Conselho Estadual de Saúde capacita lideranças indígenas

A Capacitação para Agentes do Controle Social, voltada em especial para a população indígena, contou com a participação de 51 índios de várias etnias, durante toda a semana, em Ariquemes. O evento foi uma iniciativa do Conselho Estadual de Saúde em parceria com Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) e Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Temas ligados ao controle social e Sistema Único de Saúde (SUS) foram discutidos tais como: política de humanização com foco no controle social, educação em saúde, organização do SUS, pacto pela saúde, pela vida, e também as leis orgânicas Federal, Estadual e Municipal, entre outros temas. Além dos instrutores do CES e FUNASA os participantes contaram ainda como palestrante o Coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISI) órgão ligado ao Conselho Nacional de Saúde/MS, Valdenir Andrade França, fez uma exposição sobre o papel do conselheiro e as atribuições do conselho.

Os conselheiros indígenas participantes são do Pólo de Porto Velho, que abrange os municípios de Guajará-Mirim, Alta Floresta, Humaitá, Ji-Paraná, Jaru, Jaci Paraná, Nova Mamoré e do próprio município de Porto Velho.

A 1ª Secretária do CES, Lídia Barbosa da Silva, explicou que a referida capacitação está amparada pela filosofia de atuação dos princípios de reconhecimento da igualdade, que se refere ao SUS de toda sociedade brasileira e também as comunidades tradicionais: quilombolas e indígenas. A 1ª Secretária do Conselho considerou o evento com resultado muito positivo e também uma troca de experiências para melhoria da qualidade da saúde. Na oportunidade anunciou para o dia 16 de julho a realização do Encontro de Mulheres Indígenas, o qual vai reunir 80 participantes, ela disse ainda que “já contamos com apoio da SESAU e FUNASA e espero que desse Encontro saiam resultados tão positivos como da Capacitação”, profetiza Lídia.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia