Governador inaugura setor de isolamento para doenças contagiosas no Cemetron

Governador inaugura setor de isolamento para doenças contagiosas no Cemetron
O Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) agora possui um setor de isolamento para doenças contagiosas, que foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (08) pelo governador Ivo Cassol. O local tem 12 leitos e atenderá pacientes que precisam estar em isolamento. Ainda foram entregues mais 03 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), somando 12 existentes no Cemetron.

Durante a cerimônia de inauguração, o secretário de Estado da saúde, Milton Moreira, destacou a importância dessa nova ala no momento em que o mundo

está em alerta com o vírus influenza tipo A. “Já foram confirmados quatro casos de ‘gripe suína’ no Brasil e todo cuidado é pouco, assim, com essa nova ala de isolamento, nós estamos preparados para enfrentar uma pandemia. Inaugurar essa ala também é a realização de um sonho que está sendo possível graças à determinação e compromisso do governador Ivo Cassol com os rondonienses”, enfatizou. Segundo o diretor-geral do Cimetron, Rony Peterson, o Estado de Rondônia deu um passo à frente no atendimento à saúde com qualidade. “Esse setor que está sendo inaugurado hoje está entre os 12 existentes no Brasil e conta com equipamentos de alta tecnologia, podendo oferecer atendimento de qualidade aos que precisarem”, ressaltou.

Foram gastos na obra da nova ala de isolamento R$ 1.433.000,00 e mais R$ 584.313,89 em equipamentos, pagos com recursos próprios do Governo do Estado. De acordo com o governador, o Estado está fazendo a sua parte. “Nós estamos investindo muito em saúde. Além desse setor importantíssimo que estamos inaugurando e que pode dar suporte necessário, principalmente pelo momento que estamos vivendo com a ‘gripe suína’, o Governo do Estado está investindo no Hospital Regional de Cacoal e também queremos melhorar o sistema de saúde da capital com o projeto audacioso do Hospital Cosme Damião”, disse Cassol, que ainda alertou. “Como todos sabemos, a saúde básica é dever do município, que possui apenas postos de atendimento na capital, se uma atitude não for tomada por parte das autoridades municipais, as unidades de saúde do Estado vão ficar sobrecarregadas, como já estão começando a ficar, e como vai ficar o atendimento da população? Quem sofre com isso é o povo e alguma atitude precisa ser tomada nesse sentido”, destacou Cassol.

Após descerrar a placa de inauguração do setor de isolamento, o governador, acompanhado da primeira-dama Ivone Cassol, conheceu a nova ala e visitou os leitos de UTI do Cemetron.

Também Participaram da solenidade, o deputado estadual Valter Araújo, o diretor da Agência de Vigilância em Saúde do Estado (Agevisa), Gilberto Miotto, o diretor-geral do Hospital de Base, Dr. Amado Rahhal, a secretária de Estado para Assuntos Estratégicos, Jaqueline Cassol, demais autoridades e funcionários do Cemetron.

Setor de Isolamento
O novo setor de isolamento atenderá pacientes com doenças altamente contagiosas. O local possui um equipamento que mantém a pressão do ar, na parte interna diferente da parte externa do isolamento. Esse fator impossibilita a troca de ar entre o setor e outras alas da unidade. A troca do ar do isolamento é feita por filtros específicos para o setor. São equipamentos especializados e seguem as determinações do Ministério da Saúde (MS).

A ala de isolamento conta com equipamentos como: autoclaves, bombas de infusão volumétrica, aspiradores elétricos cirúrgicos, oximetro digital e monitores multiparâmetro. O centro ainda oferece todos os acessórios hospitalares e os instrumentais cirúrgico-médicos necessários.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia