História do Maior São João do Mundo em Campina Grande

Campina Grande, a maior cidade do interior do Norte e Nordeste brasileiro realiza “O Maior São João do Mundo” desde 1983, mantendo viva a cultura popular nordestina, rica em crenças, danças e músicas.

Maior em tudo o que faz, a cidade festeja durante 31 dias numa área de mais de 80 mil metros quadrados, entre 4 planos distintos um autêntico evento junino. A festa abriga o Arraial Luiz Gonzaga, a Pirâmide Jackson do Pandeiro, Arraial Hilton Motta e o Centro de Arte e Cultura Popular, devidamente revestidos de cenografias que enaltecem os valores juninos e salientam as características históricas e arquitetônicas da cidade. Além disso, O Maior São João do Mundo conta ainda com a descentralização para os bairros e distritos da cidade que consolida a valorização que o nosso povo tem para com as suas tradiçoes, a exemplo do que vem ocorrendo nos distritos de Galante e São José da Mata que se tornaram outro ponto alto do evento na programação diurna.

O Maior evento junino do mundo é uma festa consolidada. A cada ano toda a cidade se prepara pra viver, durante o mês de junho, um contagiante clima de alegria. A animação da música nordestina que proporciona ainda mais beleza à festa junina é engrandecida por centenas de quadrilhas com suas belas coreografias, coloridas bandeirolas, o calor das fogueiras e as luzes que enfeitam as ruas.

O São João é uma manifestação artística que se tornou patrimônio da comunidade campinense e do País. É um evento que faz parte do calendário turístico da EMBRATUR, apontado pelo órgão como A Maior Festa Popular do Nordeste e uma das mais importantes do País.

E para a reta final do Maior São João do Mundo Campina Grande espera um público superior a um milhão de pessoas e as atrações musicais foram devidamente selecionadas para o Parque do Povo bandas de forró como: Aviões do Forró, Calcinha Preta, Garota Safada, Saia Rodada, Magníficos, Solteirões do Forró, Collo de Menina, Gatinha Manhosa, Caviar com Rapadura, Sirano e Sirino, Cheiro de Menina, Cavaleiros do Forró, Banda Calypso, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Dominguinhos e outras atrações se apresentam para o publico com entrada franca são 400 atrações musicais e mais de 500 horas de forró.

Mas Campina Grande é uma cidade rica culturalmente e a prova é que no Maior São João do Mundo tem espaço para as grandes duplas sertanejas como: Bruno e Marrone Jorge & Mateus, Victor e Leo e o forró baiano de Chiclete com Banana.


Por Alexandre Araújo
Fotos Alexandre Araújo.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia