Hospital São Daniel Comboni completa um ano de inaugurado

Em 29 de abril de 2008 o site do deputado Neri Firigolo (PT) anunciava a inauguração do Hospital São Daniel Comboni. Hoje, mais de um ano depois, o citado hospital continua enfrentando problemas e não funciona por falta de recursos materiais e humanos. Mas o sonho continua de pé e o então padre Franco, hoje prefeito, luta com muito empenho para que o seu projeto seja finalmente concretizado. Nesta segunda-feira, por exemplo, a Câmara Municipal levou a debate o tema da saúde pública em Cacoal e a importância de termos não só o São Daniel Comboni, como também o Hospital Regional de Cacoal.

Mas nem tudo é flores nessa caminhada e os críticos estão sempre à espreita para demonstrar sua falta de fé nesse empreendimento e reclamam que aquela inauguração na verdade teve motivação política já que até hoje a população ainda não pôde contar com os benefícios tão alardeados em pleno ano de campanha eleitoral.

A grande verdade é que o anúncio de que, com o apoio direto da população e de organizações internacionais, o padre conseguiria construir um Hospital gerou uma disputa por parte dos que há anos haviam fracassado ao anunciar a Construção do Hospital Regional. O chamado "Elefante Branco" já havia se transformado em um capítulo negro da política republicana, um desperdício enorme de recursos públicos. Já o anúncio da concretização do São Daniel Comboni motivou o surgimento de uma operação para ressuscitir a "obra morta" do HRC.

A esperança é que, dessa disputa, de cunho político em ambos os casos, possa resultar, ao final, na conclusão de dois hospitais para Cacoal. Claro que o custo será enorme. Mas esse é, infelizmente, o jeito brasileiro de resolver os seus problemas. Uma coisa é certa: milhões de reais já foram desperdiçados, principalmente no Hospital Regional, e agora nos vemos diante de um dilema: "valeria a pena abandonar uma dessas duas obras e mover todos os esforços para a conclusão de apenas uma dessas obras e transformá-la a outra em ruína histórica ou seria melhor torcermos para que desse embate político ganhássemos, de uma só vez, dois grandes hospitais com abrangência regional"?

Veja, na íntegra, matéria publicada em http://www.nerifirigolo.com/noticias.asp?cd=24
Um grande sonho – uma grande obra - enfim, um conjunto hospitalar à disposição do povo que, certamente irá de encontro à grande parte de suas necessidades”, foi assim que o deputado Neri Firigolo (PT) – fez menção ao receber o convite de inauguração da grande obra – já concluída - do Hospital São Daniel Comboni – na cidade de Cacoal.
O convite é da Associação Assistencial à Saúde “São Daniel Comboni” – formulando convite ao deputado Neri Firigolo. Uma obra que o parlamentar petista em nenhum momento deixou de hipotecar total solidariedade - durante o período de construção – onde durante à todos os obstáculos foram superados e sempre tiveram a ajuda irrestrita do parlamentar.

Ao falar à imprensa da capital – nesta terça-feira – Neri Firigolo não escondeu sua emoção e satisfação, de ter participado de um feito – da forma que foi inserido no início desta reportagem..

O hospital vai oferecer à população de Cacoal e adjacências: Pronto Atendimento, Laboratório, Pavilhão do Centro de Oncologia e da Igreja do hospital São Daniel Comboni.

A cerimônia de inauguração dar-se-à no próximo dia 11 de maio do corrente ano, A obra fica localizada no bairro “Jardim Eldorado”, no município de Cacoal – contando com a seguinte programação: 9 horas: Acolhida – seguido da Santa Missa de Ação de Graça e a cerimônia de Inauguração oficial.

Ao sintetizar o grande feito do responsável da construção do hospital – Padre Franco – Neri Firigolo associou-se ao pensamento dos dois personagens – onde em algum momento proferiram: “As obras de Deus nascem e crescem aos pés da cruz . . .. mas, não é fácil amar e carregar a cruz”.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia