Prefeito de Montenegro diz que está indignado com abandono de índios no Municíopio

O Prefeito do Município de Monte Negro, Eloísio Antônio (PSDB), afirmou que está indignado com a situação de abandono em que se encontram os índios da tribo Uru- Eu- Wau- Wau. A aldeia fica localizada a cerca de 60 km da cidade de Monte Negro (RO).

Cansados de esperar pela FUNAI – Fundação Nacional do Índio - e FUNASA – Fundação Nacional de Saúde - (órgãos do Governo Federal responsáveis em cuidar e proteger os índios), os índios estão apelando à Prefeitura do Município.

Segundo Eloísio, os índios reclamam da falta de assistência médica, de transporte, existe veículo na aldeia mas dificilmente se pode contar com o mesmo, pois quando não está quebrado fica parado por falta de combustível. Os índios produzem farinha de mandioca, banana, cupuaçu e pupunha e ficam impossibilitados de escoarem a sua produção.

No último domingo 31/05 o índio por nome Payron, que estava doente, foi trazido de carona até o hospital municipal, onde ficou internado até na manhã desta terça-feira. Sozinho e com dificuldades em se comunicar, Payron recebeu alta e ficou a espera de alguém que pudesse levá-lo até a aldeia ou até perto da mesma.

Conforme lei federal 6001/73 a área indígena é terra protegida e o acesso a não-índiosdeve ser restrito.

Ontem pela manhã (05/06) o cacique Puruá veio à cidade com três crianças da tribo doentes, a procura de atendimento. Ele foi direto à casa da vice-prefeita Carmen Ronconi, que se prontificou e os encaminhou ao posto de saúde municipal onde foram medicados.

(Foto: Índio Payron, vagando a espera de carona logo após receber alta médica)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia