Emater: Extensão Rural no Chile

Dirigentes de 10 empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), filiadas à Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), embracaram no último dia 23 de maio para o Chile. A missão técnica que dura de 23 a 30 de maio, tem o objetivo de conhecer o sistema de extensão rural público e privado do país.

O Chile é destaque em todas as estatísticas de produção de frutos e pescados. Principalmente, no ranking de exportações. É um país que, em algumas regiões, praticamente não chove, e tem área territorial de 756.626 Km², o que se aproxima de alguns estados do Brasil, como Minas Gerais, com 586.528 km², e Mato Grosso, com 903.357 km².

Para José Silva, presidente da Asbraer, a missão técnica é mais um avanço da Extensão Rural Brasileira. “Será uma oportunidade de conhecermos como o Chile em menos de duas décadas se transformou num país de destaque nas exportações mundiais. Também poderemos ver como é o trabalho das entidades estatais com as entidades do setor privado e com outras formas de organizações. A expectativa é trazer subsidios para ater brasileira ser cada vez mais atuante nas transformações da agricultura brasileira”, explica José Silva.
Os dias de campo da missão acontecem na região de Maule, ao centro do Chile. A região tem como capital a cidade de Talca e é a mais rural e pobre do país. Nesse contexto, os dirigentes terão a oportunidade de conhecer projetos realizados pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (Fao), Ministério da Agricultura do Chile, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário (Indap), Corporação Nacional Florestal (Conaf) e pela Fundação Cráte.

Durante a missão os participantes terão como anfitriões José Graziano da Silva, Representante Regional da Fao para América Latina e o Caribe e Jorge Gándara Welch, Secretário Regional do Ministério da Agricultura da Região de Maule.

Participam da Missão representates da Seaprof/AC, Emater/MG, IPA/PE, Emater/RS, Emater/PR, Rurap/AP, Ruraltins/TO, Epagri/SC, Emater/PB e Asbraer

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia