Política do Momento - Por: Siderlândio Simões

Prezado leitor, nos parágrafos seguintes, estaremos dissertando alguns assuntos que surgem no cenário político estadual. Assuntos estes que com certeza, despertará a curiosidade de inúmeras pessoas, as quais não estão a par do bafafá que circula em diversos municípios de Rondônia.

Com tantas negociatas partidárias, fica difícil para entendermos o que acontecerá nos dias futuros. De uma coisa eu tenho certeza: Ivo Cassol é um forte candidato a senador e o seu nome será imbatível. Como existem duas vagas disponíveis no Senado Federal para o estado, há quem diga que o deputado Tiziu Jidalias (PMDB), concorrerá ao lado de Cassol, fazendo uma perfeita dobradinha. É bom ressaltar que Tiziu é um nome de consenso e tem grandes possibilidades de disputar o pleito.

Já do outro lado, existe um grupo articulando a ida de Ivo Cassol para o PP. Se isso realmente acontecer, coisa que eu acho difícil, o ex-deputado federal Agnaldo Muniz (PP), tentará de todas as formas fazer parceria com o trator de esteiras de Rolim de Moura (Cassol), assim como eu prefiro denominá-lo. O seu principal objetivo é somar com o carro-chefe do executivo estadual, utopia da parte dele. Cassol optará para o melhor nome e não escolherá pessoas que tenha a imagem queimada no cenário político nacional. Segundo comentários a boca pequena, esta estratagema política partiu do líder maior das Assembléias de Deus, pois, Agnaldo Muniz, é casado com uma de suas filhas. Mas uma vez a tribuna sagrada, àquela que pertence ao Eterno, estará sendo maculada (corrompida) por homens que não têm o verdadeiro sentimento de amor.

Estimado amigo, voltando a falar de política, principalmente quando o assunto é Assembléia Legislativa, aí a coisa pega fogo. Temos vários candidatos à reeleição e dezenas de outros que concorrerão a uma vaga para o legislativo estadual. Ainda faltam vários meses para que comece a oficialização do embate político e já temos inúmeros candidatos que manifestaram as suas vultosas intenções.

Toninho Masioli do PT já tem vaga garantida na sua agremiação. Com o desgaste do deputado estadual Neri Firigolo que pertence à mesma sigla, obviamente, o vereador cacoalense terá grandes chances de ser um futuro deputado. Logo atrás, apesar de ter alguns assessores que são difíceis de engolir, Glaucione Rodrigues (PSDC), será páreo forte para os seus principais algozes. E Sueli Aragão do PMDB? Fofoqueiros de plantão me garantiram que, a dama das pretensões, seja mesmo candidata a deputada estadual. Já Valdivino Tucura (PRP), segue nas pisadas do governo, tecendo articulações para que o seu nome seja confirmado pelos eleitores e novamente possa ser reeleito. É bom salientar que Tucura tem realizado um ótimo trabalho junto aos munícipes cacoalenses.

Eleitores de Cacoal, a celeuma política está apenas começando. Recentemente estive visitando um grande amigo na cidade de Porto Velho, e ele revelou que, também, é pré-candidato ao legislativo estadual. Estou me referindo ao grande jornalista e companheiro Everaldo Fogaça (sem partido), que apesar de ter sido convidado por várias siglas, ainda não tomou nenhuma decisão. Fogaça tem grandes influências no município de Cacoal. Doutor Silvério que havia falado de ser candidato a deputado estadual, mudou de idéia e agora é pré-candidato a governo pelo PHS. O causídico cacoalense é um homem destemido e topa qualquer parada, disto tenho certeza, pois, eu o conheço muito bem. Além dos candidatos que foram supracitados, ainda existem pessoas que já colocaram os seus nomes a disposição, exemplo: Cezar Castro (PV), Zezinho do Leilão (PMDB) e Emílio Paulista. Maurão de Carvalho do PP, que teve dificuldades eleitoreiras no pleito passado, conta com o apoio da Igreja Assembléia de Deus para se reeleger. Ele deve ser sabedor que existe um forte concorrente dentro da instituição eclesiástica a qual pertence. O líder do cone-sul que é da mesma denominação, presbítero Ezequiel Neiva (PPS), é como um rolo compressor na vida do homem de Ministro Andreaza. Neiva montará uma base política no centro-sul do estado e isso será um grande perigo para a derrota do irmão Mauro.

E para finalizar, quero deixar bem claro para os amigos leitores, que estarei acompanhando bem de pertinho o vaivém deste segmentado fartum, sendo que nos próximos escritos, estaremos abordando temas referentes a candidatos ao cargo de deputado federal.


Siderlandio Simões

Articulista do Jornal “A Gazeta”, de Rondônia

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia