Estado capacita mais de 30 mil alunos para o mercado de trabalho

A ampliação da oferta de cursos na Educação Profissional é mais um motivo de comemoração da Gerência de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Gepro/Seduc), que nestes sete anos já disponibilizou mais de 30 mil estudantes para o mercado de trabalho, por meio de 35 cursos em diversas áreas. Para festejar os sete anos de efetiva atuação, a Gepro preparou, em nome do Governo do Estado de Rondônia, campanha publicitária com vários materiais para distribuição em todos os órgãos públicos de Porto Velho e do interior, além de conselhos de classe, empresas e sindicatos da indústria e comércio, com vistas ao maior aproveitamento da mão de obra capacitada paralelamente ao ensino regular.

O titular da Gepro, professor Carlos Paim, explicou que a educação profissional está lançando um folder estilizado, moderno, com informações precisas sobre os cursos ofertados nas escolas da rede estadual. “O material contém o número de alunos atendidos, as empresas parceiras, os avanços neste período, além de elencar todos os projetos desenvolvidos pela Gepro/Seduc”, disse Carlos Paim.

O professor lembrou que foi em 2003 que um novo cenário econômico e produtivo se estabeleceu em Rondônia com o desenvolvimento e emprego de tecnologias complexas, agregadas à produção e à prestação de serviços. “As empresas passaram a exigir, desde então, trabalhadores com níveis de educação e qualificação cada vez mais elevados. Assim, o Governo do Estado, ainda em 2003, inaugurou o órgão Gestor da Educação Profissional no Estado, onde hoje funciona a Gerência de Educação Profissional. Devido ao resultado do trabalho, a Educação Profissional, que era uma Subgerência, passou a ser Gerência de Educação Profissional no início de 2008”.

Antes do governo Cassol, conforme ressaltou Carlos Paim, a Subgerência não tinha prédio próprio, carros e contava com um orçamento apertado, o que limitava seus trabalhos. “Com a inauguração do prédio próprio, em fevereiro de 2003, a educação profissional no Estado passou a ser destaque e a fazer parte das Políticas Públicas Estaduais promovendo a qualificação e a requalificação do jovem trabalhador. A ampliação das vagas leva em consideração a realidade local e a vocação dos jovens, objetivando a dinamização da economia em todo o Estado. Só em 2009 mais de 8 mil jovens e adultos serão beneficiados, ultrapassando o número de mais de 30 mil alunos atendidos”.

O titular da Gepro reforçou que outro fato importante na história da educação profissional em Rondônia foi a conclusão das obras de reforma e ampliação do Centro Estadual de Educação Profissional Capitão Sílvio Gonçalves de Farias, em Ji-Paraná, repassado ao Governo Federal para instalação do Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de mais uma obra valiosa, que irá compor o Projeto de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em todo o País. “Sem dúvida o Governo de Rondônia tem importante participação nesse processo ao repassar o prédio moderno e equipado”, salientou Carlos Paim, observando que a secretária Marli Cahulla tem atuado de forma a atender com eficácia, juntamente com a equipe da Seduc, os objetivos da administração Cassol de garantir qualidade de ensino e também a inserção de milhares de jovens no mercado de trabalho, inclusive com a abertura do próprio negócio.

Veronilda Lima

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia