Penitenciária Federal de Porto Velho entra em funcionamento com o apoio do Estado

“Graças ao apoio do Governo de Rondônia estamos inaugurando em Porto Velho a terceira Penitenciária Federal do país”. A afirmação é do diretor do Sistema Penitenciário Federal do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Wilson Salles Damásio, durante a solenidade de inauguração nesta sexta-feira (19).

Se referindo ao Acordo de Cooperação Técnica firmada com o Estado para ajudar no funcionamento da Unidade, que atualmente não tem efetivo suficiente, o representante do Ministério da Justiça disse que é a primeira vez que uma penitenciária do Sistema Federal entra em funcionamento com o apoio de um Estado Federativo. “Rondônia destacará policiais militares para auxiliar na guarda externa e técnicos para auxiliar nas atividades penitenciárias”, disse.

“O Sistema Penitenciário Federal é dos estados, porque serve para o estados. De todos os presos que temos hoje, pelo menos 90% são estaduais”, explicou Damásio.

Diversas autoridades dos órgãos de segurança pública federais, estaduais e também do judiciário prestigiaram o evento. A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), através do secretário Adjunto, Gabriel Tomasete, e a Secretaria de Estado de Defesa, Segurança e Cidadania (Sesdec), com o secretário Evilásio Sena, foram convidados de honra na solenidade.

Em seu pronunciamento, o adjunto da Sejus destacou a parceria do Governo Estadual com o Ministério da Justiça na questão prisional. “A transferência de mais de 20 presos, em 2006, para a Penitenciária Federal de Catanduvas facilitou no processo de reorganização, aliado aos investimentos estaduais pelo governador Ivo Cassol na melhoria do Sistema rondoniense. Diminuímos drasticamente a ocorrência de rebeliões e mortes nos presídios de Rondônia, graças à política adotada pela atual gestão”, destacou.

A Penitenciária
São 12,6 metros quadrados de área construída e capacidade para 208 presos em celas individuais, divididas em quatro alas.

Equipamentos de segurança de última geração, como aparelhos de Raio-X, de coleta de impressão digital e detectores de metais, são alguns dos instrumentos para garantir a segurança seja feita de maneira eficaz e eficiente. O presídio será monitorado 24 horas por dia por cerca de 200 câmeras de vídeo. As imagens serão acompanhadas em tempo real em três centrais de monitoramento – na própria unidade, na superintendência da Polícia Federal de Porto Velho e na central de inteligência penitenciária do Depen, em Brasília.

Luiz Alexandre

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia