Papudiskina de 29 de maio de 2009

Eleições 2010 – Opções que se despontam
Daqui alguns meses começam as gestões partidárias visando homologar as candidaturas a deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República. Aqui em Cacoal não é diferente e há uma extensa lista de pretendentes, alguns considerados políticos natos, prontos para o desafio e com vagas praticamente asseguradas em seus partidos. Outros, contudo, têm de expor ainda seus nomes a apreciação e devem fazer isso com certa urgência se querem mesmo ingressar na carreira política. Não basta apenas ser visto para ser lembrado. Precisam ser vistos, convencer o eleitorado e, em primeira etapa, os convencionais.
São alguns os requisitos apreciados pelos partidos políticos para alguém que quer expor seu nome à apreciação: ser popular, não ter muita rejeição e, principalmente, que se mostre com condições financeiras. Partido algum vai querer apoiar um Zé-Mané, a menos que esse Zé Mané consiga convencer os seus pares de que realmente tem um eleitorado muito grande e conseguirá impor-se como uma grande revelação no mundo político.

Candidatos em Cacoal
Além dos que já têm mandato popular na Assembléia Legislativa (Tucura e Firigolo), temos visto, ainda que de forma tímida, o surgimento de algumas lideranças que poderão apresentar-se como candidatos em 2010, entre eles secretários municipais, vereadores, ex-deputados e até a ex-prefeita Sueli Aragão (que vai disputar até o último momento a indicação do partido como candidata a governadora), mas que se não conseguir essa vaga, certamente será candidata ou a deputada estadual ou mesmo a deputada federal.
Sem a pretensão de querer ser adivinho, apresento, a seguir, uma lista de prováveis candidatos ao Legislativo e Executivo em 2010 por Cacoal. São eles:
Sueli Aragão, Emílio Paulista, Nilton Capixaba, Bella Borghi, Uriete do Prado, César Castro, Glaucione Neri, Toninho Masioli, Dr. Silvério, Raquel Carvalho, Valdivino Tucura e Neri Firigolo. Esses são os que, até o momento, apresentam-se com maiores condições de realmente obter uma vaga em seus respectivos partidos. Não podemos nos esquecer de que também poderemos ter alguma surpresa, como a entrada de nomes como Divino Cardoso, que já foi prefeito duas vezes e tem um grande carisma, principalmente entre a classe empresarial. Outros políticos que também poderão estar pleiteando alguma vaga em suas agremiações partidárias são Cabo Eliel, Luiz Contec, Sandra Marques e mais alguns vereadores ou ex-vereadores.

Primeira e Segunda Divisão
Se fôssemos dispor os possíveis candidatos de Cacoal em duas divisões, eu diria que a primeira divisão seria integrada por Sueli Aragão, Paulista, Nilton Capixaba, Neri Firigolo, Valdivino Tucura, Toninho Masioli, Raquel Carvalho e Glaucione Neri. Na segunda divisão, mas igualmente com um ótimo potencial, figurariam Dr. Silvério, Bella Borghi, Gervano Vincent, Luiz Contec, Uriete do Prado, César Castro e Fernando Minervino.
OBS.: ao apresentar lista com nomes na Primeira Divisão ou na Segunda Divisão não estou fazendo juízo de valor e nem indicando quem tem mais condições de realmente representar os interesses da população. Situo-os assim apenas para informar que alguns são candidatos privilegiados em seus partidos graças ao seu poder de persuasão e aos cargos que exerceram. Ao dizer que Sueli Aragão, Paulista, Glaucione, dentre outros, figuram na lista “A” não estou querendo dizer que sejam melhores que os demais. Apenas temos de reconhecer que estão mais bem posicionados em seus respectivos partidos. Estou dizendo, em outras palavras, que as pessoas do Grupo da Primeira divisão só não serão candidatos se não quiserem, mas os pretensos candidatos que figuram na lista B dependem de uma serie de fatos para serem indicados em seus partidos.

Pulverização dos votos
Em minha opinião, o povo de Cacoal deve ser conscientizado para que vote em quem realmente seja daqui. Não vamos nos encantar com o canto da sereia e votarmos em aventureiros que só aparecem aqui de quatro em 04 anos. Na eleição passada, o povo de Cacoal desperdiçou metade dos votos só para fazer média com alguns bons de lábia que apareceram aqui. Como resultado, temos apenas dois parlamentares quando poderíamos ter 04. Então, minha gente, vamos avaliar com carinho nomes de pessoas que vivem em Cacoal e antes de votar, vamos nos certificar de que estejam morando por aqui há pelo menos 05 anos. Chega de votarmos em pessoas que não vivem a nossa realidade e só querem o nosso voto. Eu não vou citar nomes, mas todos nós bem sabemos os nomes de um monte de gente que teve votações expressivas em Cacoal e que somente agora começam a dar as caras por aqui.

Staff político
Não importa se você é um novato na política ou alguém com vasta bagagem. Não se esqueça de que ninguém chega ao poder sozinho. Cerque-se de pessoas com credibilidade e que possam agregar votos à sua campanha, sejam eles assessores, colaboradores ou financiadores de campanha. Lembre-se: política é um jogo de equipe, como o futebol, o vôlei, o basquete, etc. Ninguém se elege sozinho, apesar de que alguns ingratos, após eleitos, se esquecem de quem lhes deu suporte durante sua caminhada para chegarem onde estão.
OBS.: Certamente esqueci nomes de algumas personalidades políticas da cidade que também poderão figurar, seja na primeira ou na segunda divisão. Por isso, me escrevam e manifeste-se para que seus nomes não fiquem de fora em nossas próximas avaliações. Meu e-mail é papudiskina@gmail.com ou daniel@portalrondonia.com.br
Também não se esqueçam de acessar os principais sites de Cacoal e de Rondônia para os quais escrevemos, que são: www.tribunapopular.com.br, www.portalrondonia.com.br, www.portalcacoal.com.br, www.oobservador.com, www.rondoniadinamica.com.br, www.noticianahora.com.br e www.impactorondonia.com, dentre outros.


AUTOR: DANIEL OLIVEIRA DA PAIXÃO
EDITOR:WWW.CLARIN.COM.BR / WWW.PORTALRONDONIA.COM.BR / WWW.PORTALCACOAL.COM.BR

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia