da empresa, que participa ativamente em todo o processo operacional. “Isso cria uma interação maior entre franqueador e franqueado, oferecendo também todo o apoio técnico necessário. O empresário, que entra para o negócio de assessoria financeira, recebe treinamento intensivo, que é dado pessoalmente pelo diretor executivo.”, detalha Korn.

As pessoas que necessitam de financiamento e parcelamento para gastos com saúde acessam o site da Health Cred para solicitar a operação financeira, que pode ser feito com cheques (em até 36X), crédito consignado (em até 60X) e no cartão de crédito (em até 24X).

As franquias da Health Cred estão localizadas em Brasília, Campo Grande no Mato Grosso do Sul, Campo Verde/Rondonópolis e Cuiabá no Mato Grosso, Curitiba no Paraná, João Pessoa em Pernambuco, Leopoldina/Juiz de Fora em Minas Gerais, Porto Velho em Rondônia, São Bento do Sul em Santa Catarina, São Luis no Maranhão e na capital de São Paulo. Já estão em processo de formatação as franquias de Fortaleza no Ceará, na região do ABC em São Paulo, Vitória/Vila Velha no Espírito Santo e Rio Branco no Acre. O site da empresa é www.healthcred.com.br.

Cabelereira transforma ladrão em escravo sexual

Um estranho caso de assalto e estupro envolvendo um criminoso e uma cabeleireira está mobilizando a polícia russa.

Segundo o site "Life.ru", uma cabeleireira de 28 anos identificada como Olga teve o salão invadido por um assaltante na terça-feira (14). Ela, que é treinada em artes marciais, conseguiu render o homem de 32 anos, identificado como Viktor, e levou-o para uma sala reservada.

Olga teria usado um secador de cabelo para render o assaltante, e acabou prendendo-o, mas não chamou a polícia.

Ela teria obrigado o criminoso a tomar o estimulante sexual Viagra, para depois abusar dele por diversas vezes, durante os dois dias seguintes.

Depois de ser libertado, Viktor foi ao hospital para curar seu órgão sexual "contundido", e depois registrou queixa contra Olga. No dia seguinte, foi a vez de Olga registrar queixa contra Viktor por assalto.

A história fica ainda mais confusa, segundo o "Life.ru", porque a polícia não tem certeza de quem é o verdadeiro criminoso nesse caso de assalto que terminou em "estupro".

Expedito Macedo teria sido exonerado do cargo de Assessor Especial da Prefeitura

Informações desencontradas provenientes de pessoas ligadas ao prefeito Francesco Vialetto dão conta de que Expedito Macedo (na foto entre a Dra Raquel e Salim) , ex-vereador pelo PMDB, teria sido exonerado na manhã desta segunda-feira. Por telefone, nossa reportagem conversou com o próprio Expedito e ele informou que hoje trabalhou normalmente, apesar de ter confirmado que pretende afastar-se por pelo menos dois meses em razão de viagem que pretende fazer para visitar parentes no nordeste.

Os comentários que circulam na cidade, através de pessoas que apoiaram a candidatura do padre Franco a prefeitura de Cacoal, são de que Expedito realmente teria sido exonerado em razão de haver incompatibilidade entre ele ser funcionário da administração pública e ao mesmo tempo gerenciar uma empresa que presta serviços ao município. Essas fontes afirmam que Expedito deverá informar nas próximas horas o que pretende fazer em relação a cobrança da Câmara de Vereadores para que ele escolha manter-se na administração de Cacoal como servidor público nomeado ou como prestador de serviços.

Entramos em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura e um dos funcionários que nos atendeu informou que ainda não chegou ao seu conhecimento nenhuma informação sobre essa possível demissão de Expedito. A imprensa aguarda uma posição da Prefeitura nas próximas horas, embora o próprio Expedito, por telefone, informou seu desejo de afastar-se por um tempo para rever familiares.

Neodi anuncia recuperação de estradas vicinais em Buritis

O deputado estadual Neodi Carlos (PSDC), presidente da Assembléia Legislativa, anunciou ao lado do governador Ivo Cassol e deputados estaduais, durante a 5º Corrida de Jerico, em Buritis, que o município será contemplado com a recuperação da malha viária das Linhas 01 (40 quilômetros) e 72 (48 quilômetros). O benefício é uma indicação do parlamentar junto ao Governo do Estado e o dinheiro será liberado nos próximos dias.

Ao participar do ato de entrega de uma ambulância para a região, benefício adquirido por meio de emenda parlamentar de autoria do deputado Euclides Maciel (PSDB), Neodi destacou o trabalho que vem sendo realizado pela Assembléia Legislativa com o apoio de todos os deputados. “A economia de recursos feita pelo Poder Legislativo tem proporcionado benefício para os 52 municípios de Rondônia”, afirmou.

Ele citou como exemplo o investimento de R$ 21 milhões, importância economizado por todos os deputados, na construção do anel viário em Ji-Paraná, e a entrega, na semana passada em Porto Velho, de 52 ambulâncias para atender todos os municípios.

O prefeito de Buritis, Élson Montes, destacou o apoio que tem recebido da Assembléia, em especial dos deputados Neodi Carlos, Tiziu Jidalais (PMDB), Euclides Maciel, Daniela Amorim (PTB) e Jair Mioto (PPS). O governador Ivo Cassol voltou a parabenizar a Assembléia Legislativa pela economia de mais de R$ 60 milhões.

Estresse Policial será estudado em Rondônia

Numa parceria da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP – e a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – SESDEC – será implantado no Serviço de Assistência Psicológica, Social e Religiosa da PM – SEASSO – o Núcleo de Estudos, Prevenção e Gerenciamento do Estresse, com o objetivo de contribuir para a diminuição dos níveis de estresse dos profissionais de Segurança Pública do Estado.

O Núcleo deverá identificar os fatores ocupacionais causadores de estresse, propor intervenções no ambiente de trabalho e oferecer apoio aos profissionais de segurança pública no trato com as questões que envolvem estresse, melhorando, assim, as condições emocionais para o enfrentamento das situações de trabalho, minimizando os problemas relacionados à pressão profissional e aos riscos constantes próprios da atividade, objetivando a valorização e a qualidade de vida para os homens e mulheres que atuam na Segurança Pública no Estado.

De acordo com o major PM Marco Antonio, chefe do SEASSO da Polícia Militar, a instalação do Núcleo, que deverá ocorrer no início do mês de maio deste ano, tem como programação prevista a realização de palestras; mapeamento das principais fontes de estresse ocupacional nas instituições de Segurança Pública estaduais; instrumentalização dos profissionais dos núcleos de saúde das instituições para prevenção e gerenciamento do estresse; realização de campanhas sensibilizadoras para a prevenção e manejo do estresse; realização de jornadas e fóruns de capacitação de profissionais dedicados às atividades de prevenção e manejo; produção de relatório sobre a abrangência, a eficácia e o resultado dos projetos, tendo como referência a ação transformadora alcançada.

Reunião

Nesta quinta-feira, 23, a partir das 8:30 horas, estarão reunidos na SESDEC, na avenida dos Imigrantes, esquina com avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho, representantes dos órgãos de Segurança Pública, Polícia Civil e Militar e Corpo de Bombeiro, para dar continuidade ao planejamento das ações, que serão executadas visando a realização do Programa de Gerenciamento do Estresse. A coordenação técnica deste Programa ficará sob a responsabilidade do major psicólogo Guerra, e funcionará no SEASSO da Polícia Militar, com a participação de profissionais de saúde, psicólogos, psiquiatra e assistente social.

**

AI – PM RO

Lenilson Guedes, (69) 99847765

O medo, a ameaça e a Lei do Silêncio acobertam a prática do crime de assédio moral nas faculdades e escolas

A Justiça Brasileira de forma brilhante tem efetivado punições exemplares nos casos de assédio moral envolvendo trabalhadores. Via de regra tem se aplicado inúmeras condenações, imputando ao empregador-assediador o pagamento de indenizações a vítima-trabalhador. No âmbito das instituições de ensino (faculdades e escolas) são ainda raros os casos levados a julgamento, apesar dos transtornos e das conseqüências desta prática criminosa. Mas, faz-se mister salientar que nos casos de assédio moral a vítima pode buscar proteção tanto no âmbito Civil quanto Criminal, inclusive com pena de prisão para o assediador.

Enquanto o movimento sindical tem se mobilizado para conscientizar a classe trabalhadora quanto à prática criminosa do assédio moral (recentemente uma instituição bancária sofreu punição exemplar em Porto Velho), na área educacional, estabelece-se o silêncio sepulcral, optando-se via de regra, jogar o problema para debaixo do tapete. A instituição de ensino (faculdade ou escola) pode sofrer punição de forma solidária ao infrator, caso tenha tomado conhecimento do caso e não ter adotado as medidas cabíveis para a solução do problema.

São crianças e jovens no âmbito escolar, vítimas da arrogância, da truculência, da falta de preparo pedagógico de alguns criminosos, que se encontram protegidos pela posição que ocupam. Esta situação se perpetua geralmente pelo medo de reprovação ou lamentavelmente, pela falta de conhecimento acerca do assédio moral por parte da vítima e seus familiares. O medo, a ameaça e a Lei do Silencio acaba “imperando” nos ambientes escolares e acadêmicos.

Aquele que por ato ilícito causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo é o que estabelece o novo Código Civil. No caso dos processos na Justiça do Trabalho, a tutela dos direitos do trabalhador são embasados no dano moral trabalhista e no direito ao meio ambiente de trabalho saudável, garantido pela Constituição Federal. O Superior Tribunal de Justiça já normatizou que são cumuláveis as indenizações por dano material e dano moral oriundos do mesmo fato.

O ordenamento jurídico positivado não estabelece critérios para arbitramento do dano moral, cabendo, destarte, ao julgador a valoração acerca do quantum a ser fixado. Na prática tem se buscado reparações apenas no tocante a área Civil, tendo como punição o pagamento de indenizações em dinheiro. Mas existe ainda a perspectiva de se buscar reparação para a prática do assédio moral, através da área Criminal.

O Código Penal Brasileiro define condutas que violam o direito da personalidade, se caracterizando, portanto a ocorrência do assédio moral: Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa; Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa; Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa. A Lei de Contravenções Penais também prevê penas para o caso de assédio moral: Importunar alguém, em lugar público ou acessivel ao público, de modo ofensivo ao pudor: Pena – multa; Molestar alguém ou perturbar-lhe a tranqüilidade, por acinte ou por motivo reprovável: Pena – prisão simples, de quinze dias a dois meses, ou multa.

Alguns casos da prática de assédio moral em estabelecimento de ensino: Isolamento do aluno; Impedimento de expressão; Reprovação injustificada; Imposição de condições exageradas de avaliações; Delegação de tarefas impossíveis de serem cumpridas, ou que normalmente são desprezadas pelos outros; Determinação de prazo desnecessariamente exíguo; Não repasse de atividade; Fragilização, ridicularização, inferiorização, ou humilhação pública ou não do aluno/aluna; Manipulação de informações de forma a não serem repassadas com antecedência necessária; Comentários de mau gosto, quando da ausência do aluno/aluna; Divulgação de boatos em sala de aula.

Já nas empresas e organismos públicos, os casos mais freqüentes da prática do assédio moral são os seguintes: Recusa de comunicação direta entre o assediador e o assediado, quando aquele aceita se comunicar apenas por email ou bilhetes; Segregação física do trabalhador no ambiente de trabalho, ou seja, casos em que o mesmo é colocado em local isolado, com dificuldades de se comunicar com os demais colegas; Despromoção injustificada (ou, no serviço público – a retirada de funções gratificadas ou cargos em comissão), com o trabalhador perdendo vantagens ou postos que já tinha conquistado; Não repasse de trabalho, deixando o trabalhador ocioso, sem quaisquer tarefa a cumprir o que provoca uma sensação de inutilidade e incompetência e o coloca em situação humilhante frente aos demais colegas de trabalho; Fragilização, ridicularização, inferiorização, ou humilhação pública do trabalhador, podendo os comentários invadirem, inclusive o espaço profissional; Troca de horários ou turnos do trabalhador sem avisá-lo; Estabelecimento de vigilância especificamente sobre determinado trabalhador; Comentários sobre a falta ao serviço para ir ao médico, etc; Advertência em razão de atestados médicos ou de reclamação de direitos; e Comentários de mau gosto, quando da ausência do trabalhador.

Quando da ocorrência ou o aparecimento dos primeiros sintomas que podem descambar nesta prática criminosa é importante se reforçar a solidariedade no local de trabalho, como forma de coibir o agressor, criando desta forma uma rede de resistência às condutas da prática do assédio moral.

Outro passo a ser dado é buscar imediatamente apoio familiar; comunicar os fatos ao superior imediato; registrar os fatos junto ao órgão de recursos humanos; encaminhar correspondência a empresa (com cópia de recebimento) solicitando explicações e um posicionamento; e ainda comunicar formalmente tais fatos ao sindicato da categoria. Em Rondônia as vítimas podem encaminhar denúncia a Associação dos Tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos do Estado de Rondônia, através do email: associacao_tgrh@hotmail.com.


Paulo Ayres: Jornalista, Radialista, Professor, Técnico Legislativo, Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Pós-Graduado em Metodologia do Ensino Superior. Celular (69) 8116-9750 / E-mail: pauloayres_jornalista@hotmail.com

Telefonia em Rondônia custa 62% em impostos

Os impostos cobrados pelo serviço de telefonia em Rondônia é o mais alto do país. Para cada 100 reais em sua conta de telefone, 62 reais fica com o governo e apenas 38 reais vai para a companhia telefônica. Isso quer dizer que se o governo reduzisse em pelo menos 50% o custo do imposto total, quem pagasse 100 reais, por exemplo, passaria a pagar apenas R$ 69,00 (economia de 31 reais).

É difícil entender por que o governo tributa tão vigorosamente o sistema de telefonia, mesmo sabendo que isso gera efeitos em toda a cadeia produtiva. O comerciante, por conta da elevada tarifa que paga pelo seu telefone, acaba repassando pelo menos partido disso ao preço do arroz, do feijão, do óleo, do açúcar, da carne, etc. Isso é o que chamamos de efeito dominó!


PCdoB ganha adeptos e se fortalece em Vilhena e no Cone Sul

O presidente do PCdoB de Vilhena, que também é comunicador Júlio Olivar (FOTO, ao microfone - colunista, radialista, escritor e apresentador de TV), trouxe para o partido os jornalistas mais expressivos e com credibilidade na região, a exemplo de Valdenir Jovino (editor da Folha do Sul, música, sindicalista e fotógrafo premiado nacionalmente), Raquel Gonçalves (repórter da Rede TV!, premiada como revelação na televisão rondoniense), Gustavo Ozeika (assessor de Imprensa do Detran-Vilhena) e Núbia Rodrigues (editora do jornal Alô e sócia do Instituto Rondoniense de Pesquisas e Estatísticas).

PERSONALIDADE - Nesta semana, Olivar cumpriu extensa agenda de visitas a lideranças e personalidades de Vilhena. Convidou para o partido o conceituado arquiteto Marcus Leão, profissional sempre atento à cultura local e com grande preocupação acerca da preservação do patrimônio artistico local. Oriundo de Minas Gerais, é filho do deputado Adelmo Leão (PT), secretário geral do PT mineiro.

CULTURA - Enxergando a cultura como o eixo de "tudo" por dar sentido à identidade do povo, além de valorizar sua auto-estima e melhorar a qualidade de vida da comunidade, Júlio Olivar tem buscado trazer para o partido expoentes deste segmento e intervir nas ações de governo para melhorar o setor em Vilhena. Nesta semana, o presidente do PCdoB em Vilhena se reuniu com o secretário municipal de Cultura, Dirceu Hoffmann a quem apresentou diversas sugestões, sobretudo no que tange à preservação da memória local, notadamente do museu "Casa de Rondon" e do "Monumento dos Imigrantes". Olivar convidou Dirceu a se filiar ao PCdoB e este agradeceu o convite, ficando de analisar a possibilidade junto ao seu grupo político.

MULHERES - Junto com a coordenadora local da União Brasileira de Mulheres, Eliana Benedetto (ligada ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia), Júlio Olivar tem trabalhado uma maior participação das mulheres nas ações do partido. Nesta semana, oito professoras de destaque na luta sindical assinaram a ficha do PCdoB em Vilhena.

OSCIP - Presidente de uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), Cláudio Roberto Cardoso também assinou sua ficha de filiação no PCdoB vilhenense. Com diversos projetos sociais voltados à terceira idade, Cláudio é professor de educação física e uma pessoa com grande trânsito junto à população mais carente do Município.

AGRICULTURA FAMILIAR - Filiado desde o ano passado ao PCdoB, o presidente da Cooper-União (cooperativa de pequenos agricultores que reúne mais de mil famílias vilhenenses), João Mussi Benetti, trouxe para o partido vários líderes e famílias do meio rural.

MOVIMENTOS SOCIAIS - O grande desafio do PCdoB vilhenense tem sido "crescer com qualidade". Nesta semana, o presidente do PCdoB de Vilhena, Júlio Olivar, esteve na sede da Associação dos Sem-teto de Rondônia e participou ativamente, como palestrante, da Semana da Cidadania, ministrando palestras em escolas de Vilhena, buscando sempre propalar os ideais partidários junto à juventude local.

REINALDO DO SINDICATO - Na semana passada, o presidente do PCdoB de Vilhena (que também é o vice-presidente estadual da legenda) esteve na cidade de Cerejeiras, onde se encontrou com o presidente local do partido, vereador Reinaldo do Sindicato. Conversam sobre a possibilidedade de o PCdoB apresentar "nominata fechada" para deputado estadual nas eleições de 2010. Reinaldo é cotado como possível candidato à Assembleia Legislativa pela região do Cone Sul. Com dois vereadores eleitos na região (Cerejeiras e Corumbiara), e presente em seis do total e sete municípios da região, o PCdoB tem base junto aos agricultures (os dois eleitos são do Sindicato dos Trabalhadores Rurais) e pretende eleger um deputado do sul do Estado.


Júlio Olivar - Vilhena

Neodi destaca parceria da ALE e governo na aquisição de ambulâncias

Ao participar da solenidade de entrega de 62 ambulâncias para a Secretaria de Estado da Saúde, o Presidente do Poder Legislativo, deputado Neodi Carlos (PSDC) se disse satisfeito em ver o resultado do trabalho realizado pelo Poder que representa, na contenção dos gastos e economia do erário. Isso, segundo o presidente, está possibilitando que o Governo do Estado incremente ações de aparelhamento no setor da saúde, entre outros. Em dois anos de contenção de despesas, o Poder Legislativo retornou aos cofres do Executivo mais de 60 milhões que estão sendo usados para melhoria de vários setores sociais. A solenidade aconteceu na última quarta-feira (15)

Foram entregues em solenidade ao lado do Palácio Getúlio Vargas, 62 ambulâncias, sendo que desse total, cinco (5) são UTIs neonatais, as primeiras desse tipo no estado. O investimento nas ambulâncias foi de mais de 3,2 milhões de reais. Os veículos foram adquiridos em parceria com a Assembléia Legislativa (ALE). As ambulâncias fazem parte do programa estadual de resgate de pessoas com risco de morte.

As ambulâncias equipadas com aparelhos de UTI neonatal são essenciais para o atendimento de recém nascidos de gestações de risco. Em Rondônia a falta de transporte adequado, por parte dos municípios, coloca os índices de mortalidade em bebês, com complicações no parto ou de gestações de risco, em números alarmantes. O objetivo do estado é minimizar o número de mortes. Os veículos serão utilizadas em pequenas localidades e distritos.

Participaram também da solenidade os deputados estaduais Valdivino Tucura (PRP), Luizinho Goebel (PV), Amauri dos Santos (PMDB), Luiz Cláudio (PTN), Tiziu Jidalias (PMDB) e Ezequiel Neiva (PPS).

Sessões da Câmara receberá secretários municipais

JI-PARANÁ (RO) - A vereadora Solange Pereira (PMDB) teve aprovado por unanimidade em plenário o requerimento solicitando que todos os secretários municipais sejam convidados para apresentarem relatórios de atividades de suas respectivas pastas durante as Sessões Legislativas.

Solange argumentou que a demanda de pedidos de informações por parte dos vereadores junto aos secretários é grande e a vinda dos agentes públicos nas sessões irá agilizar os trabalhos e proporcionar maior transparência das atividades das pastas com a sociedade.

“Todos os vereadores desta Casa de Leis têm solicitado informações das Secretarias. Portanto, ao trazer em plenários os agentes públicos que estão a frente do Poder Executivo vamos otimizar os trabalhos do Legislativo e proporcionaremos uma excelente oportunidade desses agentes públicos realizarem uma prestação de contas também a população”, disse Solange.

A intenção da vereadora é que os secretários compareçam um a um, começando pelas secretarias que exerçam maior relevância junto a sociedade, como Saúde, Obras, Educação, Administração.

“Já tivemos participando das sessões o secretários Washignton Nascimento da Secretaria de Fazenda e o diretor da EMTU, Rildo Rios, e o resultado foi bastante satisfatório. Vamos ampliar esse trabalho estendendo o convide aos demais membros do Poder Executivo”, finalizou.

Justiça suspende eleição no Sindicato da Construção Civil após denúncia de irregularidades ao MPT

Em despacho proferido nesta quinta-feira (16) a Juíza Isabel Carla de Mello Moura Piacentini, da 6ª Vara do Trabalho, no processo nº 00129.2009.6.14.00-6, concedeu liminar requerida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), com base em “seus próprios fundamentos jurídicos bem e amplamente abordados. Expeça-se a ordem de suspensão do processo eleitoral de escolha da nova diretoria do STICCERO, marcada para as datas de 18/4/2009 e 19/4/2009, em Itapuã do Oeste e Porto Velho, respectivamente”.

A Justiça determinou, ainda, à comissão eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil (STICCERO) para “abster-se de praticar qualquer ato no sentido de eleição da nova diretoria, até ulterior deliberação por parte deste juízo”. O mesmo processo já tratava, anteriormente, da postura da direção do Sindicato de recusar a livre filiação de trabalhadores da construção civil.

A oposição sindical já havia protocolado no STICCERO no último dia nove de abril um requerimento pedindo impugnação do processo eleitoral do Sindicato e a eleição de uma Junta Governativa. Para justificar a impugnação foram apresentados documentos comprovando que o Sindicato está sem diretoria desde 29/01/2009 e que o presidente da comissão eleitoral e o candidato a presidente da única chapa inscrita é a mesma pessoa: Antônio Acácio Moraes do Amaral. Cópia do requerimento foi encaminhada ao MPT.

Diversas outras irregularidades que estariam sendo praticadas no STICCERO e em outros sindicatos filiados à Força Sindical, por Antônio Amaral, já estão sendo investigadas pelo MPT no processo REP 005/2009, entre quais assinaturas de acordo e convenção coletiva abrangendo os trabalhadores das obras de construção das duas usinas do Madeira e a representação de diversos sindicatos através de procuração.

Para Raimundo Soares da Costa, o Toco, esta decisão judicial concedida a pedido do MPT representa uma importante vitória no sentido de se implantar a democracia e a transparência no STICCERO; sendo necessária, ainda, a nomeação de uma Junta Governativa, realização de uma ampla campanha de filiação e uma nova eleição coordenada por uma Comissão Eleitoral isenta.

Assessoria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia